Saiba como ficarão atividades de cinema, shows e entretenimento com o novo decreto de abertura gradual da economia no Ceará

Consideradas atividades de grande aglomeração, espetáculos, festas e cinemas retornam somente na fase 4 do plano de reabertura da economia, previsto para ocorrer a partir de 20 de julho

Anunciado na quinta-feira, 28, pelo governador Camilo Santana, o plano de retomada gradual de atividades econômicas do Estado entra em vigor a partir de segunda-feira, 1º de junho. Na fase de transição, cerca de 66.975 trabalhadores de 17 setores (entre construção civil, serviços médicos e de salão de beleza) retornarão ao trabalho a partir da próxima semana.

Leia tambémSalões de beleza, lojas de construção e treinos esportivos: veja o que volta à atividade

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Considerado uma fase de testes, o plano de retomada da economia deverá acompanhar o desempenho na saúde para dar continuidade às aberturas, observando a ocupação dos leitos de UTIs, internações e de óbitos. Após a fase de testes, que irá durar sete dias, atividades de indústrias, serviços e comércio retornam a partir do dia 8 de junho, quando cerca de 85.668 pessoas voltarão ao trabalho. A fase 1 da retomada tem previsão para durar até o dia 22 de junho.

E o que podemos esperar para os setores de cultura e entretenimento, considerados de grande aglomeração, com o plano de abertura proposto pelo Governo? Serviços de turismo e eventos (feiras, congressos, casas de festas e eventos), cinemas e exibições cinematográficas, cadeia completa de alimentação fora do lar, cerimônias religiosas e serviços de esporte, cultura e lazer (academia, espetáculos e clubes) abrangem a fase 4, previstos para retomarem com atividades a partir do dia 20 de julho.

Considerada de alto risco sanitário, a quarta fase poderá ser revista caso a curva de contágio de Covid-19 volte a crescer. Com a última etapa de reabertura, 123.134 pessoas irão retornar ao trabalho, sendo estes, cerca de 10 mil profissionais com atividades vinculadas à cultura e lazer que poderão dar continuidade aos seus trabalhos.

Prejudicados com a paralisação e cancelamento de apresentações teatrais, musicais e de audiovisual, a Lei de Emergência Cultural foi aprovada na Câmara de Deputados no início da semana. A PL 1075/2020, nomeada Lei Aldir Blanc, direciona ajuda financeira a artistas e profissionais da cultura, além da manutenção de equipamentos e chamadas públicas. O projeto agora se encaminha ao Senado.

No mesmo âmbito, foi aprovada a primeira etapa do programa “Uma força pra Cultura”, da Prefeitura de Fortaleza, que irá destinar o auxílio emergencial de R$ 200 para cerca de 2.134 profissionais da cultura da Capital. A Prefeitura espera beneficiar cerca de 5 mil artistas até o final do projeto. O prazo para solicitação do benefício será até domingo, 31 de maio.

Restaurantes e bares

Conforme o plano de abertura, bares e restaurantes, com atividades de 9 às 16 horas, pertencem à fase 2, considerado serviços de alimentação fora do lar. No documento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apresentando na quarta-feira, 27, os serviços de alimentação fora do lar serão retomados no dia 22 de junho, antes da data prevista para as grandes aglomerações.

O plano

No Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, após a fase de testes, quatro fases seguintes irão retomar com as atividades gradualmente, com 14 dias de duração cada. As datas das fases 2, 3 e 4 dependem da avaliação dos resultados das fases prévias. A cada etapa, uma nova avaliação será feita para verificar os dados da saúde no Estado.

Lei de Emergência Cultural é aprovada na Câmara de Deputados 

Confira o cronograma previsto para reabertura de atividades:

1º de junho
Fase de transição: indústria e construção civil

8 de junho
Fase 1: indústria, serviços e comércio

22 de junho
Fase 2: atividades de menor risco, sem limitações, além de comércio em shoppings e serviços

6 de julho
Fase 3: complementam cadeias anteriores de atividades sem aglomeração e de alta vulnerabilidade

20 de julho
Fase 4: atividades de grande aglomeração + completa cadeias de atividades de baixa vulnerabilidade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

coronavirus CORONAVÍRUS PLANO DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA plano de reabertura atividades culturais plano gradual de retomada da economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar