Editora lança clássicos da literatura nacional em quadrinhos

"O Triste Fim De Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, "O Ateneu", de Raul Pompeia, e "O Alienista", de Machado de Assis foram adaptados pela editora Melhoramentos

13:05 | Mai. 14, 2020

Por: Natália Coelho
Capa de O Alienista, adaptação em quadrinhos da editora Melhoramentos (foto: Reprodução)

A editora Melhoramentos ampliou seu catálogo de clássicos nacionais adaptados para quadrinhos. As obras “O Triste Fim De Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, “O Ateneu”, de Raul Pompeia, e “O Alienista”, de Machado de Assis, livros de referência na literatura brasileira, já estão disponíveis à venda no site da editora e pela Amazon, com opções impressas e digitais.

Segundo Franco de Rosa, quadrinista e coordenador da produção dos quadrinhos da editora, adaptar clássicos para outra linguagem também é uma forma de democratizar a literatura. A leitura mais curta e a nova produção ajudam a atrair novas pessoas, sobretudo os fãs de quadrinhos.

Leia também | Maus, obra referência no universo dos quadrinhos, completa 40 anos

O quadrinista explica que o resultado das três obras foi satisfatório e fiel. “Minha preocupação é respeitar o original ao máximo. Eu procuro deixar o texto exatamente como está no livro, pegando as partes mais importantes. Todos os textos que estão nos quadrinhos são originais”, ressalta, explicando que este é somente um dos métodos de adaptação.

Franco foi o responsável pelo desenho da adaptação do livro de Lima Barreto e explica que reimaginar os detalhes, as vestimentas etc, é um desafio. “As imagens tem que falar o que o texto descreve. Os trajes, os objetos, a caracterização dos personagens… No caso do Policarpo Quaresma, eu busquei como inspiração para o rosto do personagem ator de cinema, o Wilson Grey”.

Além desses, Franco explica que em breve também será lançada a adaptação de “Meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos. O quadrinista ainda garante que a ideia é continuar adaptando clássicos brasileiros, ressaltando “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, uma possível próxima escolha.

Leia também | Saiba onde encontrar histórias em quadrinhos para ler online gratuitamente