Divulgado resultado do edital 1º Festival Cultura DendiCasa da Secult
400 projetos da Capital e do interior foram selecionados para o Festival Cultura DendiCasa que será lançado entre os meses de maio e junho de 2020Lançado no final de março, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou, na última quarta-feira, 29, o resultado do “I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo”. Com investimento no valor de R$ 1 milhão do Fundo Estadual de Cultura (FEC), 400 projetos da Capital e do interior foram selecionados para compor o Festival que acontecerá entre os meses de maio e junho deste ano.
Visando promover e contribuir com os artistas cearenses e reduzir os impactos do isolamento social na área cultural, o Festival Cultura Dendicasa disponibilizará os trabalhos em formato digital com classificação livre em breve. Todos os 400 trabalhos convocados pelo edital receberá o total de R$ 2.500,00.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O Edital Cultura Dendicasa é uma ação pontual para um contexto de isolamento social que impactou sobremaneira o campo artístico e cultural. Atende apenas uma parte das demandas apresentadas pelos fóruns de linguagens e segmentos culturais, com vistas a fomentar conteúdos artísticos para difusão em plataformas diversas” afirma Fabiano Piúba, secretário de Cultura do Estado.
Leia mais | Centro Dragão do Mar celebra aniversário de 21 anos com programação online
Entre as variadas linguagens e segmentos culturais, é possível encontrar nos selecionados temáticas voltadas para a literatura, o humor, música, fotografia, para o público infantil, entre outras. Alvo de críticas e elogios pela parte artística devido a preocupação com a forma que seleção dos trabalhos, a Secult informa que foram levadas em consideração as regras do Edital, com “critérios objetivos que norteiam a avaliação dos projetos e ajudam a distinguir, dentre os processos inscritos, quais deveriam ser selecionados”. "A Secretaria da Cultura está trabalhando dobrado com o edital, mesmo com algumas questões que possam ter surgido”, comenta Piúba.
Das 400 propostas convocadas, 89% (cerca de 358 dos selecionados) não haviam sido selecionados por editais da Secult anteriormente. Em nota, a Secult alega que o Edital atingiu pessoas e grupos que nunca tinham sido diretamente beneficiados. Ao todo, propostas de 51 municípios cearenses foram selecionadas. Na Capital, 81 bairros de Fortaleza tiveram projetos selecionados.
Leia mais | Artistas cearenses são contemplados no edital emergencial do Itaú Cultural
“O número de projetos inscritos foi recorde, comparado a todos os editais da Secretaria. Conseguimos, com a determinação do Governador Camilo Santana, aprovar uma emenda a Lei Complementar 119 que facilitou os processos de seleção, execução e prestação de contas, excluindo, por exemplo, o plano de trabalho e a prestação de contas financeira, compreendo o projeto como o produto final e suficiente. Além disso, revelou uma diversidade de municípios e bairros de Fortaleza bem mais expressiva do que em outros editais. O ideal seria apoiar os 800 projetos classificados em um momento como este. Mas tínhamos um limite de 400 projetos, condicionados ao valor global do edital”, informa o secretário de Cultura do Estado.
Confira lista completa dos selecionados aqui.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente