Projeto 'Os Cearenses' apresenta vídeos de artistas para conferir durante a quarentena
Nas sexta-feiras de abril, novos episódios de "Os Cearenses - Canto de Um Povo" serão disponibilizados para assistir de casa durante a quarentenaCom mais de 40 produções que registram a história e a música do Ceará, o projeto “Os Cearenses”, uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR), reúne, há dez anos, documentários, entrevistas e videoclipes com músicos e artistas do Estado. Visando promover os artistas cearenses e contribuir para o entretenimento da população durante o período da quarentena, a FDR disponibiliza, a partir desta sexta-feira, dia 3 de abril, novos episódios de "Os Cearenses - Canto de Um Povo".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O que estamos fazendo é uma nova apresentação do projeto. Ele nunca foi apresentado em seu conjunto, com as três temporadas. Queremos aproveitar o momento em que as pessoas estão em casa para oferecer um produto de qualidade que possa ver o contexto geral do projeto”, explica Cliff Villar, coordenador geral do Projeto.
A novidade desta reapresentação é a canção “Barbara flor do Sertão”, interpretada pela cantora Di Ferreira. A música é de autoria de Cliff Villar, com o músico Aurélio Melo e o poeta Glauco Luz, e musicalizada com os arranjos de Cainã Cavalcante e Ronaldo Pessoa. O coordenador afirma que um dos objetivos do projeto Os Cearenses é criar uma conexão entre gerações, “nós trazemos essa leitura e releituras de músicas clássicas produzidas no Ceará para esse novo público, para a nova geração”, conta.
Com Roberta Fiúza, Nonato Luiz, Di Ferreira, Felipe Cazaux, Lorena Nunes, Argonautas, Marcos Lessa e muitos outros músicos, a curadoria foi feita por Cliff Villar e pelo jornalista e editor-adjunto do Vida&Arte, Marcos Sampaio. Ao todo, 32 videoclipes serão exibidos em quatro dias (3, 10 ,17 e 24 de abril), sendo oito em cada dia, no site da Fundação Demócrito Rocha.
“O processo de escolha tinha como objetivo dar um panorama sobre a diversidade e possibilidades dessa questão da canção no Ceará. A obra do Evaldo Gouveia é uma obra nacional, um dos grandes compositores populares no País, e a do Nonato Luiz dispensa comentários, é um concertista, um músico, um compositor, um arranjador de renome internacional. O repertório traz isso. A gente resolveu embaralhar esse acervo para que em cada bloco eles tragam essa diversidade da música cearense.”, analisa Cliff.
O projeto já produziu diversos outros especiais, como os que retratam a trajetória do cearense Nonato Luiz. Entre documentários e entrevistas, videoclipes em que o músico interpreta canções autorais e de outros artistas. Com os novos vídeos que serão disponibilizados, Nonato Luiz retorna para o Projeto com as canções “A volta da Asa Branca” e “Afonsina”, que serão divulgadas no site nesta sexta-feira, 3.
“A gente faz um passeio por essa aquarela cearense trazendo os grandes nomes como Evaldo Gouveia, Patativa do Assaré, Fausto Nilo, Rachel de Queiroz, trazendo essa riqueza cultural e histórica do Ceará”, finaliza Cliff Villar. Com novas interpretações de canções clássicas cearenses, o primeiro bloco de videoclipes de “Os Cearenses - Canto de Um Povo” já está disponível em Os Cearenses para assistir.
Confira lista de vídeos disponibilizados e acesse aqui as obras
Dia 3 de abril
Saimonn Rocha - “Revelação”
Renegados - “Tango para Tereza”
Nonato Luiz - “A volta da Asa Branca”
Di Ferreira - “Bárbara flor do sertão”
Felipe Cazaux - “Cavalo Ferro”
Nonato Luiz - “Afonsina”
Ivonilo Praciano - Esquina do Brasil”
Khalil Goch - “Morena Penha”
Dia 10 de abril
Marcos Lessa - “Mundo Melhor de Pixinguinha”
Lídia Maria - “Bloco da Solidão”
Nonato Luiz - “Carioca”
Zé Dazefa - “Pedras que Cantam”
Roberta Fiuza - “Brigas”
Nonato Luiz - “Valsa Latina”
Edu Santos - “Que queres tu de mim”
Nonato Luiz - “Esquina do Brasil - Instrumental”
Dia 17 de abril
De Blues em Quando - “Sentimental Demais”
Marcelo Justa - “Enquanto engoma a calça”
Nonato Luiz - “Eu sonhei que tu estavas tão linda”
Argonautas - “Mucuripe”
Lorena Nunes - “Artigo 26”
Nonato Luiz - “Flor do Sertão - Instrumental”
Mel Mattos - “Asa Partida”
Nonato Luiz - “O Porto”
Dia 24 de abril
Rebeca Câmara - “Meninas do Brasil”
Nayra Costa - “Somos Iguais”
Nonato Luiz - “Cantigas”
Pedro Frota - “O Trovador”
Camila Marieta - “Alguém me disse”
Nonato Luiz - “Um dia, um sonho”
Bidu Noronha - “O Conde”
Nayara Rodrigues “Traduzir-se”
(Colaborou Natália Coelho)