Museus liberam acervos para visitações e tours virtuais
Com tours virtuais, acervos digitais e outras formas de interatividade, diversos museus em todo o mundo estão abrindo suas coleções para os tempos de reclusão solidária
13:57 | Mar. 20, 2020
Diversos museus do mundo liberam seus acervos para as plataformas digitais. A ação segue uma série de eventos realizados por artistas, empresas e instituições para ajudar e entreter as pessoas que estão permanecendo em casa por motivo de precaução ou de doença. O Google Arts & Culture reúne, ainda, diversos museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte, incluindo exposições, obras digitais etc.
Apesar de grande parte dos tours estarem em inglês, arte nem sempre precisa de legenda, mas sim de sentimento.
Confira os Museus que já disponibilizaram seus acervos virtuais:
Museu do Louvre
O grande museu de Paris, onde estão obras como "Mona Lisa", "Vitória de Samotrácia" e "Vênus de Milo", disponibilizou uma tour online por suas salas e setores das mais diferentes épocas e manifestações artísticas.
Confira no site
Museu Afro Brasil
Com diversos objetos e expressões artísticas que contam a história africana no Brasil, o Museu Afro Brasil, em São Paulo, já disponibilizava um tour virtual por todo o seu acervo. A visita, em 3D, passa inclusive por todos os andares do museu.
Confira no site
Museu do Prado
Um dos maiores museus da Espanha, o Museu do Prado é onde estão guardadas as obras de grandes nomes do país, como Diego Velázquez e Francisco de Goya. O estabelecimento disponibilizou fotos de seu acervo e de sua coleção.
Confira no site
Museu Metropolitano
Conhecido como MET, o Museu Metropolitano de Nova York é outra opção que disponibiliza seu acervo de forma virtual. Com tours interativos, o estabelecimento criou diversas categorias, inclusive voltadas para crianças. O museu, inclusive, disponibiliza vídeo em 360º.
Confira no site
Museu da Imagem e do Som de São Paulo
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo disponibilizou o seu acervo de forma online, o que inclui fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral. Com arte principalmente brasileira, o museu conta com mais de 200 mil itens.
Confira no site
Museu Britânico
O grande museu inglês reúne obras como a "Pedra da Roseta", conhecida por ter tido grande importância na tradução dos hieróglifos egípcios. Tem ainda uma vasta coleção de peças orientais e da modernidade. O acervo virtual, disponível no site do Museu, está separado em diversas categorias, como “Americas”, “Morte e memória” e “Desejo, amor e identidade”.
Confira no site
Museu Casa de Portinari
O Museu Casa de Portinari, em São Paulo, disponibilizou suas exposições de forma online. Com várias opções, as exposições reúnem galerias, tours virtuais, entre outras formas de interação. Antiga casa do artista, o museu também disponibiliza uma tour 360º, em que é possível ver murais e outras artes feitas pelo pintor.
Confira no site
Galeria Uffizi
Conhecida por ter duas das grandes peças do pintor Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, a Galeria Uffizi criou um tour virtual, separada em categorias. Uma das categorias é a Páscoa, que narra esse evento religioso por suas obras de arte.
Confira no site
Museu Nacional Arqueológico de Atenas
O Museu de Arqueologia de Athena disponibilizou seu acervo de forma online, reunindo diversas peças da antiguidade e que contam parte da história da Grécia antiga.
Confira no site