Ancine volta atrás e corta ajuda de custo para filmes com temáticas LGBT

A decisão acontece após Alex Braga assumir a presidência da Ancine, substituindo Christian de Castro, afastado por decisão judicial.

22:55 | Set. 16, 2019

"Greta" é estrelado por Marco Nanini (foto: Divulgação)

Três semanas após contrariar a decisão do presidente Jair Bolsonaro para que fossem cortadas as ajudas de custo para dois filmes com temática LGBT, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) recuou e acatou as ordens. As informações são do colunista Lauro Jardim, do O Globo.

Os filmes Greta e Negrum3 receberiam R$ 4,7 mil, cada, para bancar despesas com viagem para o Festival Internacional de Cinema Queer. Agora, a Ancine anulou o termo de permissão. A decisão acontece após Alex Braga assumir a presidência, substituindo Christian de Castro, afastado por decisão judicial. O evento onde os filmes seriam apresentados acontecerá em Lisboa, começando na próxima quinta-feira, 19. 

OS FILMES

Greta é dirigido por Armando Praça e conta a história de Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro que desperta sentimentos por um paciente quando passa a interná-lo em sua casa. Agora, com leito disponível no hospital, ele consegue espaço para internar uma amiga transexual com problemas de saúde.

Negrum3, dirigido por Diego Paulinho, narra a história de jovens negros na cidade de São Paulo, e aborda negritude, sexualidade e as aspirações de cada um dos personagens.

CRÍTICAS A PRODUÇÕES LGBTs

Em portaria assinada por Osmar Terra, ministro da cidadania, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 21 de agosto, o Governo Federal havia suspendido por 180 dias o processo de edital para TVs públicas, que pretendia destinar o valor de R$ 70 milhões às produções selecionadas. A decisão ocorreu pouco depois de Bolsonaro criticar produções com temática LGBT pré-selecionadas.

Em pronunciamento feito por meio de transmissão ao vivo pela internet, Bolsonaro classificou o edital como "um dinheiro jogado fora", além de afirmar que "não tem cabimento fazer um filme com esse tema".  

Com informações do O Globo

Você também pode gostar: