Omoda E5 e Jaecoo 7: SUVs feitos para a transição energética

Omoda E5 e Jaecoo 7: SUVs feitos para a transição energética

Híbrido e elétrico são aposta de montadora da China que acaba de estrear no Brasil; O POVO testou os dois modelos lançados

A montadora chinesa Omoda e Jaecoo chega ao Brasil com dois SUVs pensados para a transição energética. Trata-se do 100% elétrico Omoda E5 e do híbrido Jaecoo 7. O POVO testou os dois modelos em Indaiatuba (SP).


O Omoda E5 é um SUV-cupê que corre fácil na pista. Com motor elétrico de 150 kW ou 204 cv, o carro responde instantaneamente às acelerações. De acordo com a montadora, ele faz de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Este desempenho, no entanto, não pôde ser aferido pelo devido ao teste ter sido feito em pista com circuito sinuoso, no autódromo Capuava.

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O elétrico tem velocidade máxima de 172 km/h. Não é a melhor opção para quem busca um carro com pegada esportiva, mas entrega um bom desempenho em termos de potência. Nos trechos planos, ele circula melhor. Em ladeiras, pisar fundo no acelerador é uma necessidade.


Como bom chinês, o Omoda E5 não deixa a desejar no quesito conectividade. Traz duas telas digitais de 12,3’ no painel (uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia). Destaque ainda para o carregador por indução e teto solar panorâmico (não automático).

 


A aparência não é disruptiva. Um mix de tudo que já temos no mercado de SUVs. O design conta com grade dianteira fechada (um diferencial no segmento), faróis de LED e linha de teto inclinada que faz o carro se assemelhar a um cupê.


O Jaecoo 7 é mais potente. Não para menos, aliás. O SUV é equipado com dois motores. Um elétrico, que gera 204 cv, e um a combustão, com 135 cv, resultando em potência combinada de 339 cv. Esse, sim, atende a quem busca um pouco mais de emoção na pista.


Embora o híbrido seja mais veloz que o Omoda E5, restou a sensação de que o Jaecoo 7 poderia correr um pouco mais. Afinal, estamos falando de um carro com quase 340 cv. Teria de ter mais força e velocidade do que a maioria das picapes à venda no Brasil, com potência inferior. Mas, na prática, não foi essa a impressão que ficou.


O grande diferencial do carro, segundo a chinesa, é a autonomia de 1.200 km, desde que o tanque esteja cheio e a bateria, completamente carregada. A Omoda e Jaecoo diz que esse é o melhor desempenho da categoria.


O interior do híbrido é espaçoso e moderno. Os bancos dianteiros são elétricos e confortáveis. O painel e as portas são revestidos com soft-touch. Sem falar no teto solar panorâmico automático, acionado a partir da tela de 14,8” da central multimídia. É a legítima configuração de um SUV premium.

Veja imagens do Jaecoo 7 registradas durante o teste drive 

 

Versões


O Omoda E5 chega em versão única. Já o Jaecoo 7 traz a Luxury (de entrada) e Prestigie (topo de linha).

Em relação ao híbrido, ambas as versões vêm com um conjunto de recursos de segurança, incluindo airbags frontais e laterais, controle de estabilidade e sistemas avançados de assistência ao motorista.

Preços

Omoda E5: R$ 209,9 mil
Jaecoo 7 Luxury: R$ 229,9 mil
Jaecoo 7 Prestige: R$ 249,9 mil


Cores

O Omoda E5 está disponível em cinco opções de cores: branco, preto, prata, cinza e azul. O Jaecoo 7 tem seis opções: Branco Artic, Prata Crest, Dual Tone, Cinza Highland, Dual Tone e Preto Andromeda.


Ficha técnica Omoda E5

Comprimento: 4.424 (mm)
Largura: 1.830 (mm)
Altura: 1.588 (mm)
Distância entre eixos: 2.630 (mm)
Volume do porta malas: 340 (L)
Direção: elétrica
Freios dianteiros: discos ventilados
Freios traseiros: discos sólidos
Motor elétrico: Imã permanente motor síncrono
Potência motor elétrico (cv - rpm): 204 @ 16.000 rpm
Torque motor elétrico (Nm): 340
Bateria: LiFePO4
Capacidade (kW/h): 61,1
Potência combinada (cv): 204
Torque combinado (Nm): 340
E-range (Inmetro): 345 km
Pesos em ordem de marcha: 1.710
Peso Bruto Total: 2.246
Capacidade de Carga (kg): 536
C.M.T. (kg): 2.921
Pneus dianteiros: 215/55R18
Pneus traseiros: 215/55R18
Rodas dianteiras: 7,0J x 18
Rodas traseiras: 7,0J x 18
Suspensão dianteira: Independente, MacPherson
Suspensão traseira: Multi Link
Tração: dianteira 4X2

Ficha técnica Jaecoo 7


Comprimento: 4.500 (mm)
Largura: 1.865 (mm)
Altura: 1.670 (mm)
Distância entre eixos: 2.672 (mm)
Tanque de combustível: 60 (L)
Volume do porta malas: 500 (L)
Direção: elétrica
Freios dianteiros: discos ventilados
Freios traseiros: discos sólidos
Motor à combustão: 1.5 T
Tipo: 4 cilindros em linha
Cilindrada (cm3): 1.499
Comando: DOHC, 16 válvulas
Taxa de compressão: 14,4:1
Sistema de alimentação: injeção direta
Potência máxima (E27): 135 @ 1.750 ~ 5.200 rpm (cv - rpm)
Torque máximo (E27): 200 @ 2.500 rpm (Nm - rpm)
Motor elétrico: Imã permanente motor síncrono
Potência motor elétrico (cv - rpm): 204 @ 5.500 rpm
Torque motor elétrico (Nm): 310
Bateria: LiFePO4
Capacidade (kW/h): 18,3
Potência combinada (cv): 339
Torque combinado (Nm): 510
Pesos em ordem de marcha: 1.795
Peso Bruto Total: 2.210
Capacidade de Carga (kg): 415
C.M.T. (kg): 2.210
Pneus dianteiros: 235/50R19
Pneus traseiros: 235/50R19
Rodas dianteiras: 7,5J x 19
Rodas traseiras: 7,5J x 19
Suspensão dianteira: Independente, MacPherson
Suspensão traseira: Multi Link
Tração: dianteira 4X2


*O jornalista viajou a convite da Omoda e Jaecoo Brasil

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