O POVO testou o Nissan Sentra 2025, destaque entre os sedãs médios no Brasil
Carro japonês ganhou itens de segurança na versão de entrada e tem mais qualidades do que defeitos, chamando atenção pela beleza e conforto
Gostar de sedãs médios no Brasil é tarefa inglória. As opções são poucas, principalmente em um mercado onde as SUVs tomaram conta da preferência dos consumidores. Dos sete modelos disponíveis no país, o Nissan Sentra se destaca. Foi o segundo mais vendido (atrás apenas do tradicional Toyota Corolla), com 6013 unidades comercializadas em 2024.
São duas versões disponíveis desde 2023, quando passou por enorme reformulação e foi relançado por aqui, com fabricação mexicana: Advance (a partir de R$ 166.790,00) e Exclusive (a partir de R$ 191.000,00, também com opção de interior premium, com bancos de couro na cor caramelo). O POVO testou a versão Advance 2025 durante uma semana e conferiu as mudanças efetuadas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Sentra mantém um estilo atual e sofisticado, especialmente com a frente repaginada, usando uma grade cromada "V-motion" e detalhes em filetes horizontais. Os faróis em LED, que agora incluem luzes diurnas, e o novo emblema da Nissan, tanto na frente quanto na traseira, dão ao modelo uma aparência notadamente mais moderna. A presença do carro chama a atenção.
No quesito segurança, a linha ficou mais robusta. A versão Advance agora vem equipada com Monitoramento de Ponto Cego (BSI), Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+LDP), além de Faróis Automáticos Inteligentes (HBA).
O carro também conta com seis airbags, visão 360° inteligente e detecção de objetos em movimento. Caso seja verificada uma possível colisão, o alerta visual e sonoro é acionado e, se necessário, os freios são ativados. O piloto automático, que ajuda a manter uma velocidade constante, também adapta a velocidade do carro conforme a distância dos veículos à frente.
O motor 2.0 entrega 151 cavalos de potência (apenas com gasolina, sem opção flex, uma pena) e o câmbio CVT Xtronic simula até oito marchas. Acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos, o veículo ainda oferece um desempenho silencioso, com um eficiente isolamento acústico.
No quesito consumo, o sedã apresentou uma média boa de 11 km por litro em Fortaleza, com tráfego moderado. Outro destaque é a firmeza e estabilidade do modelo, graças à suspensão McPherson, o sistema Multi-Link na traseira e os amortecedores de tubo duplo.
Internamente, o espaço é excelente e muito confortável, tanto para o motorista, como para os passageiros, incluindo os que ocupam o banco traseiro, que conseguem dobrar os joelhos com tranquilidade, algo raro. O porta-malas tem capacidade para 466 litros e dá conta do recado.
Algumas falhas no Sentra, entretanto, permanecem, como a ausência do motor turbo, a falta de conectividade sem fio e a inexistência de carregamento por indução, o que obriga o uso de cabos para recarregar o celular.
O ar condicionado é potente, mas não possui saída no banco traseiro, outro problema que poderia ser resolvido com facilidade. Já o freio de mão no pedal segue intacto e pode causar estranheza, especialmente em um carro dessa faixa de preço e que poderia ter tal equipamento eletrônico.
Ficha Técnica do Sentra 2025
- Motor: 2.0L
- Cilindrada: 1997 cm³
- Potência máxima: 151 cv a 6000 rpm
- Torque máximo: 20 kgfm a 4000 rpm
- Transmissão: CVT com 8 marchas
- Tração: Dianteira
- Velocidade máxima: 200 km/h
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,4 segundos
- Consumo urbano: 11 km/l (G)
- Consumo rodoviário: 13,9 km/l (G)
- Autonomia urbana: 517 km (G)
- Autonomia rodoviária: 653 km (G)
- Direção: Assistência elétrica
- Suspensão: Dianteira independente McPherson com mola helicoidal, traseira independente multibraço com mola helicoidal
- Freios: Discos ventilados na dianteira e traseira
- Rodas e Pneus: 215/50 R17
- Dimensões gerais: comprimento de 4.646 mm, largura de 1.816 mm, altura de 1.456 mm e distância entre eixos de 2.707 mm
- Tanque de combustível: 47 litros
- Porta-malas: 466 litros
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente