Sprinter elétrica muda pouco no visual e muito na motorização

Van da Mercedes-Benz ficou mais potente com motor elétrico, mas manteve visual da versão a combustão

A van Sprinter ganhou versão eletrificada no Brasil. Depois de estrear na Europa e nos Estados Unidos, ela inaugura uma nova fase da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves, na esteira do processo de transição energética em curso no mercado automotivo brasileiro.

Batizada de eSprinter, a van mantém o visual do modelo a combustão. O POVO testou a versão furgão da van em Itupeva (SP), num trajeto urbano de aproximadamente 12 km. Olhando por fora, só os mais atentos percebem de primeira os logotipos exclusivos — e discretos — que identificam o veículo elétrico. Um deles fica na traseira e o outro um pouco à frente da porta do motorista.

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Até mesmo a grade frontal, geralmente não usada em veículos eletrificados, foi preservada no modelo a bateria. É ela que faz a Sprinter elétrica permanecer com a mesma "cara" de antes. Sob a grade, chama a atenção o logo da Mercedes posicionado ao centro, que encobre a entrada para recarga, por onde a van recebe energia e a transfere para a bateria.

E por falar em bateria, destaque para a autonomia de até 478 km (ciclo WLTP), a maior do segmento. O tempo de carregamento pode variar de acordo com o tipo de corrente utilizada. Na corrente alternada, pode levar até 11h para atingir 100%. O intervalo reduz para cerca de 93 minutos (1h33) na corrente contínua.

Veja imagens do modelo

Potência

O motor elétrico que equipa a nova versão entrega 200 cv —antes era 170 cv— e torque de 40 kgfm. A eSprinter também conta com tração nas rodas traseiras, o que segundo a fabricante deixa o veículo mais forte.

A bateria da modelo eSprinter Truck tem 81 kWh. A capacidade sobe para 113 kWh na eSprinter Furgão e eSprinter Furgão Vidrado.

Modos de condução

O consumo de bateria está diretamente associado ao modo de condução selecionado pelo motorista. São três: Max Range (poupa mais a bateria), Economic (indicado para os trajetos urbanos, condições normais de uso) e Comfort (exige mais do motor e, portanto, consome mais bateria).

Na pista, a van parecia “preguiçosa” no modo Max Range, com resposta à aceleração muito lenta. O câmbio se comportou melhor no modo Comfort, impulsionando as retomadas e transpondo as ladeiras com mais facilidade. O modo Economic é sensivelmente mais eficiente do que o Max em pista plana, mas fica devendo força nos pontos mais íngremes.

Dimensões e capacidades

Com 4,25 toneladas de peso total, a eSprinter suporta carga útil entre 1.160 kg a 1.900 kg, dependendo da versão. A capacidade volumétrica varia de 10,5 m³ a 14 m³. Já o entre-eixos vai de 3,6 m a 4,2 m. Dimensões que, segundo a Mercedes, fazem da eSprint a maior van da categoria no Brasil.

As dimensões avantajadas, no entanto, não são sinônimo de veículo pesado. Ao volante, a sensação é de estar conduzindo um produto mais baixo e leve. A posição central da bateria, que deixa o centro de gravidade mais baixo, pode estar por trás dessa boa impressão de dirigibilidade.

Durante todo o percurso, a condução foi tranquila, confortável e silenciosa. Barulho mesmo, só aquele emitido pela forte chuva que banhava Itupeva no momento do teste.
Cabine premium

O interior conta com elementos já presentes nos carros de passeio da Mercedes-Benz, a exemplo do sistema Star/Stop, volante multifuncional e com teclas sensíveis ao toque, central multimídia 10” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de ar-condicionado digital de zona única.

A eSprinter também traz o sistema “Hi, Mercedes”, que usa a inteligência artificial para executar tarefas básicas, como ligar o som, regular a temperatura ambiente ou baixar os vidros. Tudo pode ser feito por comando de voz, sem a necessidade de usar as mãos.

Versões

A van elétrica da Mercedes-Benz estreia no Brasil em três configurações com preço sugerido a partir de R$ 482,9 mil. Veja dados de cada modelo:

eSprinter Truck

Capacidade da bateria: 81 kWh
Carga líquida: 1.900 kg
Autonomia: 329 km (WLTP)

eSprinter Furgão

Capacidade da bateria: 81kWh e 113 kWh
Carga líquida: 1.160 kg
Autonomia: 478 km (WLTP)

eSprinter Furgão Vidrado

Capacidade da bateria: 113 kWh
Carga líquida: 1.160 kg
Autonomia: 478 km (WLTP)

Preços

*eSprinter Street 10.5 m³ - R$ 482.900,00
*eSprinter Street 14 m³- R$ 489.900,00
eSprinter Truck - R$ 525.832,20
eSprinter Furgão 14 m³ - R$ 584.026,20
eSprinter Furgão Vidrado 14 m³ - R$ 598.300,20

*variações da versão Furgão

Cores

A gama de cores varia conforme a versão escolhida. A eSprinter Truck e a eSprinter Furgão estão disponíveis em branco ártico e cinza sólido. Já a furgão vidrado, ideal para transporte de passageiros, traz as opções prata high-tech, azul cavancite, cinza selenita e preto obsidiana, além das cores das outras duas versões.

Ficha técnica eSprinter Furgão

Motor

Modelo: 320
Potência [cv]: 299
Torque [kgf.m / Nm]: 40
Tecnologia: ímas permanentes síncronos (PSM)
Emissões: Zero
Transmissão: automática
Velocidade máxima (km/h): 90

Bateria e Carregamento

Tecnologia: LFP - Lítio-Ferro-Fosfato de 112 células
Capacidade útil: 81 kWh
Autonomia: 478 km (WLTP)
Plugue de carregamento: Tipo 02 Europeu
Carregamento CC - potência máxima: 50kW - 80% em 67 minutos
Carregamento CA – potência máxima: 11kW 100% em 8 horas
Bateria de baixa tensão: 12V 95Ah

Pacote disponível

Pacote Hi-Tech (UP3E)
• Tinta Sólida
• Ar-condicionado frontal
• Aquecedor de banco do motorista
• Sistema multimída MBUX 10,25"
• Pacote de integração ao Smartphone
• Manual do proprietário digital
• Volante multifuncional e Piloto automático
• Sensor de pressão dos pneus
• Conexão bluetooth
• Partida sem chave
• Airbag para motorista e acompanhante
• Pré instalação para tacógrafo
• Volante com ajuste de altura e profundidade
• Vidros dianteiros elétricos
• Espelhos retrovisores elétricos com aquecimento e rebatimento automático
• Alarme
• Fechamento central das portas via controle remoto
• Faróis em LED
• Faróis de neblina
• Sensor de chuva

Assistentes de segurança ativa
• Freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados.
• Exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP Adaptativo 9i®)
• Assistente Ativo de Frenagem (ABA - Active Brake Assist)
• Assistente de Vento Lateral / Assistente de Partida em Rampa / Alerta de Fadiga / Alerta de Ponto Cego / Assistente de Manutenção de Faixa
• Luzes de freio adaptativas

*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Mercedes-Benz Brasil.

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