JAC Hunter: a picape que faz do tamanho seu principal documento
Caminhonete fabricada na China é a mais alta disponível no mercado de comerciais leves no Brasil
16:41 | Dez. 09, 2024
A JAC Hunter é a maior picape à venda no Brasil. Com 1,92 metro de altura, ela tem o tamanho como principal atributo. É o seu cartão de visita para atrair o público num segmento cada vez mais disputado, que tem Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger como campeãs de vendas.
Veja comparativo com a concorrência
- JAC Hunter: 1,92m
- Toyota Hilux: 1,81m
- Chevrolet S10: 1,83m
- Ford Ranger: 1,88m
- Fiat Titano: 1,85m
- Nissan Frontier: 1,86m
Para entrar nessa briga de ‘gente grande’, tamanho é, sim, documento. Mas nem só de altura se faz uma grande picape. Motor, tecnologia e força também são elementos-chave na régua que mede o desempenho de uma caminhonete.
O POVO testou a JAC Hunter na estrada e em desafio off-road. Em mais de 65 km percorridos, a caminhonete entregou muita estabilidade e velocidade. Os buracos no trajeto entre São Paulo e Atibaia encontraram um carro com suspensão firme e estável.
Fora do asfalto, a picape encarou trecho de 3 km com vários obstáculos, como troncos intercalados, fossos, pedras e declives. Para completar, chovia bastante no momento do teste. No fim, a Hunter saiu ilesa. Não atolou, manteve-se firme nos buracos e pouco derrapou na deslizante lamaçal decorrente da forte chuva.
O modo de condução Lama ajudou a picape a rodar com mais resistência e controle de frenagem. Além dele (recomendado para trajetos off-road), o motorista pode optar por outros três modos: Normal (para circuito urbano), Esporte (mais veloz) e Econômico (para diminuir o consumo de combustível).
No percurso entre São Paulo e Atibaia, o carro rodou na maior parte do tempo com o modo Esporte, que eleva a rotação do motor e deixa a aceleração mais leve. Nessa configuração, a resposta do câmbio é satisfatória, especialmente após frenagens mais fortes. O ponto negativo é o barulho no escapamento, que fica mais forte —mas não a ponto de incomodar ou atrapalhar conversas na cabine.
Cabine
E por falar no interior, destaque para a configuração premium, com itens que vão desde iluminação ambiente em LED a teto solar panorâmico, além de ajuste elétrico nos bancos dianteiros —revestidos em couro e com acabamento em costura vermelha.
A central multimídia é outro atrativo. Ela tem 13” e vem posicionada na vertical ao centro do painel. Faltou o espelhamento sem fio para smartphones, já que para usar a tela é necessário conectar um cabo USB.
Segurança e assistência
Em relação à segurança, recursos já disponíveis na maioria das picapes médias no Brasil, a exemplo dos faróis de LED, controle de tração e estabilidade, entrada sem chave, Santo Antônio e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
A desvantagem para a concorrência é no número de airbags, seis no total — geralmente as rivais trazem sete ou mais. O carro também não conta com recursos de assistência à condução, como alerta de ponto cego, monitor de colisão traseira e frenagem de emergência.
Robustez
Além do tamanho avantajado, a JAC Hunter tem a maior capacidade de carga do segmento, com 1.400 kg. Antes, a liderança pertencia à Volkswagen Amarok (1.156 kg). A picape tem comprimento de 5,33m, largura de 1,96m e entre-eixos de 3,11m, espaço que garante conforto aos cinco ocupantes da cabine.
Custo-benefício
A maior picape média chega com o menor preço do segmento no Brasil, partindo de R$ 239 mil. Se o valor desembolsado for critério importante para quem vai à concessionária, a Hunter sai na frente.
Veja abaixo a comparação com as rivais
- Toyota Hilux: R$ 289,9 mil
- Chevrolet S10: R$ 296,9 mil
- Ford Ranger: R$ 264,4 mil
- Fiat Titano: R$ 259,9 mil
- Nissan Frontier: R$ 289,9 mil
O consumo de combustível também traz bom custo-benefício. Segundo a JAC, o carro roda 9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Os números estão dentro da média no segmento.
Cores
Importada da China, a JAC Hunter está disponível em seis cores: Branco Nevada, Prata Imperial, Cinza Gelo, Chumbo Mercúrio, Preto Onix e Vermelho Rubi.
JAC Hunter: ficha técnica
Pesos e dimensões:
Comprimento - 5,3m
Largura - 1,9m
Altura - 1,6m
Entre-eixos - 3,11m
Capacidade de carga - 1.400 kg
Altura mínima do solo - 24cm
Ângulo de ataque/saída - 27/23
Motor:
Cilindrada - 1999
Potência máxima - 191 cv
Torque máximo - 49,6 kgfm
Transmissão:
Modelo - câmbio automático de oito marchas
Tipo - 8 AT
Relação final - 4.1:11
Desempenho:
Tração 4X4
Velocidade máxima - 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h - 11,9
Capacidade de rampa - 30
Chassis e direção:
Suspensão dianteira independente com
mola helicoidal e dupla bandeja
Suspensão traseira com eixo integral e feixe de molas
Direção assistida eletronicamente
Capacidade do Tanque: 80 litros
Freio e rodas:
Freio Dianteiro e Traseiro - disco
Freio de Estacionamento Eletrônico
Assistente de Partida em Rampa (Auto Hold)
Pneus - 265/60R18
Rodas em Alumínio aro 18'
Roda do estepe em aço
Pneu do estepe - 265/60R18
Conforto e tecnologia:
Teto solar elétrico
Bancos em couro (dianteiros aquecidos)
Ajuste elétrico do banco do motorista (6 posições) e do passageiro (4 posições)
Central multimídia tipo iPad com tela de 13" HD Touchscreen com conectividade Bluetooth
Conectividade Apple CarPlay/Android Auto Smartphone
4 Autofalantes e 4 Tweeters
Porta USB dianteira e traseira e conector 12V dianteiro
Rack no teto
Estribo plataforma em alumínio
Faróis e lanternas em LED
Luzes de condução diurna (DRL)
Faróis e lanternas de neblina
Ajuste elétrico da altura dos faróis
Acendimento automático dos faróis
Função "Follow me Home"
Retrovisores externos com ajuste elétrico, indicador de direção, aquecimento dos retrovisores e rebatimento
Interior com detalhes em couro na cor café (marrom escuro)
Volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura
Painel de instrumentos em LED 7" configurável através de comandos no volante
Ar condicionado digital com saídas de ar traseiras
Porta objetos central com sistema de refrigeração
Segurança:
6 Airbags (frontal, lateral e cortina)
Câmera panorâmica 360º com visão 3D
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema Keyless (Reconhece a presença das chaves, abre as portas e permite a partida utilizando o botão Start/Stop)
Anti-lock Braking System (ABS)
Freio com distribuidor eletrônico de força (EBD)
Controle de partida em rampa (HHC)
Sistema de controle de tração (TCS)
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
Modos de Condução (Normal, Econômico, Esporte, Lama)
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e alarme de afivelamento
Apoio de braço central no banco traseiro
Travamento automático das portas a 15 km/h
Sistema de retenção para criança (ISOFIX)
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da JAC Brasil