JAC Hunter: picape chinesa estreia por R$ 239 mil para brigar com Hilux, S10 e Ranger

Caminhonete chega com menor preço e maior capacidade de carga da categoria

A JAC Motors acaba de estrear no Brasil a picape Hunter, que chega em versão única por R$ 239 mil. Com o menor preço da categoria, o modelo entra na briga com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, picapes médias que dominam a preferência do público no segmento.

Veja o preço da concorrência

  • Toyota Hilux: R$ 289,9 mil
  • Chevrolet S10: R$ 296,9 mil
  • Ford Ranger: R$ 264,4 mil
  • Fiat Titano: R$ 259,9 mil
  • Nissan Frontier: R$ 289,9 mil

A caminhonete marca o retorno da JAC aos motores a combustão no Brasil, já que em 2022 a chinesa havia decidido vender apenas carros elétricos no País. A mudança de planos tem relação com a volta do imposto de importação para veículos eletrificados, determinada pelo Governo Federal em janeiro deste ano.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A picape chinesa é equipada com motor 2.0 turbodiesel, capaz de gerar 191 cv de potência a um torque de 46,9 kgfm e 1.500 rpm. O câmbio automático tem oito velocidades, com aceleração máxima de 185 km/h. A configuração de potência supera a Ford Ranger 2.0, que tem 170 cv e a Fiat Titano, com 180 cv, mas fica atrás das picapes com motor V6, como a S10 (207 cv) e a Hilux (204 cv).

A tração 4x4 traz as opções 4x2 (traseira), 4x4 High (integral) e 4x4 Low (reduzida). A performance na pista ou fora do asfalto pode variar de acordo com os modos de condução: Normal (circuitos urbanos), Esporte (mais potência), Econômico (diminui consumo de combustível) e Lama (ideal para o off-road).

A maior diferencial da Hunter é a capacidade de carga útil de 1.400 kg, líder isolada no segmento, superando com folga a Volkswagen Amarok (1.156 kg), que até então ocupava o posto. As dimensões também superam a concorrência, com 5,33m de comprimento, 1,96m de largura, 1,92m de altura e entre-eixos de 3,11m.

Imagens do modelo 

 

Veja a largura de outros modelos

  • Toyota Hilux: 1,81m
  • Chevrolet S10: 1,83m
  • Ford Ranger: 1,88m
  • Fiat Titano: 1,85m
  • Nissan Frontier: 1,86m

Outro ativo ressaltado pela marca é o interior luxuoso, que foge das cabines mais espartanas predominantes na concorrência. A começar pelo revestimento do painel em soft touch e a central multimídia de 13” posicionada na vertical. Tem ainda iluminação ambiente de LED e teto solar panorâmico elétrico. Os bancos da frente têm ajuste elétrico e ventilação, além de console central com porta-objeto refrigerado.

A gama de equipamento de segurança inclui seis airbags, faróis de LED, controle de tração e estabilidade, entrada sem chave, Santo Antônio e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Apesar do apelo à tecnologia, o carro não conta com recursos de assistência à condução, como alerta de ponto cego e frenagem de emergência.

Meta e estratégia de mercado

Inicialmente, a JAC pretende entre 3 e 4 mil unidades da Hunter por ano, um desafio e tanto para a pequena rede de concessionárias da chinesa no Brasil: atualmente são apenas cinco, nenhuma no Ceará.
A aposta da montadora é vender a Hunter nas mais de 120 oficinas credenciadas pelo País, incluindo duas cearenses em Fortaleza e Juazeiro do Norte.

O presidente da JAC Motors no Brasil, Sergio Habib, afirma que a volta da montadora aos motores a combustão é a principal estratégia de mercado da marca para 2025 diante da retomada do imposto de importação para os carros eletrificados.

"A alíquota já está em 18% e vai subir para 35% até 2026. É um aumento de custo que vai impactar negativamente no mercado. Por isso estamos lançando a Hunter, porque não tem como manter a empresa próspera no Brasil vendendo só carros elétricos", ressaltou Habib.

Vendas delivery

Para fisgar novos clientes, a JAC promete teste drive "delivery", sistema no qual a concessionária/oficina leva o carro até o endereço da pessoa interessada, evitando deslocamento do cliente até o estabelecimento.

"Basta o cliente ligar para a oficina, dizer que quer o carro, que enviamos na casa dele para testar. Não necessariamente precisamos de concessionária para vender", destacou o presidente.

O executivo frisou que o objetivo do sistema delivery é permitir que o veículo seja testado em condições cotidianas, circulando pelos trajetos em que normalmente irá percorrer após a venda.

A picape conta com garantia de oito anos sem limite de quilometragem para uso particular e de 250 mil km para uso comercial.

JAC Hunter: ficha técnica

Pesos e dimensões:
Comprimento - 5,3m
Largura - 1,9m
Altura - 1,6m
Entre-eixos - 3,11m
Capacidade de carga - 1.400 kg
Altura mínima do solo - 24cm
Ângulo de ataque/saída - 27/23

Motor:
Cilindrada - 1999
Potência máxima - 191 cv
Torque máximo - 49,6 kgfm

Transmissão:
Modelo - câmbio automático de oito marchas
Tipo - 8 AT
Relação final - 4.1:11

Desempenho:
Tração 4X4
Velocidade máxima - 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h - 11,9
Capacidade de rampa - 30

Chassis e direção:
Suspensão dianteira independente com
mola helicoidal e dupla bandeja
Suspensão traseira com eixo integral e feixe de molas
Direção assistida eletronicamente

Capacidade do Tanque: 80 litros

Freio e rodas:
Freio Dianteiro e Traseiro - disco
Freio de Estacionamento Eletrônico
Assistente de Partida em Rampa (Auto Hold)
Pneus - 265/60R18
Rodas em Alumínio aro 18'
Roda do estepe em aço
Pneu do estepe - 265/60R18

Conforto e tecnologia:
Teto solar elétrico
Bancos em couro (dianteiros aquecidos)
Ajuste elétrico do banco do motorista (6 posições) e do passageiro (4 posições)
Central multimídia tipo iPad com tela de 13" HD Touchscreen com conectividade Bluetooth
Conectividade Apple CarPlay/Android Auto Smartphone
4 Autofalantes e 4 Tweeters
Porta USB dianteira e traseira e conector 12V dianteiro
Rack no teto
Estribo plataforma em alumínio
Faróis e lanternas em LED
Luzes de condução diurna (DRL)
Faróis e lanternas de neblina
Ajuste elétrico da altura dos faróis
Acendimento automático dos faróis
Função "Follow me Home"
Retrovisores externos com ajuste elétrico, indicador de direção, aquecimento dos retrovisores e rebatimento
Interior com detalhes em couro na cor café (marrom escuro)
Volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura
Painel de instrumentos em LED 7" configurável através de comandos no volante
Ar condicionado digital com saídas de ar traseiras
Porta objetos central com sistema de refrigeração

Segurança:
6 Airbags (frontal, lateral e cortina)
Câmera panorâmica 360º com visão 3D
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Sistema Keyless (Reconhece a presença das chaves, abre as portas e permite a partida utilizando o botão Start/Stop)
Anti-lock Braking System (ABS)
Freio com distribuidor eletrônico de força (EBD)
Controle de partida em rampa (HHC)
Sistema de controle de tração (TCS)
Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC)
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS)
Modos de Condução (Normal, Econômico, Esporte, Lama)
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, pré-tensionador e alarme de afivelamento
Apoio de braço central no banco traseiro
Travamento automático das portas a 15 km/h
Sistema de retenção para criança (ISOFIX)

*O jornalista viajou a convite da JAC Brasil para São Paulo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar