Peugeot e-2008: nova versão tem mais potência e autonomia, com a mesma aparência de antes

SUV 100% elétrico da montadora francesa manteve o visual do modelo anterior, mas ampliou o alcance da bateria e a potência

18:06 | Nov. 13, 2024

Por: Luciano Cesário
Peugeot e-2008 azul (foto: Luciano Cesário/O POVO)

O novo e-2008, o SUV 100% elétrico da Peugeot que estreou no Brasil em outubro, tem a mesma cara da versão anterior. A mudança principal é invisível a olho nu. Ela está debaixo do capô, na bateria e no motor.

O novo modelo é mais potente e tem maior alcance elétrico. O motor elétrico dianteiro entrega 158 cv — antes eram 136 cv. O torque permanece 26,5 kgfm.

A capacidade da bateria também aumentou, indo de 50 kWh para 54 kWh. Na prática, a mudança garante maior autonomia na pista. No ciclo Inmetro, o alcance cresceu de 234 km para 261 km.

O POVO testou o novo e-2008 em pista fechada no Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, durante a segunda edição da e-Copa Peugeot. O evento reuniu jornalistas automotivos numa competição on-road organizada pela montadora. O desafio revelou um carro mais veloz e pronto para desafios de força e velocidade.

Veja imagens do modelo 

Performance

Foram seis voltas em trecho sinuoso e com obstáculos físicos (cones), aproximadamente 12 km de trajeto.

Na largada, destaque para a rápida resposta do câmbio. Bastou uma leve pisada no acelerador para um impulso forte na arrancada.

Em linha reta, o carro rodava estável e com ganho de velocidade constante. Mesmo após as freadas mais bruscas, não esmorecia e recuperava tração nas rodas rapidamente.

Segundo a Peugeot, o SUV acelera de 0-100 km/h em 8,9 segundos. No teste proposto pela montadora, não foi possível medir o desempenho em virtude do formato do evento, que impôs limitações ao uso da pista.

A velocidade máxima do carro é de 150 km/h. Durante o teste, a maior aceleração atingida foi 91 km/h —velocidade que varia conforme o condutor a bordo.

Condução

A performance mais veloz tem relação direta com o modo de condução selecionado. São três: eco, normal e sport. No primeiro, as respostas do câmbio são mais lentas e há clara perda de força nas acelerações em locais íngremes. A vantagem, nesse modo, é a economia de bateria.

No modo normal, as retomadas são mais rápidas e o consumo de bateria fica dentro da média, segundo a Peugeot. Já no modo sport, o carro fica mais agressivo na pista. Para melhorar a performance, gasta mais bateria em menos tempo. De acordo com a montadora, o consumo de energia aumenta cerca de 20% na comparação com o modo eco.

Carregamento da bateria

A bateria pode ser recarregada em tomada comum de 220 volts, encontrada facilmente em residências. Mas nesse caso é preciso exercitar a paciência, já que o carregamento total pode durar até 24h56min. A boa notícia é que nas estações de carregamento, com tomadas de 100 kw, o tempo para a bateria atingir a carga máxima é de apenas 30 minutos.

Cabine

O interior mantém o padrão confortável da versão anterior, com volante compacto, acabamento em soft touch nas portas e no painel e itens opcionais que vão desde teto solar panorâmico a luz ambiente.

O painel digital tem tela de 10” com efeito 3D e a central multimídia tem 10,3” e conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Antes, era necessário o uso de um cabo USB para conectar o smartphone à multimídia, o que derrubava o conceito de tecnologia do carro.

O ponto ainda não superado nessa versão, no entanto, é o ar-condicionado de apenas uma zona —em vez de duas— e sem saída para os bancos traseiros.

Segurança

A quantidade de airbags foi mantida. São seis: dois laterais, dois frontais e dois de cortina. Além disso, o carro conta com ampla gama de ferramentas tecnológicas que auxiliam o motorista na direção.
O pacote de assistência inclui frenagem autônoma de emergência, auxiliar de permanência em faixa, sensor de ponto cego, farol inteligente, alertas de ponto cego, detector de fadiga, reconhecimento de placas e câmeras 360º, que ajudam principalmente nas manobras para estacionar.

Cores e preço

O novo Peugeot e-2008 está disponível em versão única, a GT, nas cores Preto Perla Nera (metálica), Cinza Selenium (metálica), Cinza Artense (metálica), Branco Okenite (perolizada), Azul Vertigo (metálica) e Vermelho Elixir (metálica). Importado de Vigo, na Espanha, o e-2008 tem preço sugerido no Brasil de R$ 259,9 mil.

Peugeot e-2008: ficha técnica

  • Ano Modelo: 24/25
  • Motor: Elétrico Único
  • Plataforma: e-CMP (Electric Common Modular Platform)
  • Potência Máxima (cv/kW): 158/100
  • Torque Máximo (Nm): 260
  • Velocidade Máxima (km/h): 150
  • 0 à 100 km/h (s): 8,9
  • Eficiência Energética (Urbano): (MJ/km) 0,52
  • Eficiência Energética (Estrada): (MJ/km) 0,57
  • Eficiência Energética (Combinada): (MJ/km) 0,54
  • Plug do Veículo: Tipo 2 (AC) + CCS/SAE (DC)
  • Tipo da Bateria: Íon-Lítio
  • Capacidade da Bateria (kWh): 54
  • Conversor de Potência: 11 kW - Monofásico
  • Autonomia Ciclo WLTP: 406 km
  • Autonomia PBEV (INMETRO): 261 km
  • Número de Módulos: 18
  • Número Total de Células: 216
  • Circuito de Alta Tensão: 400V
  • Fabricante da Bateria: CATL
  • Resfriamento das Baterias: Água Etileno-Glicol
  • Densidade da Bateria (litros): 220
  • Garantia da Bateria: 8 anos ou 160.000 km
  • Tração: Dianteira
  • Caixa de Transmissão: Redutor de 1 (uma) relação fixa
  • Modos de Condução: Normal, ECO e Sport
  • Direção: Elétrica com Assistência Variável
  • Suspensão Dianteira: Tipo Pseudo McPherson
  • Suspensão Traseira: Travessa Deformável
  • Pneus: 215/55 R18
  • Freios Dianteiros: Discos Ventilados
  • Freios Traseiros: Discos Sólidos
  • Estepe: Não - Kit de Reparação
  • Número de Lugares: 5
  • Número de Portas: 4
  • Comprimento (mm): 4304
  • Largura (mm) - sem espelhos: 1815
  • Largura (mm) - com espelhos: 1987
  • Largura (mm) - com espelhos: 1987
  • Altura (mm): 1550
  • Entre-eixos (mm): 2605
  • Porta-Malas (litros): 434
  • Peso Vazio em Ordem de Marcha (kg): 1623

*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Peugeot Brasil.