Fiat estreia Pulse e Fastback híbridos partindo de R$ 125,9 mil

SUVs são os primeiros carros da montadora italiana no Brasil que combinam motor elétrico e a combustão

Após muita expectativa, a Fiat acaba de estrear no mercado de híbridos do Brasil. Os SUVs Pulse e Fastback são os primeiros modelos da marca a receber tecnologia que combina eletrificação e sistema a combustão. A novidade chega para as versões Audace e Impetus de ambos os carros, com preços que partem de 125,9 mil.


Veja os valores:

  • Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
  • Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990
  • Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
  • Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990


O sistema híbrido traz o mesmo motor T200 1.0 flex usado nos modelos anteriores, aliado a um motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW, que substitui o alternador e o motor de partida. A configuração ainda conta com duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos


As baterias, no entanto, não possuem autonomia para fazer o carro rodar no modo 100% elétrico —por isso o sistema é chamado de híbrido leve. A função delas, segundo a Fiat, é impulsionar o motor elétrico para gerar torque adicional ao motor a combustão e, com isso, melhorar a eficiência energética. O foco é melhorar a performance para reduzir o consumo de combustível.


No ciclo urbano, segundo a Fiat, o Fastback Hybrid teve uma redução média de 11,5% no consumo de gasolina e de 9,8% no de etanol. O carro percorreu 8,9 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina . Na estrada, fez 9,8 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.


Já o Pulse Hybrid economizou 10,7% tanto na gasolina quanto no etanol em relação ao modelo a combustão. O veículo conseguiu rodar 9,3 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina na cidade. No ciclo rodoviário, o consumo foi de 10,2 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina. Os dados foram divulgados pela Fiat, com base no padrão de aferição do Inmetro.


De acordo com a italiana, o motor T200, aliado ao câmbio CVT de sete velocidades, com 130 cv e torque de 20,4 kgfm, continua sendo o mais potente da categoria. A montadora afirma que a eletrificação entrega melhor custo-benefício, fator importante para garantir competitividade no mercado de híbridos.

Transição energética

O lançamento do Fastback e Pulse híbridos inaugura a plataforma Fiat Hybrid, que será utilizada em outros modelos da marca em breve. Até 2030, a Fiat promete lançar no Brasil mais de 40 modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas. A meta faz parte do plano de investimentos do grupo Stellantis, detentor das marcas Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, entre outras.


A ampliação dos investimentos em modelos híbridos e elétricos atende às normas de emissões do Proconve L8 e do Programa Mobilidade Verde (Mover), do Governo Federal. Com a tecnologia híbrida, a Fiat junta a eletrificação com o etanol para mitigar a liberação de poluentes.


“Claramente, existe um marco-regulatório, mas a história da Fiat no Brasil, de quase cinco décadas, mostra que sempre fomos a favor da inovação e da implementação de novas tecnologias”, disse o presidente do grupo Stellantis na América do Sul, Emanuele Cappellano, que classifica a estreia da Fiat no segmento híbrido como “um marco extremamente relevante para a indústria brasileira”.


As versões a combustão de Pulse e Fastback devem sair de linha a partir de 2025 e serão substituídas pelas híbridas. Mas a opção convencional segue disponível nos modelos Drive MT, Drive AT e Abarth (Pulse), além do T200, Limited e Abarth (Fastback).


Os lançamentos não trazem mudanças na identidade visual externa. Na cabine, as novidades são o painel de instrumentos digital de 7’ e a central multimídia de série com 10,1’.


Versões e preços

Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990


• Motor T200 Hybrid (130cv)
• Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
• Keyless
• Carregador por Indução
• Multimídia 10,1”
• Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
• AEB
• Detecção de Chuva
• Retrovisor Fotocrômico
• Farol Alto Automático
• Partida Remota
Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990
Itens da versão anterior somados a:
• Cor exclusiva Azul Amalfi (estreando na linha Fastback)
• Cluster 7”
• Sensor de Estacionamento Dianteiro
• Farol de Neblina
• Luz no Retrovisor
• Retrovisor com tilt down e rebatimento
• Roda de Liga 18”
• Teto Bicolor
• Bancos em Couro

Versões e preços

Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
• Motor T200 Hybrid (130cv)
• Cor exclusiva Azul Amalfi
• Multimídia 10,1”
• Banco Bipartido
• Câmera de Ré e Sensor de Estacionamento
• Keyless
• Carregador por Indução
• Partida Remota
• Rodas em Liga 16”
• Volante em Couro

Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990

Itens da versão anterior somados a:


• Cluster 7”
• Multimídia 10,1”
• Sensor de Estacionamento Dianteiro
• Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist)
• Frenagem Autônoma de Emergência (AEB)
• Farol de Neblina
• Luz no Retrovisor
• Retrovisor com tilt down e rebatimento
• Detecção de Chuva
• Retrovisor Fotocrômico
• Farol Alto Automático
• Roda de Liga 17”
• Bancos em Couro
• Teto Bicolor

Galeria dos novos Pulse e Fastback híbridos

*O jornalista viajou à Campinas (SP) a convite da Fiat Brasil.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar