Picape Fiat Titano tem preço atraente e robustez, mas peca em conforto e dirigibilidade

São três versões lançadas, uma com câmbio manual e duas com transmissão automática, todas com motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos

15:12 | Nov. 04, 2024

Por: Fernando Graziani
Fiat Titano (foto: Fernando Graziane/O POVO)

A Fiat trouxe ao mercado brasileiro nesta temporada a picape média Titano e o O POVO testou o veículo por uma semana. A concorrência é intensa, com Ranger, Hilux, S10 e Frontier já estabelecidas no mercado. De cara, chama atenção o preço competitivo, o menor do mercado, partindo de R$ 219 mil a versão de entrada, Endurance, com câmbio manual de seis marchas, enquanto as versões Volcano (R$ 239 mil) e Ranch (R$ 259 mil) tem transmissão automática.

A Titano é uma versão rebatizada da Peugeot Landtrek, lançada em 2020. Com a criação do grupo Stellantis, a Fiat aproveitou o projeto, que agora é fabricado em Montevidéu, Uruguai. O design mantém a grande grade frontal e as luzes diurnas em LED da Peugeot, com um detalhe em verde, branco e vermelho, remetendo à bandeira italiana.

Todas as versões são equipadas com um motor 2.2 turbodiesel de 180 cv. São seis airbags, ar-condicionado, controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, piloto automático, controle automático de descida, controles de tração e estabilidade, assistente de reboque, iluminação na caçamba e rodas aro 17. Um destaque importante é a câmera 360° Off-Road.

São quatro câmeras espalhadas no exterior do veículo que além de auxiliar o motorista na hora de estacionar, também tem ativação automática quando existem obstáculos no decorrer do trajeto.

A tração 4x4 tem como destaque otimizar a tração em qualquer condição de carga e terreno, com três modos: dois para alta velocidade e um para baixa velocidade, deixando claro uma preocupação de desempenho em qualquer cenário. Aqui, entretanto, vale uma observação relevante: a suspensão deixa a desejar e está longe do acerto ideal, ficando dura demais para o asfalto.

Por dentro, o acabamento é simples, com plástico e imitação de aço escovado, mas os bancos são de couro com ajustes dianteiros elétricos. A central multimídia tem um ótimo tamanho — 10 polegadas — mas limita-se a conexões via cabo, o que pode ser um problema para o público mais exigente e conectado.

A Titano pode agradar consumidores que buscam robustez e versatilidade, mas não fazem muita questão de conforto para dirigir — a direção hidráulica não é das mais leves — e o espaço interno para passageiros no banco traseiro é apertado.

A capacidade de carga 1.314 litros e 1.020 quilos de carga é excelente, o que deixa claro que é um veículo muito mais adequado para trabalhos e, não por acaso, para produtores rurais e microempresários a fábrica tem feito constantes promoções.

Ficha técnica do modelo Volcano 2.2 AT DIESEL

Motor

Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm³
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel
Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas
Relações de marcha:
1ª: 4,065
2ª: 2,371
3ª: 1,551
4ª: 1,157
5ª: 0,853
6ª: 0,674

Ré: 3,200
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Sistema de freios

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois
cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem
automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Suspensão dianteira

Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

Suspensão traseira

Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

Direção

Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to
kerb)
Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/65 R17
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 2.097 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
Ângulo de entrada: 29°
Ângulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.220 litros (NET)

Performance

0 a 100 km/h: 12,4 s
Velocidade máxima: 175 km/h
Consumo PBEV
Urbano: 8,6 km/l
Estrada: 9,3 km/

Veja imagens do interior e do motor da Fiat Titano feitas pela Stellantis