Honda celebra 30 milhões de motos no Brasil
Saem da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades por dia. Nela, são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1 mil cilindradas
09:58 | Out. 31, 2024
A fábrica da Honda, localizada na Zona Franca de Manaus, comemora a produção de 30 milhões de motocicletas. Destaque para a recém-lançada CG 160 Titan, versão topo de linha do primeiro modelo produzido no Brasil.
A empresa afirma que saem — diariamente — da linha de produção de Manaus cerca de 5.700 unidades e são produzidos 18 modelos de motocicletas, de 110 a 1 mil cilindradas. São mais de 8 mil colaboradores diretos na unidade.
Para celebrar o marco, foi realizada uma cerimônia interna na fábrica nessa terça, 29, com a presença de Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda Motor Co. Ltd., que visitou o Brasil pela primeira vez, e Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda da Amazônia e Honda América do Sul.
Segundo a Honda, a fábrica em Manaus é a mais "verticalizada da Honda em todo o mundo". Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.
Atualmente, a japonesa é a maior fabricante de motocicletas para a América do Sul e é líder do segmento no Brasil. Ela também exporta para outros de 15 países estrangeiros, como Estados Unidos, Austrália e México.
A Honda começou a importar as primeiras motocicletas para o Brasil em 1971. Em 1976, instalou a primeira fábrica no País (a de Manaus).
Compromisso com a Amazônia
A unidade em Manaus conta com iniciativas focadas na ecoeficiência das operações, como uso de fontes limpas de energia elétrica, preservação e tratamento de água; além de ações de preservação da Biodiversidade na Amazônia e inovações tecnológicas nos produtos para melhoria do desempenho ambiental.