Shark: testamos a picape híbrida da BYD na pista e na lama

Caminhonete inspirada no animal marinho mais temido entrega robustez e versatilidade dentro e fora da pista

Tubarão é o nome de batismo da primeira picape híbrida plug-in do Brasil, a BYD Shark. A inspiração no animal mais temido no mar está presente tanto na identidade visual quanto no desempenho do carro. Na pista ou na lama, a caminhonete entrega muita força e versatilidade.

Importada da China, a Shark chega ao Brasil por R$ 379,8 mil. O POVO acelerou o novo modelo no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), em circuitos on e off-road. O teste de força, velocidade e resistência revelou performance satisfatória em termos de potência e estabilidade, dois dos elementos mais importantes de uma picape.

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Veja mais imagens da BYD Shark feitas antes e depois do teste drive

 

Potência

No trajeto de pista, de aproximadamente 4 km, a Shark entregou potência e estabilidade. O pedal de aceleração sensível é um convite a quem gosta de aventuras. Velocidade, aliás, é um dos pontos fortes dessa caminhonete. Ela já estreia no Brasil como a segunda mais potente do segmento, com aceleração de 0-100 km/h em 5,7 segundos, de acordo com a BYD. Perde apenas para a nova RAM 1500, cuja marca alcançada, conforme a montadora, é de 5,3 segundos.

O circuito montado para o teste on-road impossibilitou o teste de 0-100 km/h, já que muitos carros circulavam pela pista ao mesmo tempo e não era permitido parar no meio do trajeto para zerar o marcador e aferir a aceleração máxima no tempo sugerido. Contudo, pelos impulsos do carro nas arrancadas para escalada de velocidade, restou a impressão de que correr no asfalto não é problema para a Shark.

Força

Se na pista o carro entrega muita velocidade, fora dela ele se destaca pela robustez. Em terra batida ou na lama, a picape mostra força para superar os obstáculos mais desafiadores. No teste off-road, feito em terreno argiloso e com muitos buracos, o ‘tubarão’ da BYD também se saiu bem’.

Nem mesmo o solo deslizante e acidentado conteve a agressividade da Shark. A cada acelerada, a caminhonete dava segurança para seguir em frente sem medo de ficar pelo caminho.

Tanta força vem da potência combinada de três motores: 1.5 turbo (a combustão) e dois elétricos (um dianteiro e um traseiro). Juntos, eles atingem até 437 cv a um torque máximo de 65 kgfm.

Autonomia e consumo

Com o tanque de combustível abastecido na capacidade máxima, de 57 litros, o carro pode rodar até 740 km. Se a bateria estiver 100% carregada, a autonomia aumenta 100 km, resultando numa autonomia combinada de 840 km.

O uso exclusivo do sistema elétrico é indicado apenas para os trajetos mais curtos na cidade ou dentro das fazendas, no campo, já que o agro é público-alvo da picape.

De acordo com a BYD, a Shark roda o equivalente a até 24,6km/l com gasolina na cidade e 19,9 km/l na estrada.

Dirigibilidade

Com suspensões independentes e tração integral nas quatro rodas, a picape possui três modos de condução: econômico, para poupar o uso de gasolina e bateria; normal, para trajetos urbanos; e esportivo, para circuitos com solo irregular ou pistas de corrida.

Tecnologia

A câmera 540° é o destaque no quesito tecnologia. Ela projeta na central multimídia 12,8” imagens em alta definição de todos os lados e até da parte de baixo do carro, ajudando o condutor a identificar os obstáculos nos trajetos off-road.


A tela multimídia é giratória, seguindo o padrão dos carros BYD, e oferece conexão sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O monitor executa as funções ao toque ou por comando de voz, sendo possível gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado e executar outras tarefas relacionadas à dirigibilidade.


Ainda é possível gerenciar remotamente a caminhonete por meio do aplicativo BYD, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e ativar o aquecimento dos assentos.

Dimensões, conforto e capacidades

Com entre-eixos de 3,2 metros (m), a cabine é bastante espaçosa e confortável. Os bancos são revestidos em couro, com ajuste elétrico nos assentos do motorista e passageiro da frente.

A picape tem 5,4 m de comprimento e 1,9 m de altura e largura. A capacidade de carga é de 790 kg, modesta para um carro focado no agronegócio. A caçamba, segundo a BYD, armazena até 1,2 mil litros. Já o reboque puxa até 2,5 toneladas, suficiente para carregar um barco ou até outra picape média.

Fonte de energia

A carroceria conta com três pontos de carregamento elétrico. É possível fornecer energia, por exemplo, para cafeteiras, aparelhos eletrônicos, refrigeradores portáteis e até churrasqueiras elétricas. Nesse caso, o ideal é manter o tanque do carro abastecido para compensar o gasto de bateria.

Cores, preço e garantia

A BYD Shark tem versão única no Brasil, disponível nas concessionárias ao preço de R$ 379,8 mil.

O carro conta com garantia de seis anos, sem limite de quilometragem. Já a bateria Blade tem garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem.

A picape está disponível nas cores branco perolizado, preto metálico e azul metálico.

BYD Shark: ficha técnica

  • Tipo de energia: híbrido plug-in
  • Comprimento: 5,4 m
  • Largura: 1,9 m
  • Altura: 1,9 m
  • Raio de giro: 6,7 m
  • Peso em ordem de marcha: 2,7 t
  • Volume da caçamba: 1,2 mil litros
  • Comprimento da caçamba: 1,5 m
  • Largura da caçamba: 1,5 m
  • Altura da caçamba: 517 mm
  • Capacidade de carga: 790 kg
  • Capacidade de reboque: 2,5 t
  • Tamanho do tanque de combustível: 57 litros
  • Pneus: 265/65R18
  • Suspensão dianteira: Double Wishbone
  • Suspensão traseira: Double Wishbone
  • Freio dianteiro: freio a disco ventilado
  • Freio traseiro: freio a disco ventilado
  • Assentos: 5
  • Tração: integral
  • Motor elétrico dianteiro: 231 cv de potência
  • Motor elétrico traseiro: 204 cv de potência
  • Motor a combustão: 183 cv de potência
  • Potência combinada: 437 cv
  • Torque máximo: 65 kgfm
  • Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
  • Consumo energético: 0,91 MJ/KM
  • Tipo de bateria: blade
  • Capacidade da bateria: 29,6 kWh
  • Autonomia elétrica NEDC: 100 km
  • Autonomia elétrica PBEV: 57 km
  • Tela flutuante rotativa: 12,8”
  • Sistema de som dirac: 8 alto-falantes
  • Entrada USB: 2 tipo A e 2 tipo C
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Antena tipo Shark
  • Faróis dianteiros de LED
  • Luz central dianteira tipo contínua
  • Faróis de neblina traseiros
  • Ajuste manual da altura do farol
  • Faróis automáticos (acendimento automático)
  • Função "Follow Me Home" (iluminação temporizada após desligar o carro)
  • Luzes diurnas LED
  • Luz de placa traseira Lanterna traseira
  • LED Disponibilidade de engate Santo Antônio
  • Painel de instrumentos de 10,25" em LCD
  • Volante multifuncional
  • Carregamento sem fio para celular
  • Tomada 12V
  • Bancos com revestimento premium sustentável
  • Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis
  • Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções
  • Aquecimento do banco do motorista
  • Ventilação do banco do motorista
  • Ajuste elétrico da lombar do banco do motorista em 4 posições
  • Ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções
  • Aquecimento do banco do passageiro
  • Ventilação do banco do passageiro
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
  • Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS)
  • Freios ABS
  • Controle de tração
  • Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem
  • Assistência de partida em rampas
  • Função de frenagem confortável
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC)
  • Controle de descida
  • Sistema de controle de tração distribuído
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Controle de cruzeiro inteligente
  • Alerta de colisão frontal
  • Alerta de colisão traseira
  • Alerta de mudança de faixa
  • Assistência de permanência de faixa
  • Farol alto inteligente
  • Frenagem de emergência automática
  • Detecção de ponto cego
  • Alerta na abertura de porta
  • Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares
  • Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares
  • Chave presencial
  • Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções
  • Airbag frontal do motorista
  • Airbag frontal do passageiro
  • Airbags laterais dianteiras
  • Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira)
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado
  • Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado
  • Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível
  • Desbloqueio elétrico da tampa traseira
  • Abertura elétrica da tampa traseira Limpador de parabrisa intermitente
  • Desembaçador elétrico do vidro traseiro
  • Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores
  • Espelho retrovisor com desembaçador
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores
  • Câmera 360 graus
  • Head-up display
  • Compatibilidade com cartão NFC*
  • Sistema DiLink
  • Atualização remota por OTA (Over-the-Air)
  • Pacote de tráfego 4G
  • GPS integrado
  • Conexão e espelhamento Apple CarPlay e
  • Android Comandos de voz
  • Sistema de som Dirac Entrada USB
  • Saída de ar para o banco traseiro Filtro de ar PM2.5
  • Veículo: 6 anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis)
  • Bateria Blade: 8 anos sem limite de quilometragem

*O jornalista viajou a convite da BYD Brasil

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