Shark: testamos a picape híbrida da BYD na pista e na lama
Caminhonete inspirada no animal marinho mais temido entrega robustez e versatilidade dentro e fora da pistaTubarão é o nome de batismo da primeira picape híbrida plug-in do Brasil, a BYD Shark. A inspiração no animal mais temido no mar está presente tanto na identidade visual quanto no desempenho do carro. Na pista ou na lama, a caminhonete entrega muita força e versatilidade.
Importada da China, a Shark chega ao Brasil por R$ 379,8 mil. O POVO acelerou o novo modelo no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), em circuitos on e off-road. O teste de força, velocidade e resistência revelou performance satisfatória em termos de potência e estabilidade, dois dos elementos mais importantes de uma picape.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Veja mais imagens da BYD Shark feitas antes e depois do teste drive
Potência
No trajeto de pista, de aproximadamente 4 km, a Shark entregou potência e estabilidade. O pedal de aceleração sensível é um convite a quem gosta de aventuras. Velocidade, aliás, é um dos pontos fortes dessa caminhonete. Ela já estreia no Brasil como a segunda mais potente do segmento, com aceleração de 0-100 km/h em 5,7 segundos, de acordo com a BYD. Perde apenas para a nova RAM 1500, cuja marca alcançada, conforme a montadora, é de 5,3 segundos.
O circuito montado para o teste on-road impossibilitou o teste de 0-100 km/h, já que muitos carros circulavam pela pista ao mesmo tempo e não era permitido parar no meio do trajeto para zerar o marcador e aferir a aceleração máxima no tempo sugerido. Contudo, pelos impulsos do carro nas arrancadas para escalada de velocidade, restou a impressão de que correr no asfalto não é problema para a Shark.
Força
Se na pista o carro entrega muita velocidade, fora dela ele se destaca pela robustez. Em terra batida ou na lama, a picape mostra força para superar os obstáculos mais desafiadores. No teste off-road, feito em terreno argiloso e com muitos buracos, o ‘tubarão’ da BYD também se saiu bem’.
Nem mesmo o solo deslizante e acidentado conteve a agressividade da Shark. A cada acelerada, a caminhonete dava segurança para seguir em frente sem medo de ficar pelo caminho.
Tanta força vem da potência combinada de três motores: 1.5 turbo (a combustão) e dois elétricos (um dianteiro e um traseiro). Juntos, eles atingem até 437 cv a um torque máximo de 65 kgfm.
Autonomia e consumo
Com o tanque de combustível abastecido na capacidade máxima, de 57 litros, o carro pode rodar até 740 km. Se a bateria estiver 100% carregada, a autonomia aumenta 100 km, resultando numa autonomia combinada de 840 km.
O uso exclusivo do sistema elétrico é indicado apenas para os trajetos mais curtos na cidade ou dentro das fazendas, no campo, já que o agro é público-alvo da picape.
De acordo com a BYD, a Shark roda o equivalente a até 24,6km/l com gasolina na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Dirigibilidade
Com suspensões independentes e tração integral nas quatro rodas, a picape possui três modos de condução: econômico, para poupar o uso de gasolina e bateria; normal, para trajetos urbanos; e esportivo, para circuitos com solo irregular ou pistas de corrida.
Tecnologia
A câmera 540° é o destaque no quesito tecnologia. Ela projeta na central multimídia 12,8” imagens em alta definição de todos os lados e até da parte de baixo do carro, ajudando o condutor a identificar os obstáculos nos trajetos off-road.
A tela multimídia é giratória, seguindo o padrão dos carros BYD, e oferece conexão sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. O monitor executa as funções ao toque ou por comando de voz, sendo possível gerenciar de maneira intuitiva os modos de condução, ajustar as configurações de ar-condicionado e executar outras tarefas relacionadas à dirigibilidade.
Ainda é possível gerenciar remotamente a caminhonete por meio do aplicativo BYD, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e ativar o aquecimento dos assentos.
Dimensões, conforto e capacidades
Com entre-eixos de 3,2 metros (m), a cabine é bastante espaçosa e confortável. Os bancos são revestidos em couro, com ajuste elétrico nos assentos do motorista e passageiro da frente.
A picape tem 5,4 m de comprimento e 1,9 m de altura e largura. A capacidade de carga é de 790 kg, modesta para um carro focado no agronegócio. A caçamba, segundo a BYD, armazena até 1,2 mil litros. Já o reboque puxa até 2,5 toneladas, suficiente para carregar um barco ou até outra picape média.
Fonte de energia
A carroceria conta com três pontos de carregamento elétrico. É possível fornecer energia, por exemplo, para cafeteiras, aparelhos eletrônicos, refrigeradores portáteis e até churrasqueiras elétricas. Nesse caso, o ideal é manter o tanque do carro abastecido para compensar o gasto de bateria.
Cores, preço e garantia
A BYD Shark tem versão única no Brasil, disponível nas concessionárias ao preço de R$ 379,8 mil.
O carro conta com garantia de seis anos, sem limite de quilometragem. Já a bateria Blade tem garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem.
A picape está disponível nas cores branco perolizado, preto metálico e azul metálico.
BYD Shark: ficha técnica
- Tipo de energia: híbrido plug-in
- Comprimento: 5,4 m
- Largura: 1,9 m
- Altura: 1,9 m
- Raio de giro: 6,7 m
- Peso em ordem de marcha: 2,7 t
- Volume da caçamba: 1,2 mil litros
- Comprimento da caçamba: 1,5 m
- Largura da caçamba: 1,5 m
- Altura da caçamba: 517 mm
- Capacidade de carga: 790 kg
- Capacidade de reboque: 2,5 t
- Tamanho do tanque de combustível: 57 litros
- Pneus: 265/65R18
- Suspensão dianteira: Double Wishbone
- Suspensão traseira: Double Wishbone
- Freio dianteiro: freio a disco ventilado
- Freio traseiro: freio a disco ventilado
- Assentos: 5
- Tração: integral
- Motor elétrico dianteiro: 231 cv de potência
- Motor elétrico traseiro: 204 cv de potência
- Motor a combustão: 183 cv de potência
- Potência combinada: 437 cv
- Torque máximo: 65 kgfm
- Aceleração 0-100 km/h: 5,7 s
- Consumo energético: 0,91 MJ/KM
- Tipo de bateria: blade
- Capacidade da bateria: 29,6 kWh
- Autonomia elétrica NEDC: 100 km
- Autonomia elétrica PBEV: 57 km
- Tela flutuante rotativa: 12,8”
- Sistema de som dirac: 8 alto-falantes
- Entrada USB: 2 tipo A e 2 tipo C
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Antena tipo Shark
- Faróis dianteiros de LED
- Luz central dianteira tipo contínua
- Faróis de neblina traseiros
- Ajuste manual da altura do farol
- Faróis automáticos (acendimento automático)
- Função "Follow Me Home" (iluminação temporizada após desligar o carro)
- Luzes diurnas LED
- Luz de placa traseira Lanterna traseira
- LED Disponibilidade de engate Santo Antônio
- Painel de instrumentos de 10,25" em LCD
- Volante multifuncional
- Carregamento sem fio para celular
- Tomada 12V
- Bancos com revestimento premium sustentável
- Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis
- Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções
- Aquecimento do banco do motorista
- Ventilação do banco do motorista
- Ajuste elétrico da lombar do banco do motorista em 4 posições
- Ajuste elétrico do banco do passageiro em 4 direções
- Aquecimento do banco do passageiro
- Ventilação do banco do passageiro
- Retrovisor interno fotocrômico
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
- Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS)
- Freios ABS
- Controle de tração
- Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem
- Assistência de partida em rampas
- Função de frenagem confortável
- Freio de estacionamento eletrônico
- Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC)
- Controle de descida
- Sistema de controle de tração distribuído
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Controle de cruzeiro inteligente
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de colisão traseira
- Alerta de mudança de faixa
- Assistência de permanência de faixa
- Farol alto inteligente
- Frenagem de emergência automática
- Detecção de ponto cego
- Alerta na abertura de porta
- Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares
- Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares
- Chave presencial
- Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções
- Airbag frontal do motorista
- Airbag frontal do passageiro
- Airbags laterais dianteiras
- Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira)
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força
- Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado
- Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado
- Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado
- Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível
- Desbloqueio elétrico da tampa traseira
- Abertura elétrica da tampa traseira Limpador de parabrisa intermitente
- Desembaçador elétrico do vidro traseiro
- Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores
- Espelho retrovisor com desembaçador
- Rebatimento elétrico dos retrovisores
- Câmera 360 graus
- Head-up display
- Compatibilidade com cartão NFC*
- Sistema DiLink
- Atualização remota por OTA (Over-the-Air)
- Pacote de tráfego 4G
- GPS integrado
- Conexão e espelhamento Apple CarPlay e
- Android Comandos de voz
- Sistema de som Dirac Entrada USB
- Saída de ar para o banco traseiro Filtro de ar PM2.5
- Veículo: 6 anos sem limite de quilometragem (sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis)
- Bateria Blade: 8 anos sem limite de quilometragem
*O jornalista viajou a convite da BYD Brasil