Peugeot promove torneio de carros elétricos para lançamento do e-2008
O veículo escolhido foi o e-Peugeot 2008, modelo recém-lançado pela marca francesaPelo segundo ano consecutivo, a Peugeot reuniu 20 jornalistas no Haras Tuiuti, na última quinta-feira, 17, a 111 quilômetros de São Paulo, capital do estado, para a e-Copa Peugeot, torneio que explora o máximo do conhecimento em velocidades, mas também, em habilidade com o carro. O POVO participou da competição.
O veículo escolhido foi o e-Peugeot 2008, novo modelo da marca francesa, lançado recentemente, que busca apresentar ao mercado uma proposta inovadora no que diz a modernidade e eletricidade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A sistemática do evento funcionou da seguinte forma: no primeiro momento, cada competidor teve direito a duas voltas de treino, para reconhecimento do carro e, também, da pista.
Diferente do último ano, a competição exigia do piloto um manuseio adequado, já que em determinado instante a pista, que apresentava elevações, tinha uma parte a ser feita garagem. Tudo isso precisava ser feito no menor tempo possível.
Passado o período de testes, os postulantes tinham, novamente, direito a duas rodadas, dessa vez, valendo. O vencedor era quem obtivesse o melhor tempo.
As penalizações variavam entre cone derrubado (três segundos) e queima de largada (cinco segundos). Os carros se diferenciam nas cores, mas, fora isso, eram rigorosamente iguais.
Veja imagens dos testes
Segurança do veículo
O e-2007 traz consigo o Peugeot Driver Assist, uma plataforma que consiste em oferecer ao motorista mais segurança na direção, auxiliando e ampliando a proteção do condutor e também do passageiro. Nela, são incluídas:
• Alerta de Ponto Cego;
• Alerta de Colisão;
• Frenagem de Emergência Automática;
• Auxílio de Farol Alto;
• Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade;
• Detector de Fadiga;
• Piloto Automático Inteligente (ACC);
• Alerta e Correção de Permanência em Faixa.
O novo e-2008
Com mais eficiência no sistema de propulsão elétrica e com outros ganhos significativos, o novo e-2008, da Peugeot, ganhou um aumento de 15% na potência, passando 136 cv para 158 cv. Na bateria, a capacidade subiu de 50 kWh para 54 kWh.
Ainda sobre o desempenho do carro, houve um incremento na autonomia, que chega, agora, a 261 km. O carregador trisáfico de 11 kW, permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos.
O câmbio do e-Toggle, permite a mudança de condução ágil com apenas um toque, saindo das habituais caixas de marcha. São três formas de direção: Eco, Normal e Sport. O preço estabelecido pela marca francesa é de R$ 259.990,00.
O jornalista viajou para Tuiuti (SP) a convite da Peugeot Brasil*
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente