Basalt: Citroën estreia SUV coupé com motor Fiat partindo de R$ 89,9 mil
Carro é fabricado no Brasil e entra no mercado como o SUV compacto mais barato
19:59 | Out. 02, 2024
A Citroën lançou o seu primeiro SUV coupé no Brasil, o Basalt, que chega ao mercado partindo de R$ 89,9 mil, o menor preço da categoria no País. Equipado com motor Fiat, o T200 turbo flex 1.0, usado em Strada e Pulse, o Basalt é a aposta da montadora francesa para ganhar espaço no disputado segmento dos SUVs compactos. O veículo está em produção na fábrica de Porto Real (RJ), do grupo Stellantis.
O carro chega em quatro versões. A mais básica é a Feel 1.0 MT, com câmbio manual. Já a Feel Turbo 200 tem câmbio automático de sete marchas. A topo de linha, Shine Turbo 200, traz a mesma configuração de câmbio, junto com itens adicionais, como rodas de liga leve diamantadas, faróis de neblina e encosto de cabeça traseiro com abas. A First Edition, versão especial de lançamento, traz cor exclusiva e elementos personalizados.
Veja preços
- Feel 1.0 MT: R$ 89,9 mil
- Feel Turbo 200: R$ 96,9 mil
- Shine Turbo 200: R$ 104,9 mil
- First Edition Turbo 200: R$ 107,3 mil
A identidade visual é o grande chamariz do carro. O estilo coupé ganha forma na traseira rebaixada e silhueta com linhas dinâmicas. Por dentro, o modelo traz volante com revestimento premium, ar-condicionado digital e central multimídia de 10”, na linha do que já existe no segmento em termos de concorrência.
O motor turbinado, presente em todas as versões, gera até 130 cv a um torque máximo de 20,4 kgfm, proporcionando aceleração de 0-100 km/h em até 9,7 segundos. De acordo com a Citroën, é o melhor desempenho no grupo dos SUVs compactos à venda no Brasil. A velocidade máxima, conforme a montadora, chega a 199 km/h, também batendo a concorrência.
Se no exterior a traseira rebaixada gera a impressão de que o carro é espaçoso, dentro da cabine a sensação é a mesma. Com entre-eixos de 2,6 metros, o Basalt não decepciona no aspecto conforto, mas fica devendo ajuste elétrico pelo menos no banco do motorista, algo importante para a ergonomia ao dirigir.
Na cabine, o painel destaca uma faixa bicolor no tom solar bronzet, integrando o painel digital colorido de 7” com a central multimídia. Logo abaixo da faixa, as saídas de ar-condicionado com ajustes automáticos a partir da central. Nenhuma das versões disponibiliza carregador por indução, mas há duas entradas USB nos bancos traseiros e uma ao lado do motorista, acima do console central.
Em relação ao consumo de combustível, o carro roda 11,9 km/l com gasolina na cidade e 13,7 km/l na estrada. Com etanol, o gasto é de 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, segundo cálculo da montadora. O consumo pode variar dependendo do modo de condução selecionado: manual (sete velocidades), sport (maior potência) e drive (economia de combustível).
O Basalt chega com uma gama de seis cores: a estreante Cosmo Blue, vermelho Rouge Ruby, Prata Artense, Cinza Grafito, preto Perla Nera e Branco Banquise — com adição do tom perolizado Branco Nacré exclusivamente na versão especial de lançamento First Edition. Na versão Shine também há a opção de teto bitom na cor Perla Nera.
Imagens internas e externas do novo SUV coupé Citroën Basalt
Veja os itens de série e opcionais de cada versão
Basalt Feel 1.0 MT
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- Airbags laterais dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete - Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
Basalt Feel Turbo 200
Todos os itens da versão Feel mais:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
Basalt Shine Turbo 200
Todos os itens da versão Feel Turbo 200 mais:
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga-leve de 16” diamantadas
- Faróis de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio - Skidplate dianteiro e traseiro
Opcional:
- Pintura bitom com teto Perla Nera
Basalt First Edition
Todos os itens da versão Shine Turbo 200 mais:
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga-leve de 16” escurecidas - Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera
*O jornalista viajou para São Paulo a convite da Citroën Brasil