Três tecnologias da 7ª geração do Ford Mustang GT Performance

O esportivo da Ford tem curiosidades que podem encantar os mais diversos tipos de consumidores, como sistema de detecção automática de buracos, freio de estacionamento eletrônico Drift Brake e o Remote Rev

12:13 | Set. 27, 2024

Por: Gabriel Gago
Ford Mustang GT Performance, sétima geração (foto: Divulgação/Ford)

Nos 60 anos do Mustang, a sétima geração do esportivo da Ford trouxe o som do motor V8 e outros atributos tradicionais que os fãs de performance já estão acostumados. Ainda, o "muscle car" incorpora três recursos que fazem parte da vanguarda tecnológica do Mustang GT Performance. 

Detecção Automática de Buracos

O sistema de detecção automática de buracos do Mustang GT Performance monitora uma série de parâmetros dos sistemas de suspensão, direção e freios para identificar se o carro está prestes a cair em um desnível.

Os sensores realizam 1.000 leituras por segundo para detectar a presença de um buraco na pista e enviam um sinal aos amortecedores adaptativos MagneRide para adotar a configuração mais rígida. Isso reduz a queda dentro do buraco e faz com que o impacto seja menos severo, poupando as rodas e os pneus e aumentando o conforto da rodagem.

Freio de drift eletrônico

O freio de estacionamento eletrônico Drift Brake permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outro recurso pioneiro do Mustang.

A alavanca do freio, em vez de possuir uma conexão direta, ela é ligada a sensores que retransmitem as informações para módulos eletrônicos nos freios traseiros. Esses módulos então ajustam a força do freio nas rodas traseiras para induzir a um escorregamento. Para refinar essa tecnologia, a Ford contou com a parceria do piloto estadunidense Vaughn Gittin Jr.. 

Remote Rev

A função do Remote Rev faz com o que o Mustang GT Performance acelere de fora do carro, por meio de um comando na chave. Ele foi desenvolvido pelo time de engenharia da Ford no Brasil, no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia na Bahia.