Falhas em airbag: como saber se o seu carro precisa de recall?

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) alerta para 2,5 milhões de veículos com defeito. Saiba como consultar se seu carro foi chamado para recall

Defeitos em componentes do airbag bolsas infláveis de segurança com sistema de insuflação
tem provocado acidentes ao invés de proteger os condutores e passageiros dos veículos. Em Fortaleza, dois motoristas morreram ao serem atingidos por uma peça do airbag dos carros em uma colisão.

O assunto também foi tema de reportagem do Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 25, mostrando o que acontece com quem é atingido por fragmentos metálicos do equipamento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O airbag é obrigatório nos bancos da frente dos veículos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 105, inciso VII, alterado pela lei nº 11.910/2009.

Confira a seguir sobre o defeito e como saber se seu carro precisa fazer o recall.

LEIA MAIS | Uso do cinto de segurança saltou de 68% para 94% nos últimos quatro anos em Fortaleza

Falhas em airbag: empresa responsável faliu em 2017

A empresa japonesa Takata, fabricante dos airbags com defeito, já foi acusada por acidentes nos Estados Unidos e pagou um bilhão de dólares em indenizações. Faliu em 2017, cinco anos depois que os airbags com defeitos começaram a ser vendidos.

De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), desde 2013, 99 campanhas de recall foram iniciadas no Brasil, afetando mais de 5,8 milhões de veículos. No entanto, o País não aderiu às campanhas, e mais de 2,5 milhões de veículos ainda rodam com o defeito. As informações são do portal Uol.

A Toyota é a marca com mais veículos afetados, com mais de 1,76 milhão de unidades convocadas. Honda e Nissan seguem com 1,44 milhão e 330 mil veículos, respectivamente.

Ainda, veículos das marcas da antiga Fiat Chrysler (Dodge RAM e Jeep), Volkswagen, Audi, Ferrari, Ford, Mercedes, Mitsubishi, Subaru, Renault, Chevrolet, Volvo e BMW também têm modelos que precisam do recall.

Falhas em airbag: como saber se seu carro precisa de recall?

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) recebe dados de recalls de veículos divulgados pelas montadoras a partir de 17/03/2011. No site do órgão, o motorista ou dono pode consultar a situação do seu veículo. Veja como:

  • Acesse o Portal de Serviços Senatran;
  • Na aba veículo, clique em “Seu veículo está com chamado de recall? Acesse aqui para consultar mais detalhes”.
  • Em seguida, digite o chassi ou a placa do veículo e aguarde a mensagem na tela.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar