Falhas em airbag: como saber se o seu carro precisa de recall?
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) alerta para 2,5 milhões de veículos com defeito. Saiba como consultar se seu carro foi chamado para recall
15:25 | Ago. 27, 2024
Defeitos em componentes do tem provocado acidentes ao invés de proteger os condutores e passageiros dos veículos. Em Fortaleza, dois motoristas morreram ao serem atingidos por uma peça do airbag dos carros em uma colisão.
O assunto também foi tema de reportagem do Fantástico, da Rede Globo, no último domingo, 25, mostrando o que acontece com quem é atingido por fragmentos metálicos do equipamento.
O airbag é obrigatório nos bancos da frente dos veículos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 105, inciso VII, alterado pela lei nº 11.910/2009.
Confira a seguir sobre o defeito e como saber se seu carro precisa fazer o recall.
LEIA MAIS | Uso do cinto de segurança saltou de 68% para 94% nos últimos quatro anos em Fortaleza
Falhas em airbag: empresa responsável faliu em 2017
A empresa japonesa Takata, fabricante dos airbags com defeito, já foi acusada por acidentes nos Estados Unidos e pagou um bilhão de dólares em indenizações. Faliu em 2017, cinco anos depois que os airbags com defeitos começaram a ser vendidos.
De acordo com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), desde 2013, 99 campanhas de recall foram iniciadas no Brasil, afetando mais de 5,8 milhões de veículos. No entanto, o País não aderiu às campanhas, e mais de 2,5 milhões de veículos ainda rodam com o defeito. As informações são do portal Uol.
A Toyota é a marca com mais veículos afetados, com mais de 1,76 milhão de unidades convocadas. Honda e Nissan seguem com 1,44 milhão e 330 mil veículos, respectivamente.
Ainda, veículos das marcas da antiga Fiat Chrysler (Dodge RAM e Jeep), Volkswagen, Audi, Ferrari, Ford, Mercedes, Mitsubishi, Subaru, Renault, Chevrolet, Volvo e BMW também têm modelos que precisam do recall.
Falhas em airbag: como saber se seu carro precisa de recall?
A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) recebe dados de recalls de veículos divulgados pelas montadoras a partir de 17/03/2011. No site do órgão, o motorista ou dono pode consultar a situação do seu veículo. Veja como:
- Acesse o Portal de Serviços Senatran;
- Na aba veículo, clique em “Seu veículo está com chamado de recall? Acesse aqui para consultar mais detalhes”.
- Em seguida, digite o chassi ou a placa do veículo e aguarde a mensagem na tela.