Novo Peugeot 2008 muda motor e visual para acirrar briga com a concorrência
SUV compacto da montadora francesa estreia três versões para a linha 2025 no Brasil
19:02 | Ago. 12, 2024
A Peugeot acaba de estrear o seu principal lançamento do ano no Brasil para acirrar a briga com a concorrência. Trata-se do novo Peugeot 2008, que ganhou três versões com mudanças profundas no visual e na motorização. O POVO testou o modelo topo de linha, lançado por R$ 149,9 mil, em Barra de Santo Antônio (AL).
A versão GT chega equipada com motor T200 1.0 turbo flex, o mesmo usado em Fastback, Pulse e Strada, da Fiat. Deixou para trás o THP 270, desenvolvido em parceria com a BMW, com histórico de queixas recorrentes entre os clientes da montadora francesa.
O novo motor gera 130 cv a 20,4 kgfm de torque e atinge até 195 km/h, segundo a Peugeot. Olha pelo retrovisor os principais concorrentes: Volkswagen T-Cross (187 km/h), Hyundai Creta (180 km/h) e Chevrolet Tracker (177 km/h). A motorização tem a mesma configuração nas versões de entrada (Active) e intermediária (Allure), vendidas a R$ 119,9 mil e R$ 129,9 mil, respectivamente.
No teste, realizado em trecho urbano de aproximadamente 15 km, o carro se saiu bem na potência e performance. Respondeu muito bem nas arrancadas e retomadas, sem negar força nas ladeiras e resistindo aos buracos encontrados pelo meio do caminho.
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O ronco do motor lembra o de um carro esportivo quando a pisada no acelerador é mais forte. Aliás, a aceleração é um dos principais ativos do novo SUV. O carro atingiu 100 km/h em 9,3 segundos, desempenho superior ao tempo projetado na ficha técnica: 10,1 segundos.
Tudo no interior do carro faz lembrar um veículo de alta performance: o volante compacto, o painel com desenhos em fibra de carbono, os bancos revestidos em couro, o teto solar panorâmico e a central multimídia de 10,3”, com leve inclinação lateral para o motorista. A ideia é gerar sensação de exclusividade para quem assume o volante.
Para completar a gama de itens premium, faltou a opção de ajuste elétrico nos bancos dianteiros, uma necessidade cada vez mais premente para a garantia do conforto e da ergonomia veicular. Também merece destaque negativo a rigidez do porta-malas, que precisa de um leve trancão para fechar por completo. Por outro lado, a chave presencial é uma dor de cabeça a menos com as portas.
Em termos de conectividade, nenhum avanço extraordinário. O carro tem aquilo hoje considerado básico nos SUVs compactos à venda no Brasil: conectividade sem fio aos os sistemas Android Auto e Apple Carplay, entradas USB dianteiras e traseiras e carregamento por indução, este último disponível apenas na versão GT.
A identidade visual do carro passou por mudança profunda, e para melhor. O carro perdeu a saliência mais acentuada no teto entre os eixos frontal e traseiro, o que deixou o veículo com silhueta mais leve e transparecendo robustez e modernidade.
De cara, chama a atenção as garras do leão posicionadas nas duas extremidades da grade frontal, assinatura em LED integrada nas inserções do para-choque, um traço que crava distinção dos rivais e exprime certo grau de sofisticação e modernidade, criando um estilo próprio para o carro.
Esse será o primeiro carro da Peugeot no Brasil com o novo brasão da marca. O famoso leão que estampa o símbolo da montadora vem posicionado ao centro da grade frontal. A começar por essa novidade, o carro se diferencia muito das versões anteriores e exprime mais elegância, conforto e versatilidade.
Além do visual atrativo, o carro conquista pelo bolso. O preço da versão GT, na casa dos R$ 150 mil, não é muito mais do que o necessário para comprar modelos de entrada na concorrência. O Chevrolet Tracker 2024, por R$ 141,9 mil, e o T-Cros 2025, por R$ 142,9 mil, são apenas alguns exemplos nessa faixa de preço.
O novo 2008 também é mais econômico do que o anterior. Ele roda até 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, segundo a Peugeot. Com etanol, os números são mais modestos: 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Antes da atualização, o consumo era de 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade e de 9,1 km/h no etanol e 12,9 km/l na gasolina na cidade.
Veja os itens exclusivos da versão GT
Todos os itens da versão Allure +:
- Conjunto óptico Full LED em formato de “Garra de Leão” Teto biton
- Teto solar panorâmico
- i-Cockpit® 3D
- Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos Grade bodycolor
- Pedais esportivos em alumínio
- Paddle Shift para troca de marchas no volante
- Bancos exclusivos em couro com costura verde GT PEUGEOT Driver Assist + 6 airbags
Confira a ficha técnica do Peugeot 2008 GT
- Motor: turbo 200
- Número de cilindros: 3
- Número de válvulas: 12
- Cilindrada: 1.0
- Potência máxima cv: Etanol: 130 / 5.750 rpm | Gasolina: 125 / 5.750 rpm
- Torque máximo N.m: Etanol e Gasolina: 200 / 1.750
- Alimentação: injeção eletrônica
- Comando de válvulas: Acionamento por corrente, variável na admissão
- Capacidade do tanque: 47
- Combustível: gasolina e etanol
- Tração: dianteira
- Caixa de transmissão: CVT
- Velocidades: 7 emuladas
- Direção: elétrica
- Suspensão dianteira: Tipo McPherson, independente, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas helicoidais e amortecedor hidráulicos
- Pneus: 215/60 R17
- Freios dianteiros: Disco ventilado, com pinça flutuante low drag e cilindro de comando
- Freios traseiros: Disco sólido, com pinça flutuante
- Lugares: 5
- Consumo cidade km/l: Etanol: 8,6 | Gasolina: 12,3
- Consumo estrada km/l: Etanol: 9,8 | Gasolina: 13,7
- Velocidade máxima km/h: Etanol: 194 | Gasolina: 191
- 0-100 km/h: Etanol: 10,3 | Gasolina: 10,4
- Comprimento (mm): 4309
- Largura da carroceria (mm): 1776
- Largura entre retrovisores: 1992
- Altura (mm): 1548
- Entre-eixos (mm): 2612
- Altura livre do solo (mm): 228
- Capacidade do porta-malas (litros): 419
- Peso vazio em ordem de marcha (kg): 1,272
*O jornalista viajou a Alagoas a convite da Stellantis