Novo Peugeot 2008 vem equipado com motor Fiat e parte de R$ 119,9 mil

SUV compacto mudou a cara e o "coração", incorporando a mesma motorização de Fiat Pulse, Strada e Fastback

11:05 | Ago. 07, 2024

Por: Luciano Cesário
Novo Peugeot 2008 (foto: Pedro Bicudo)

Prestes a completar dez anos no mercado brasileiro, o Peugeot 2008 ganha novas versões para 2025. O SUV mudou a cara e o coração. O novo visual é disruptivo em relação aos modelos anteriores e a motorização, embora já disponível no mercado, é uma das principais novidades. O compacto chega em três configurações, partindo de R$ 119,9 mil.

A silhueta do carro em nada lembra a versão 2024, caracterizada por uma saliência mais acentuada no teto entre os eixos frontal e traseiro. O carro transparece mais robustez e modernidade logo à primeira vista. O visual novo, embora não radicalize na comparação com os concorrentes, representa uma mudança profunda no desenho da versão anterior, testada pelo O POVO no começo deste ano.

A linha 2025 conta com três versões: Active, Allure e GT. O modelo intermediário é vendido a R$ 129,9 mil e o topo de linha chega a R$ 149,9 mil.Todos são equipados com motor T200 turbo flex 1.0, o mesmo utilizado em carros da Fiat, como o Pulse, a Strada e o Fastback. Antes, o SUV tinha motor THP 270, desenvolvido em parceria com a BMW.

A nova motorização, segundo a Peugeot, garante a melhor performance no grupo dos SUVs compactos disponíveis no Brasil. A velocidade máxima é de 195 km/h, superando concorrentes como o Volkswagen T-Cross (187 km/h), Hyundai Creta (180 km/h) e Chevrolet Tracker (177 km/h).

Na aceleração de 0-100 km/h, o carro da Peugeot bate 10,1 segundos, compartilhando a liderança com o rival da Volks. Equipado com três cilindros, o motor gera 130 cv a 20,4 kgfm de torque, entregando três modos de condução: manual (com sete velocidades), sport (mais potente) e drive (mais econômico).

A incorporação de um motor já consolidado no novo 2008 é a estratégia do Grupo Stellantis — dono da Peugeot, Fiat, Jeep e Citroen — para ganhar mais competitividade e avançar no mercado de SUVs, um dos segmentos que mais cresce em vendas.

De 2018 a 2013, a fatia de mercado dos compactos em relação aos emplacamentos gerais subiu de 20,5% para 35,7%, segundo dados da inteligência Stellantis. “Para disputar nesse mercado, não poderíamos lançar qualquer produto. O novo (Peugeot) 2008 é aquele que representa tudo que temos de melhor. Traz o que há de mais versátil em um único produto”, ressaltou a vice-presidente da Peugeot para a América do Sul, Fabiana Figueiredo.

Apesar de ser novidade no Brasil, a linha 2025 do Peugeot 2008 já roda na Europa desde o primeiro semestre deste ano. O modelo lançado pela marca é exatamente o mesmo europeu, com a diferença de que o carro importado para o Brasil será produzido na Argentina, na fábrica de El Palomar, ao lado do irmão 208, deixando de ser fabricado na planta de Porto Real (RJ).

Custo-benefício

Para ganhar mais mercado, o novo 2008 faz aposta agressiva na relação custo-benefício. A começar pelo preço. A versão GT, na casa dos R$ 150 mil, fica posicionada na faixa de valores dos modelos de entrada dos principais concorrentes. O Chevrolet Tracker 2024, por exemplo, parte de R$ 141,9 mil, enquanto o T-Cros 2025 não sai por menos de R$ 142,9 mil.

O consumo de combustível é outro ativo na gama de iscas para o consumidor médio. Segundo a francesa, o novo SUV roda até 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Com etanol, os números são mais modestos: 8,6 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada.

No geral, o carro é mais econômico do que a versão anterior, cujo consumo era de 7,8 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, 9,1 km/h no etanol e 12,9 km/l na gasolina.

Identidade visual

O Peugeot 2008 será o primeiro carro da montadora no Brasil a incorporar a o novo brasão da marca, destacado ao centro da grade frontal. Outra novidade é a assinatura luminosa que representa três garras de um leão integrada nas inserções do para-choque, um traço que crava distinção dos rivais e exprime certo grau de sofisticação e modernidade.

Na lateral, o destaque fica por conta das rodas de liga-leve diamantadas de 17”, dotadas de um desenho chamativo que recebe o novo emblema da marca ao centro. As capas dos retrovisores e as barras do teto são em preto brilhante.

Tecnologia

O painel de instrumentos digital ganhou nova posição, ao nível dos olhos, por cima do volante, com novo design, tela de 10” e alta definição. As versões Active e Allure contam com painel digital 2D, novidade na gama da linha 2025. Para a versão GT, o sistema adiciona painel digital 3D e tecnologia holográfica.

A central multimídia veio bem maior, passando de 7” para 10,3”, com uma leve inclinação lateral para o motorista. A ideia é proporcionar exclusividade para quem está ao volante. Com função touchscreen, a tela tem respostas semelhantes às de um smartphone, com foco na experiência de uso mais intuitiva.

O sistema multimídia possui, ainda, seis alto-falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A. O carregamento por indução está disponível apenas nas versões intermediária e topo de linha.

Mantendo o formato padrão do segmento, a central também permite espelhamento sem fio para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, que permite conexão com os recursos do smartphone sem o uso do cabo USB.

Conheça os recursos disponíveis nas versões

Active

Faróis LED

DRL em LED em formato de "Garra de Leão" Rodas de liga leve 17” diamantadas

Nova central PEUGEOT i-Connect 10,3” i-Cockpit® 2D digital

Allure

Todos os itens da versão Active +:

Carregador de smartphone por indução
Bancos em couro

Retrovisores externos com rebatimento eletrônico

Chave presencial (abertura e fechamento de portas)

Sensor de estacionamento dianteiro

Câmera 360° (Visiopark 360°)

Alerta de Ponto Cego


GT

Todos os itens da versão Allure +:

Conjunto óptico Full LED em formato de “Garra de Leão” Teto biton

Teto solar panorâmico

i-Cockpit® 3D

Identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos Grade bodycolor

Pedais esportivos em alumínio

Paddle Shift para troca de marchas no volante

Bancos exclusivos em couro com costura verde GT PEUGEOT Driver Assist + 6 airbags

Veja mais imagens do veículo


*O jornalista viajou a Alagoas a convite da Peugeot Brasil