BYD Song Pro: o híbrido mais elétrico entre os SUVs no Brasil

Montadora chinesa diz que o novo híbrido plug-in pode rodar mais de 100 km sem gasolina no tanque

12:42 | Jul. 17, 2024

Por: Luciano Cesário
Lançamento do novo BYD Song Pro (foto: Divulgação/BYD)

*Enviado a São Paulo

O BYD Song Pro, novo híbrido da montadora chinesa no Brasil, chega ao mercado com a maior autonomia de bateria entre os SUVs do mesmo segmento. Segundo a fabricante, o carro é capaz de rodar até 110 km sem gasolina se estiver completamente carregado. O POVO testou o modelo em São Paulo, num percurso urbano de aproximadamente 4 km.

O trajeto por dentro da cidade, entre a arena Allianz Parque e o estádio Pacaembu, não possibilitou o teste pleno de potência devido aos limites de velocidade das vias públicas. Na maioria delas, a aceleração máxima permitida não era maior que 50 km/h. Segundo a BYD, a versão topo de linha (Song Pro GL), testada pelo O POVO, atinge 100 km/h em 7,9 segundos.

Durante o percurso, duas coisas não passaram despercebidas: o motor silencioso e a direção estável. Com os vidros completamente fechados, é quase imperceptível qualquer ruído externo, ainda que o veículo esteja passando por trechos com pista irregular. Aliás, mesmo nos trechos esburacados, o condutor não sente tantas vibrações ao volante ou no espaço interno do carro.

A experiência de dirigibilidade também fica melhor com a possibilidade de ajuste elétrico no banco do motorista, funcionalidade que facilita a ergonomia veicular. Contudo, esse atributo está disponível apenas na versão topo de linha. No banco do passageiro, a regulagem é manual.

Por dentro do Song Pro

O espaço interno é confortável e no padrão premium, a começar pelo painel, que possui uma faixa em preto diamantado e outra soft touch conectando o câmbio com o console central, posicionado em relevo médio, na altura do joelho do motorista, o que gera a sensação de que os comandos ao redor do câmbio estão à mão do condutor.

A central multimídia tem 12,8” e boa resolução de imagem, com conectividade para os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Mantendo a tradição dos SUVs da BYD, a tela é giratória, podendo se posicionar na vertical ou horizontal. Para isso, basta acionar o botão disponível no volante.

Assistência ao condutor

No quesito segurança, o carro traz recursos característicos dos SUVs médios no Brasil, como o Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Freios ABS, Controle de Tração, Assistência de Partida em Rampas (HHC), Função de Frenagem Confortável, Controle de Cruzeiro (CC), Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) e Controle Eletrônico de Estabilidade (VDC).

Faltaram, contudo, alguns recursos facilmente encontrados nos modelos da mesma categoria, como o assistente de ponto cego, frenagem de emergência e correção de faixa.

Consumo

Em relação ao consumo de combustível, a chinesa afirma que o carro roda 22,7 km/l com gasolina e pode circular até 110 km com o tanque vazio, apenas no modo elétrico. De acordo com a montadora, a autonomia da bateria é a maior entre os híbridos plug-in disponíveis no mercado brasileiro. Com o tanque cheio e a bateria 100% carregada, a autonomia chega a 1.100 km, conforme divulgou a fabricante.

A durabilidade da bateria dos rivais é inferior: o Jeep Compass híbrido, por exemplo, circula no máximo 44 km. Com a vantagem na eficiência elétrica, o Song Pro se firma como o híbrido plug-in mais elétrico do Brasil.

Produção nacional

O novo modelo chega ao mercado para ampliar o line-up de híbridos da fabricante chinesa no Brasil, que já conta com o BYD King e o BYD Song Plus no portfólio. O Song Pro, no entanto, carrega assinatura brasileira própria. Ele será o primeiro híbrido plug-in fabricado no Brasil, na fábrica de Camaçari, na Bahia, prevista para iniciar a operação até o começo de 2025.

Cores e preços

O BYD Song Pro está disponível nas cores Branco, Cinza e Azul. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem.

O preço da versão de entrada, a Pro GL, é R$ 189.800. Já a topo de linha (Pro GS) custa R$ 199.800. Os valores, no entanto, são promocionais, válidos somente para as primeiras 3 mil unidades importadas. A montadora não revelou se haverá ajuste de preço após a venda do primeiro lote.

Ficha técnica BYD Song Pro GS

  • Tipo de energia: Híbrido Plug-in
  • Comprimento (mm): 4738
  • Largura (mm): 1860
  • Altura (mm): 1710
  • Entre-eixos (mm): 2712
  • Raio de giro (m): 5,8
  • Distância do solo (mm) (em ordem de marcha): 156
  • Volume do porta-malas (l): 520
  • Tamanho do tanque de combustível (l): 52
  • Pneus: 225/60R18
  • Suspensão dianteira: McPherson
  • Suspensão traseira: Multi-link
  • Freio dianteiro: freio a disco ventilado
  • Freio traseiro: freio a disco
  • Tração: Dianteira
  • Motor elétrico: Potência máxima (cv): 197
  • Torque máximo (N.m): 300
  • Motor à combustão: Potência máxima (cv): 98
  • Potência combinada (cv): 235
  • Aceleração 0-100 km (s) Velocidade máxima (km): 7,9
  • Consumo energético (MJ/km): 0,56
  • Tipo de bateria: Blade (LFP)
  • Capacidade da bateria (kWh): 13,8
  • Autonomia elétrica NEDC (km): 110
  • Forma de carregamento + potência (kW): Carregamento AC (até 6,6)
  • Faróis dianteiros de LED: sim
  • Faróis de neblina traseiros: sim
  • Ajuste manual da altura do farol: sim
  • Faróis automáticos (acendimento automático): sim
  • Função "Follow Me Home": sim
  • Luzes diurnas LED: sim
  • Luz de placa traseira: sim
  • Lanterna traseira LED: sim
  • Painel de instrumentos de 8,8" em LCD: sim
  • Volante multifuncional: sim
  • Carregamento sem fio para celular: sim
  • Tomada 12V: sim
  • Bancos com revestimento premium sustentável: sim
  • Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis: sim
  • Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções: sim
  • Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil: sim
  • Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS): sim
  • Freios ABS: sim
  • Controle de tração: sim
  • Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem: sim
  • Assistência de partida em rampas: sim
  • Song Pro DM-i GL: sim
  • Função de frenagem confortável: sim
  • Controle de cruzeiro: sim
  • Freio de estacionamento eletrônico: sim
  • Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS): sim
  • Controle eletrônico de estabilidade (VDC): sim
  • Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares: sim
  • Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares: sim
  • Chave presencial: sim
  • Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções: sim
  • Airbag frontal do motorista: sim
  • Airbag frontal do passageiro: sim
  • Airbags laterais dianteiras: sim
  • Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira): sim
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força: sim
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado: sim
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado: sim
  • Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado: sim
  • Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível: sim
  • Desbloqueio elétrico do porta-malas: sim
  • Abertura elétrica do porta-malas: sim
  • Limpador de parabrisa intermitente: sim
  • Desembaçador elétrico do vidro traseiro: sim
  • Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores: sim
  • Espelho retrovisor com desembaçador: sim
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores: sim
  • Tela flutuante rotativa (pol): sim
  • Câmera 360 graus: sim
  • Compatibilidade com cartão NFC*: sim
  • Sistema DiLink: sim
  • Atualização remota por OTA (Over-the-Air): sim
  • Pacote de tráfego 4G: sim
  • GPS integrado: sim
  • Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android: sim
  • Comandos de voz: sim
  • Sistema de som: 6 alto-falantes
  • Entrada USB: sim
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Saída de ar para o banco traseiro: sim
  • Filtro de ar PM2.5: sim

Ficha técnica BYD Song Pro GL

  • Tipo de energia: Híbrido Plug-in
  • Comprimento (mm): 4738
  • Largura (mm): 1860
  • Altura (mm): 1710
  • Entre-eixos (mm): 2712
  • Raio de giro (m): 5,8
  • Distância do solo (mm) (em ordem de marcha): 156
  • Volume do porta-malas (l): 520
  • Tamanho do tanque de combustível (l): 52
  • Pneus: 225/60R18
  • Suspensão dianteira: McPherson
  • Suspensão traseira: Multi-link
  • Freio dianteiro: freio a disco ventilado
  • Freio traseiro: freio a disco
  • Tração: Dianteira
  • Motor elétrico: Potência máxima (cv): 197
  • Torque máximo (N.m): 300
  • Motor à combustão: Potência máxima (cv): 98
  • Potência combinada (cv): 223
  • Aceleração 0-100 km (s) Velocidade máxima (km): 8,3
  • Consumo energético (MJ/km): 0,59
  • Tipo de bateria: Blade (LFP)
  • Capacidade da bateria (kWh): 12,9
  • Autonomia elétrica NEDC (km): 71
  • Forma de carregamento + potência (kW): Carregamento AC (até 6,6)
  • Faróis dianteiros de LED: sim
  • Faróis de neblina traseiros: sim
  • Ajuste manual da altura do farol: sim
  • Faróis automáticos (acendimento automático): sim
  • Função "Follow Me Home": sim
  • Luzes diurnas LED: sim
  • Luz de placa traseira: sim
  • Lanterna traseira LED: sim
  • Painel de instrumentos de 8,8" em LCD: sim
  • Volante multifuncional: sim
  • Carregamento sem fio para celular: não
  • Tomada 12V: sim
  • Bancos com revestimento premium sustentável: sim
  • Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis: sim
  • Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções: não
  • Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil: sim
  • Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS): sim
  • Freios ABS: sim
  • Controle de tração: sim
  • Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem: sim
  • Assistência de partida em rampas: sim
  • Song Pro DM-i GL: sim
  • Função de frenagem confortável: sim
  • Controle de cruzeiro: sim
  • Freio de estacionamento eletrônico: sim
  • Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS): sim
  • Controle eletrônico de estabilidade (VDC): sim
  • Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares: sim
  • Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares: sim
  • Chave presencial: sim
  • Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções: sim
  • Airbag frontal do motorista: sim
  • Airbag frontal do passageiro: sim
  • Airbags laterais dianteiras: sim
  • Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira): sim
  • Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força: sim
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado: sim
  • Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado: sim
  • Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado: sim
  • Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível: sim
  • Desbloqueio elétrico do porta-malas: sim
  • Abertura elétrica do porta-malas: sim
  • Limpador de parabrisa intermitente: sim
  • Desembaçador elétrico do vidro traseiro: sim
  • Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores: sim
  • Espelho retrovisor com desembaçador: sim
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores: sim
  • Tela flutuante rotativa (pol): sim
  • Câmera 360 graus: sim
  • Compatibilidade com cartão NFC*: sim
  • Sistema DiLink: sim
  • Atualização remota por OTA (Over-the-Air): sim
  • Pacote de tráfego 4G: sim
  • GPS integrado: sim
  • Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android: sim
  • Comandos de voz: sim
  • Sistema de som: 6 alto-falantes
  • Entrada USB: sim
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Saída de ar para o banco traseiro: sim
  • Filtro de ar PM2.5: não

*O jornalista viajou a convite da BYD Brasil