Renault Kardian: SUV compacto entra "à brasileira" na briga com Nivus e Pulse

O POVO testou novo modelo da montadora francesa que chega ao mercado com assinatura brasileira

A francesa Renault quer sair de um lugar comum na briga com a concorrência no mercado de SUVs compactos. Ao apresentar o Kardian, a montadora entrou “à brasileira” na disputa com modelos já consolidados como Fiat Pulse e VW Nivus.

O carro tem o DNA do Brasil da concepção à produção. Foi idealizado e está sendo fabricado na planta da Renault em São José dos Pinhais (PR). Está nas concessionárias de todo o País desde março e foi testado em Fortaleza durante uma semana.

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O Kardian faz barulho em silêncio. No estilo brasileiro, ele “chega, chegando”. Não passa despercebido a quem contempla as sutilezas de um SUV com linhas bem desenhadas. A inédita cor laranja energie prendeu a atenção de muitos em meio ao vai e vem do cotidiano irrequieto da Capital cearense.

Mesmo nas arrancadas mais abruptas, o escapamento quase não emite ruídos. Silêncio que não significa discrição. Kardian é o tipo de carro com o qual não se pode “sair à francesa” sem antes se fazer notar. Mas o modelo não chega ao mercado brasileiro apenas para ser mais um SUV bonito. Ele é a grande aposta da Renault para assustar as rivais —com muito barulho— no quesito competitividade.

Potência

Equipado com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 125 cv e 22,4 kgfm, o modelo repete a estratégia de motorização turbinada presente no Pulse e no Nivus. Contudo, inova na configuração do câmbio, tendo transmissão com dupla embreagem e seis marchas, na linha do padrão dos esportivos. O modelo da Fiat vai de CVT com sete marchas simuladas, enquanto o da Volkswagen traz sistema automático tradicional com seis marchas.

Os três brigam em pé de igualdade na potência. Vantagem pequena para o Pulse, que bate 130 cv, seguido do Nivus, com 128 cv, um pouco à frente dos 125 cv do modelo da francesa. De acordo com a Renault, o Kardian atinge até 180 km/h na pista, indo de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol e 10,7 segundos com gasolina, números razoáveis para um carro sem pretensões de disputar terreno com os esportivos.

Comodidade

Quando o assunto é espaço interno, a briga continua boa. Nivus vence no comprimento, com 4,26 m, contra 4,12 m do Kardian e 4,09 do Pulse. No entre eixos, contudo, o SUV da Renault assume a dianteira, com 2,60 m, ante 2,56 m do concorrente da Volkswagen e 2,53 m do modelo da Fiat.

As dimensões generosas da cabine conferem conforto e boa ergonomia ao condutor. Nada no painel está fora do alcance de quem está ao volante. O ponto negativo é a ausência de ajuste elétrico nos bancos dianteiros, funcionalidade em falta até mesmo na versão topo de linha, a Première Edition, testada pelo O POVO.

Performance nas ruas

No trajeto urbano, o Kardian enfrentou condições triviais nas grandes cidades brasileiras: buraqueira no asfalto, solo irregular, ruas alagadas e trânsito congestionado. Submeter o carro a estes cenários foi uma prova de fogo à suspensão, que se mostrou firme e estável, garantindo mais segurança nos trechos sinuosos.

Nos engarrafamentos, não agradou a resposta lenta do motor à aceleração. Ficou a impressão de que o carro reage com menos agressividade quando em baixa rotação. Não é algo que compromete a dirigibilidade, mas se faz perceptível à sensibilidade dos pés. Com a rotina, talvez caia na normalidade para os futuros compradores.

O desempenho do carro nas ruas varia conforme o modo de condução. São três opções disponíveis: Eco, que deixa a aceleração menos sensível e a retomada mais lenta; Sport, ideal para a estrada quando se busca extrair maior potência; e o My Sense, com configuração personalizável a partir das funcionalidades disponíveis no painel de instrumentos.

Como na maioria das vias de Fortaleza a velocidade máxima varia de 50 km/h a 60 km/h, o modo Eco se mostrou uma boa alternativa de condução. Além de deixar o carro mais arisco e bem comportado no trânsito caótico das avenidas mais movimentadas, ajuda a economizar combustível.

A Renault diz que o Kardian faz até 13,9 km/l com gasolina, na estrada. Um bom padrão de consumo, mas abaixo do Pulse (14,4 km/l) e do Nivus (14,1 km/l). Os números do desempenho são calculados com base nos critérios do Inmetro.

Luzes, câmeras e inovações

De modo geral, o Kardian é um carro com direção amigável e que agrada muito quando o assunto é praticidade. A começar, antes mesmo de entrar na cabine. O SUV conta com chave presencial do tipo cartão. Para destravar a porta, basta se aproximar do veículo com o cartão no bolso, o que pode ser muito útil quando o condutor está com as duas mãos ocupadas –na saída do supermercado, por exemplo.

Na cabine, destaque para a linha luminosa em LED presente nas duas portas dianteiras, conferindo certo requinte. Destoa dessa característica, no entanto, o acabamento feito à base de plástico rígido, com exceção de parte do painel, que traz linha em soft touch, mesclando couro e plástico texturizado. As portas da frente também possuem linhas com essas características.

Em relação à tecnologia, destaque para o freio de estacionamento eletrônico. Ao parar, basta pressionar o botão “P”, no console central, para que o freio de mão seja acionado automaticamente. A alavanca do câmbio, do tipo “e-shifter”, é outra inovação. A manopla de comando é no formato joystick, discreta, deixando o console mais livre e transmitindo um conceito de modernidade.

A central multimídia de 8” é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. A qualidade da imagem não é das melhores, mas as funcionalidades disponíveis são especialmente úteis, a exemplo das câmeras traseiras e frontais, que ajudam o motorista a estacionar com segurança nos espaços mais limitados.

O carro disponibiliza quatro entradas USB: duas na frente e duas atrás. Além disso, conta com sistema de carregamento por indução. O ar condicionado não tem saídas para os bancos traseiros. Poderia estar disponível ao menos na versão topo de linha.

O Kardian traz na Première Edition ao menos 13 Sistemas de Assistência ao Condutor (ADS, na sigla em inglês) e em todas as versões vem equipado com seis airbags. O alerta de ponto cego é uma das ferramentas mais precisas para evitar colisões. Com tanta tecnologia disponível, faltou rebatimento elétrico nos retrovisores, mais do que um mero detalhe para quem procura um SUV seguro e tecnológico.

Cores

O Kardian será produzido no Brasil e exportado para a América do Sul em cinco opções de cores no portfólio: Branco Glacier, Preto Nacré, Cinza Cassiopée, Prata Etoilé e Laranja Energy.

Preços

Os preços do Renault Kardian variam de acordo com a versão escolhida:

Evolution: R$ 112.790

Techno: R$ 122.990

Première Edition: R$ 132.790


Motor

999 cm³, turbo, três cilindros em linha, 12 válvulas, injeção direta, flex


Tração

Dianteira 4x2


Potência máxima (ABNT)

125 cv (E) / 120 cv (G) @ 5.000 rpm


Torque máximo (ABNT)

22,4 kgfm @ 2.250 rpm (E)

20,4 kgfm @ 2.000 rpm (G)

Taxa de compressão

11,0:1


Câmbio

Automatizado, seis marchas, dupla embreagem banhada a óleo


Direção

Elétrica


Diâmetro de giro

10,5 m


Freios

Discos ventilados na dianteira e

tambores na traseira com Sistema antitravamento (ABS)


Pneus/rodas

205/60 R16 (versão Evolution)

205/55 R17 (versões Techno e Première Edition)


Suspensão dianteira
MacPherson com rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores


Suspensão traseira

Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais


Aceleração 0-100 km/h

9,9 s (E) e 10,7 s (G)


Tanque de combustível

50 litros


Consumo (INMETRO)

Com gasolina: 13,1 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada

Com etanol:9,0 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada

 

Peso do veículo em ordem de marcha (PVOM)

1.166 kg

1.184 kg

1.186 kg


Porta-malas

358 litros (VDA)


Dimensões

Entre-eixos

2.604 mm


Comprimento

4.119 mm


Largura com/sem retrovisores

2.025 mm/ 1.747 mm


Altura com/sem barras de teto

1.596 mm / 1.544 mm


Altura livre do solo

209 mm


Ângulo de entrada

20°


Ângulo de saída

36°

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