Jeep Commander 2025, o grandão mais forte e mais barato

Com o Hurricane 2.0T e 40,8 kgfm de torque, o Jeep Commander acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos. E em mais um efeito chinês, a Jeep anunciou reduções de R$ 18 mil a R$ 40 mil em relação à gama atual. Começa em R$ 217.290 e vaiaté R$ 321.290, na inédita Blackhawk 2.0 gasolina 4x4, testada pelo O POVO

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Jocélio Leal, enviado ao Uruguai (Punta del Este e Maldonado, a convite da Jeep do Brasil) - O Novo Jeep Commander 2025 é novo sobretudo pelo novo motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv. Depois vêm as tecnologias de condução semi autônoma de nível 2 em todas as versões e garantia de cinco anos, também oferecida aos demais modelos da marca - o novo Compass e o Renegade, mesmo para aqueles comprados a partir de 2022. Com o Hurricane 2.0T e 40,8 kgfm de torque, o Jeep Commander acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos. E em mais um efeito chinês, a Jeep anunciou reduções de R$ 18 mil a R$ 40 mil em relação à gama atual.

Ele é pernambucano, tal qual os primos. Os três saem da fábrica em Goiana (PE), mas a Jeep escolheu o Uruguai para apresentá-los, na zona rural de Punta del Este e Maldonado. O POVO dirigiu o modelo, cujos preços começam na inédita Longitude com motor T270 1.3 turbo flex com cinco lugares por R$ 217.290 e vão até R$ 321.290, na também inédita Blackhawk 2.0 gasolina 4x4, a que testamos.

Uma outra novidade no portfólio do modelo é esta opção com cinco lugares da Longitude - terceira fileira se tornou opcional. Cá pra nós, os sete lugares resolvem, mas havia muita gente querendo ter mesmo cinco e ganhar espaço para porta-malas. Na versão com menos passageiros, 661 litros de volume livre no porta-malas, tornando-o o maior da categoria D-SUV com cinco lugares. Com sete lugares, são 233 litros de capacidade, o maior volume com sete ocupantes na categoria. Já que estamos falando de bagageiro, veja essa:

O espaço aumenta de acordo com a combinação escolhida, podendo chegar a 1.760 litros com o rebatimento da segunda e terceira fileiras de bancos. O acesso à terceira fileira de bancos pede um leve toque na alavanca para puxar e rebater a segunda fileira, abrindo um espaço para que duas pessoas (sejam adultos ou crianças) alcancem e se acomodem na terceira fileira. A segunda fileira permite um deslocamento longitudinal de até 14 centímetros, o que permite facilitar a vida para passageiros da segunda ou terceira fileira (ao liberar mais espaço para as pernas), ou um aumento do espaço do porta malas. Repare nas possibilidades de configuração e o volume disponível no porta-malas em cada uma delas:

• 7 ocupantes = 233 litros
• 6 ocupantes = 448 litros
• 5 ocupantes = 661 litros
• 4 ocupantes = 736 litros
• 2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto)

Por fora, não há lá tantos sinais de mudança. O motor é mesmo o que puxa. Depois de trazer o Compass 2025 com o motor de 272 cv da Ram Rampage, não se esperava nada diferente. T270 1.3 turbo flex passa a ser oferecida com 5 lugares e a terceira fileira como opcional. O motor 2.0 turbo a gasolina da Ram Rampage está lá, equipando as novas versões Overland Hurricane e a inédita Blackhawk Hurricane.

De todo modo, para não dizer que não mudou, as sete fendas da Jeep na dianteira têm inclinação menor e possuem grade interna horizontal. Ao todo, são seis versões. Somente a Overland e Blackhawk - as mais caras - vêm com o novo motor. Além do 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, tem ainda o 2.0 turbodiesel de 170 cv. Sim, o diesel resiste. Ele tem 35,7 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 com reduzida e seletor de modos de condução.

Dirigir o Commander 2025, especialmente nos trechos rodoviários, é uma experiência marcada pela tranquilidade. Sobretudo, nas horas mais importantes da estrada - leiam-se ultrapassagens e retomadas. O aumento da oferta de itens de tecnologia de série desde a versão de entrada até a sua versão mais completa é um trunfo competitivo bem relevante.

A Blackhawk se diferencia das demais versões especialmente pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento exclusivo Dark Chrome e também pela presença de pinças de freio na cor vermelha, que garantem uma dose extra de esportividade ao modelo. O interior também muda no Commander Blackhawk: há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido. A versão também dispõe com exclusividade da cor cinza Sting Gray para a carroceria.

ANOTAÇÕES


Por fora

No visual, a versão Blackhawk se diferencia pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento Dark Chrome

Cor exclusiva cinza Sting Gray

Por dentro

No interior, há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido

A versão de entrada Longitude ganha a opção 5 lugares. A terceira fileira se tornou opcional

Todas as versões têm como item de série o painel de instrumentos de 10,25” e som Premium Harman Kardon


Nas versões Overland e Blackhawk, há sensor de presença. Permite a abertura sem o uso das mãos.


Assentos frontais com ajuste elétrico (banco do motorista desde a versão Limited) e banco do passageiro nas configurações Overland


Porta-malas 7 ocupantes = 233 litros • 6 ocupantes = 448 litros • 5 ocupantes = 661 litros • 4 ocupantes = 736 litros • 2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto)


Motorização

As duas versões mais caras, Overland e Blackhawk, trazem motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm de torque

Além do novo motor Hurricane, a Jeep mantém duas opções: o motor T270 Turbo Flex e o TD380 Turbo Diesel

Brasileiro


O Commander é produzido no Polo Automotivo de Goiana (PE)


Garantia de 5 anos


Uma grande novidade: os carros da Jeep passam a ter 5 anos de garantia de fábrica


Quanto custa

Os preços estão mais baixos. As reduções vão de R$ 18 mil a R$ 40 mil.

Longitude 1.3 5 lugares - R$ 217.290 (versão inédita)
Longitude 1.3 7 lugares - R$ 225.990 (era R$ 241.590)
Limited 1.3 - R$ 240.990 (era R$ 261.790)
Overland 1.3 - R$ 262.990 (era R$ 289.990)
Overland 2.0 turbodiesel - R$ 298.290 (era R$ 339.990)
Overland 2.0 gasolina 4x4 - R$ 308.290 (versão inédita)
Blackhawk 2.0 gasolina 4x4 - R$ 321.290 (versão inédita)

VERSÕES E ATRIBUTOS

Longitude 1.3 7 lugares: airbags laterais e de cortina, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full-LED, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, porta-malas com abertura elétrica, rodas de 18 polegadas, alerta de saída de faixa com correção do volante e centralização, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e reconhecimento de placas de trânsito. Terceira fileira de bancos opcional.


Limited 1.3: mesmos itens da versão Longitude 1.3 mais airbags de joelho para motorista, bancos de couro e suede, carregador de celular por indução e alerta de objeto em ponto cego.


Overland 1.3: mesmos itens da Limited E mais rodas de 19 polegadas, banco do passageiro com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e som da marca Harman Kardon.


Overland 2.0 turbodiesel: mesmos itens do 1.3 turbo, mas com propulsor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 com seletor de terrenos.


Overland 2.0 gasolina: mesmos itens do 2.0 turbodiesel, mas com motor 2.0 turbo Hurricane. Tem dupla saída de escape.
Blackhawk 2.0 gasolina: mesmo conteúdo da Overland 2.0 gasolina mais design escurecido e pinças de freio na cor vermelha

No test-drive, nada radical. Aliás, o máximo de “dificuldade” foi um trecho de alguns poucos quilômetros em terra batida. Mas bem batida. Nem sequer testamos o sistema de tração. Ele conta com um seletor de terrenos pelo qual o condutor tem à disposição os modos:

• Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4x4, o que oferece ainda mais segurança em situações de mudança abrupta da condição do piso como por exemplo em casos de chuvas torrenciais.

• Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, permite: arranque em 2ª marcha; o Modo 4x4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro; o Controle do torque eletronicamente.

• Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite: trocas de marchas em rotações mais altas; o Modo 4x4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das rodas.

Tecnologia ADAS nível 2

A tecnologia ADAS de nível 2, com o conjunto de recursos de segurança que ela oferece, em primeiro lugar. O sistema ADA (Assistente ativo de direção) combina o uso do Lane Centering e do ACC (Piloto automático adaptativo). A combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

O sistema ADAS de nível 2 é item de série em todas as versões da linha Commander 2025. Confira todas as tecnologias em prol da segurança que integram a lista:

• ADA | Assistente ativo de direção É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

• Lane Centering | Centralizador de faixa. Esse é um recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do veículo.

• ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go Escolha uma velocidade e uma distância constante que você deseja manter de outros veículos e deixe a tecnologia do seu Jeep acelerar ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.

• AHB | Comutacao automatica dos farois: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximando em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Um auxílio muito bem-vindo especialmente para condução na estrada.

• DDT | Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Se detectar sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.

• LDW | Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, a fim de manter o veículo na faixa.

• FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios automaticamente.

• TSR | Reconhecimento de placas de transito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.

• BSM | Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.

• RCM | Deteccao de trafego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a re em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).

Os recursos se somam a uma série de outros sistemas de segurança já conhecidos do Commander, por exemplo os seis airbags, além de um diferencial bem interessante que compõe as versões Overland e Blackhawk: os pneus com tecnologia Seal Inside®, uma solução que permite ao pneu continuar rodando sem perda de pressão do ar, prevenindo 85% dos casos de perfurações de até 5mm localizadas na banda de rodagem. Caso seja preciso trocar o pneu, o condutor pode seguir viagem até o local mais seguro.

A marca aprovou Galvão Bueno a gritar” É penta” na campanha. Sabe que os cinco anos de garantia são mesmo um imenso diferencial. A “Garantia Ampliada Jeep” vale para quem está em dia com as revisões. Por exemplo, um cliente com um Commander 2022, que estaria com a sua garantia de três anos terminando esse ano, poderá ter mais dois anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa.

O Commander anterior, por assim dizer, foi lançado há pouco mais de dois anos e atingiu a marca de 50 mil unidades produzidas no Brasil. Foi o carro de sete lugares mais vendido desde o ano de lançamento e também onde o modelo liderou as vendas da categoria de SUVs grandes pelo segundo ano consecutivo em 2023, com 23% da fatia do seu mercado.

 


Por fora


No visual, a versão Blackhawk se diferencia pelo acabamento escurecido em diversos pontos, como logotipos, rodas (de 19”), nova grade dianteira com acabamento Dark Chrome 


Cor exclusiva cinza Sting Gray


Por dentro


No interior, há bordado da versão nos bancos e acabamento especial no painel, com tratamento em suede preto e filme escurecido


A versão de entrada Longitude ganha a opção 5 lugares. A terceira fileira se tornou opcional  


Todas as versões têm como item de série o painel de instrumentos de 10,25” e  som Premium Harman Kardon


Nas versões Overland e Blackhawk, há sensor de presença. Permite a abertura sem o uso das mãos. 


Assentos frontais com ajuste elétrico (banco do motorista desde a versão Limited) e banco do passageiro nas configurações Overland


Porta-malas  7 ocupantes = 233 litros • 6 ocupantes = 448 litros • 5 ocupantes = 661 litros • 4 ocupantes = 736 litros • 2 ocupantes (motorista e passageiro) = 1.760 litros (até o teto) 



Motorização


As duas versões mais caras, Overland e Blackhawk, trazem motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm de torque


Além do novo motor Hurricane, a Jeep mantém duas opções: o motor T270 Turbo Flex e o TD380 Turbo Diesel



Brasileiro


O Commander é produzido no Polo Automotivo de Goiana (PE)


Garantia de 5 anos


Uma grande novidade: os carros da Jeep passam a ter 5 anos de garantia de fábrica


Quanto custa


Os preços estão mais baixos. As reduções vão de R$ 18 mil a R$ 40 mil. 


  • Longitude 1.3 5 lugares - R$ 217.290 (versão inédita)

  • Longitude 1.3 7 lugares - R$ 225.990 (era R$ 241.590)

  • Limited 1.3 - R$ 240.990 (era R$ 261.790)

  • Overland 1.3 - R$ 262.990 (era R$ 289.990)

  • Overland 2.0 turbodiesel - R$ 298.290 (era R$ 339.990)

  • Overland 2.0 gasolina 4x4 - R$ 308.290 (versão inédita)

  • Blackhawk 2.0 gasolina 4x4 - R$ 321.290 (versão inédita)



VERSÕES E ATRIBUTOS

Longitude 1.3 7 lugares: airbags laterais e de cortina, central multimídia de 10,1 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full-LED, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, porta-malas com abertura elétrica, rodas de 18 polegadas, alerta de saída de faixa com correção do volante e centralização, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência e reconhecimento de placas de trânsito. Terceira fileira de bancos  opcional.  


Limited 1.3: mesmos itens da versão Longitude 1.3 mais airbags de joelho para motorista, bancos de couro e suede, carregador de celular por indução e alerta de objeto em ponto cego. 

Overland 1.3: mesmos itens da Limited E mais rodas de 19 polegadas, banco do passageiro com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e som da marca Harman Kardon. 

Overland 2.0 turbodiesel: mesmos itens do 1.3 turbo, mas com propulsor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4 com seletor de terrenos. 

Overland 2.0 gasolina: mesmos itens do 2.0 turbodiesel, mas com motor 2.0 turbo Hurricane. Tem dupla saída de escape. 

Blackhawk 2.0 gasolina: mesmo conteúdo da Overland 2.0 gasolina mais design escurecido e pinças de freio na cor vermelha 



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