Traction Avant: um conceito que já dura 90 anos
Há 90 anos, em 1934, a Citroën aparecia com o então "Citroën 7CV" inovando e criando tendênciasDesenvolvido em apenas 18 meses na década de 1930 por André Lefèbvre e Maurice Sainturat, o Citroën 7CV é compreendido como um carro revolucionário. Apresentado em abril de 1934 e lançado no mês seguinte, o sucesso foi tão estarrecedor que ele foi produzido até julho de 1957 e na contemporaneidade é lembrado com saudosismo.
Com o passar do tempo, o Citroën 7CV passou a se chamar "Traction Avant", que significa "tração dianteira", uma das sutilezas que dera visibilidade ao modelo.
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O Traction Avant produziu 759.123 unidades fabricadas. A indústria automotiva global, em essencial, a categoria de carros de passeio, ainda se espelha no conceito criado pela marca 90 anos atrás.
A junção de suspensão independente — acessível por um capô com fixação longitudinal, facilitando a vida dos mecânicos —, a carroceria monobloco, e os freios hidráulicos, foram outros adicionais que tornaram o veículo mais encantador aos olhos do público.
Não à toa, foi amado por políticos, artistas, poetas e empresários durante estes 23 anos, tendo, inclusive, as famosas versões presidenciais feitas por Henri Chapron para o ex-presidente francês Charles de Gaulle.
Mais leve e mais elegante
Além de que o Traction Avant era cerca de 25% mais leve do que a maioria dos rivais da época, tinha uma aparência jamais vista. Sem cardã atravessando a carroceria longitudinalmente, era espaçoso por dentro e, sem um chassi ou carroceria separados, era baixo, leve e ágil.
O escolhido para desenhá-lo artesanalmente foi o escultor italiano Flaminio Bertoni, que nunca havia trabalhado no setor automotivo.
Mesmo assim, Bertoni conseguiu aproveitar o seu talento, conhecimentos do trabalho com metal, e as inovações tecnológicas, para chegar a uma silhueta aerodinâmica, elegante e inconfundível. O projeto, apresentado a André Citroën em um molde de argila, foi aprovado de imediato.
Versões e diferenciais
Uma das versões mais raras do Traction Avant é a 7A, que somou sete mil unidades fabricadas até julho de 1934 e era equipada com um motor de quatro cilindros, 1.303 cm³ e 32 cv.
Depois vieram os modelos 7B (1.628 cm³ e 38 cv) e 7 Sport (1.910 cm³ e 48 cv). Era possível escolher entre as carrocerias Berline (sedã), Faux Cabriolet (conversível) e Roadster (conversível com dois lugares).
Em 1938, surgiu uma versão mais potente, a 15-Six G, munida com motor seis-cilindros de 2.867 cm³ e 77 cv e suspensão hidropneumática. Esta versão foi apelidada de "Queen of the Road" (Rainha da Estrada), pelo vanguardismo, imponência, mas também conforto e impavidez no rodar.
Todas as versões usavam caixa de câmbio de três marchas, com a alavanca, no estilo típico da Citroën (projetando-se verticalmente do painel).
O veículo, por ser mais baixo, possuía, consequentemente, a parte dianteira menor, reduzindo a resistência do ar. A suspensão independente com barra de torção e o moderno sistema de direção recompensavam o desafio com um guiar mais vívido.
A suspensão independente nas quatro rodas proporcionou um conforto de condução, conferindo uma estabilidade na estrada sem precedentes para a época. E por não possuir um túnel de transmissão, o interior tinha um piso totalmente plano.
A marca Citroën
Desde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.