Jeep Compass 2025 tem novo motor de 272 cv e desconto de até R$ 20 mil

O POVO traz todos os detalhes do novo Compass 2025, fabricado em Pernambuco e apresentado em test drive no Uruguai. A linha 2025 tem a mesma cara, praticamente, mas inclui o novo motor Hurricane 2.0T de 272 cv e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos.Há redução de até R$ 20 mil. Começa em R$ 179.990 e vai até R$ 279.790; Confira galeria de imagens

21:51 | Abr. 23, 2024

Por: Jocélio leal
Jeep Compass, de 0 a 3 anos, teve melhor avaliação geral no Nordeste (foto: Pedro Brito/Divulgação)

Jocélio Leal (Enviado a Punta del Este e Maldonado, Uruguai)*

Ao mirar o novo Compass 2025, não se percebe grandes alterações. A estética dele é praticamente idêntica. Só mesmo quem for mais afeito aos detalhes. A grande novidade do SUV produzido em Goiana (PE) é perceptível no pé e no contagiros. A linha 2025 traz o novo motor Hurricane 2.0T de 272 cv e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina. Acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Na tabela, de preços, menos até R$ 20 mil. Começa em R$ 179.990 e vai até R$ 279.790.

É o SUV médio mais rápido produzido no Brasil, enche o peito a Stellantis. Mesmo que ao volante não se queira ir aos 228 km/h prometidos, tem-se uma vigorosa capacidade de retomada. No cardápio de versões, uma nova. A versão inédita Blackhawk põe no Compass uma pegada esportiva. Para lançar o rapaz, a Jeep marcou o evento para Punta del Este, no Uruguai. O resultado surpreendeu.

E como concorrência faz bem, o modelo tem redução de preço e garantia estendida. Na garantia, agora cinco anos, assim como passaram a ter o Commander e o Renegade. Detalhe, retroativa a automóveis produzidos a partir de 2022 - desde que devidamente revisados na rede de concessionárias. Duas tacadas ousadas e agressivas ante as verdades chinesas.

Outro trunfo do modelo é o ADAS nível 2 de série em praticamente todas as versões. Com o novo ADAS, entra o ADA (Assistente ativo de direção). É a combinação do uso do Lane Centering (centralizador em faixa) e do ACC. A combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida.

E outra: possibilidade de blindagem certificada pela engenharia Stellantis, um tiro em direção ao mercado da blindagem nessa faixa de consumo. Para não dizer que o design é igual, sem tirar nem pôr, a montadora há aguns charmes dentro e fora. Tem nova grade dianteira, novas rodas com desenhos e opções de 18” e 19”.

Testamos a versão Blackhawk, a mais completa e posicionada pela montadora como a estreia da linha esportiva da Jeep no Brasil. É uma delícia dirigir o Compass na estrada. Potência e torque estão lá e isso não implica acelerar além dos limites, mas sentir a tranquilidade das retomadas e ultrapassagens. A propósito, os fotossensores uruguaio são "gentis". A medição da velocidade para efeito de multa acontece depois que se cruza o display do aparelho. Caso no limite, ele exibe um simpático "Gracias". Caso não, alerta para o excesso e então o motorista pode reduzir até passar pelo aparelho que vai aferir a multa.

Na lista de diferenciais estéticos, tratamento escurecido em diversos pontos, como grade frontal, logotipos e rodas – que, aliás, são de 19 polegadas em liga leve, e as únicas a contar com pinças de freio na cor vermelha, com a clara função de dar o tom esportivo. Com a mesma função, os para-lamas e saias laterais são na cor da carroceria.

O conceito escurecido está a bordo. Tem revestimento do teto na cor preta. O acabamento em couro e suede nos bancos completam o fato de serem elétricos tanto para motorista como passageiro, o que não é regra na praça, em claro constrangimento para o condutor mais gentil.

O porta-malas tem abertura e fechamento eletrônicos e possui sensor de presença, muito útil na vida real do supermercado com sacolas na mão. Não é novidade no mercado há anos, mas está lá no Compass na versão mais cara. Basta movimentar o pé por baixo do para-choque traseiro para que o sensor detecte a presença e acione o sistema de abertura ou fechamento de forma automática.

Além do lançamento da versão Blackhawk, a linha 2025 também adiciona a versão Overland. Ao todo, são sete versões: Jeep Compass Sport e Longitude (equipados com motor T270 Turbo Flex), Jeep Compass Limited (motor T270 ou TD350 Turbo Diesel), Jeep Compass Série S (motor T270), Jeep Compass Overland (motor Hurricane), Jeep Compass Blackhawk (motor Hurricane).

Com oito alto-falantes e subwoofer, o sistema Premium Beats está disponível em praticamente todas as versões na linha 2025. No caso das versões Longitude T270, o consumidor pode ainda optar pelo pacote Night Eagle, que inclui design externo com elementos escurecidos (rodas, friso lateral, moldura da grade, friso do rack de teto e logotipos), disponibilidade da cor especial Sting Gray, e outras mumunhas mais.

O novo trem de força (powertrain) traz um câmbio automático de nove velocidades e tração 4x4 Jeep Active Drive Low, sistema que dispõe de seletor de terrenos, de eixo traseiro totalmente desconectável e do Power Transfer Unit (PTU) – para maior eficiência de combustível e engates instantâneos quando a performance 4x4 é necessária. Ademais, foram realizados ajustes de suspensão especialmente para a motorização.
A bordo, sistema de áudio Premium Beats, plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle. O porta-malas é automático com sensor de presença e bancos elétricos para motorista e passageiro, algo apontado como diferencial porque de fato ainda é.

O motor Hurricane é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, além de turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento.

Para lidar com o novo motor, o sistema de transmissão é automático de nove marchas, com possibilidade de trocas manuais pelo volante ou alavanca. Atrelado ao motor Hurricane está também o sistema de Tração 4x4 Jeep Active Drive Low, que apresenta o eixo traseiro e a unidade de transferência de força (PTU) totalmente desconectáveis. Isso permite um alívio na transmissão quando a tração nas quatro rodas não é necessária, gerando economia de combustível – quando a tração 4x4 se faz necessária, ela é acionada instantaneamente.

Garantia total de 5 anos


A linha 2025 do Compass traz garantia de cinco anos de fábrica e assistência 24h em todo território nacional. Ademais, todas as unidades de Compass a partir de MY22 que ainda estejam em período de garantia e com as revisões em dia, passam a contar com a “Garantia Ampliada Jeep” por mais dois anos, de acordo com os critérios do programa, totalizando também os cinco anos.
Noutros termos, um cliente com um Compass MY22, que estaria com a sua garantia de três anos terminando esse ano, poderá ter mais
dois anos de garantia adicional, de acordo com os critérios do programa.

 

Por fora

Poucas mudanças estéticas

Estreia a versão inédita esportiva Blackhawk

Nova grade dianteira

Novas rodas com desenhos exclusivos com opções de 18” e 19”

Usa pneus Pirelli Scorpion, de perfil mais voltado ao asfalto

Por dentro

Porta-malas automático com sensor de presença

Bancos elétricos para motorista e passageiro

Tem bancos revestidos com couro preto trazem a inscrição com o nome Blackhawk bordada

Teto solar panorâmico

Mecânica

O destaque é o novo motor Hurricane 2.0T, o mesmo do novo Commander. É o SUV médio mais rápido produzido no Brasil

São 272 CV de potência e 400 Nm (40,1 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina

Vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos

Atinge velocidade máxima é 228 km/h.

O motor Hurricane é todo feito de alumínio e tem injeção direta e duplo comando variável

Novo powertrain com câmbio automático de nove velocidades e
Tração 4x4 Jeep Active Drive Low

Tecnologia


A linha 2025 passa a oferecer ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção)

ADAS L2 permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida

Sistema de áudio Premium Beats

Plataforma de serviços conectados Adventure Intelligence Plus com Alexa in-vehicle


Garantia

Garantia total de 5 anos e possibilidade de blindagem certificada pela engenharia Stellantis


Quanto Custa


Tem redução de até R$ 20 mil em relação à gama atual

Sport 1.3 turbo flex – R$ 179.990 (R$ 5 mil a menos)

Longitude 1.3 turbo flex – R$ 196.990 (R$ 4.800 a menos)

Limited 1.3 turbo flex – R$ 216.990 (R$ 7 mil a menos)

Série S 1.3 turbo flex – R$ 236.990 (R$ 13 mil a menos)

Limited 2.0 turbodiesel – R$ 249.990 (R$ 20 mil a menos)

Overland 2.0 turbo a gasolina – R$ 266.990 (inédita)

Blackhawk 2.0 turbo a gasolina – R$ 279.990 (inédita)

 

O sistema de tração conta, ainda, com um seletor de terrenos pelo qual o condutor escolher um desses:

• Auto/Standard – detecta automaticamente a necessidade de acionamento da tração 4x4.

• Snow – para utilização em terrenos de baixa aderência, como por exemplo grama molhada. Quando selecionado, este modo permite:
- Arranque em 2ª marcha;
- Modo 4x4 Full Time para minimizar a tendência em sair de traseira e maximizar a tração, dividindo-a igualmente entre os eixos dianteiro e traseiro;
- Controle do torque eletronicamente.

• Sand/Mud – apresenta calibração do acelerador otimizada para a performance em areia e lama. Permite:
- Trocas de marchas em rotações mais altas;
- Modo 4x4 Full Time para maximizar a tração reduzida e possibilitar maior deslizamento das
rodas.

O sistema de suspensão é independente nas quatro rodas. Faz com que as rodas operem de forma independente, com promessa de maior estabilidade. A principal vantagem é o maior controle das forças que atuam nas rodas no sentido longitudinal (acelerações e freadas), vertical (desnivelamentos do piso) e na rolagem da carroceria (curvas).

ADAS nível 2

Na linha 2025, o modelo passa a dispor do ADA (Assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering (centralizador de faixas) e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma em vias sinalizadas enquanto mantém a velocidade pré-definida. Isso garante ao modelo subir para o nível 2 de autonomia (neste grupo, estão os carros dotados de sistemas avançados de assistência à direção – ADAS, que podem assumir a direção, aceleração e frenagem em cenários específicos). Este recurso de série começa na versão Longitude Flex. Na Sport, é opcional.

Confira o menu de recursos para direção autônoma

• ADA | Assistente ativo de direção – ADAS L2
É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Essa combinação permite que o carro faça curvas de forma autônoma enquanto mantém a velocidade pré-definida. Mas importante: em vias sinalizadas

• Lane Centering | Centralizador de faixa
Esse é um avançado recurso que mantém o carro centralizado entre as faixas em uma estrada, monitorando outros veículos em faixas adjacentes através dos sensores do
veículo.

• ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go
Escolhe-se uma velocidade e uma distância constante que deseja manter de outros veículos e a tecnologia do seu Jeep acelera ou diminuir a velocidade. Em caso de paradas totais até 2s, o sistema volta automaticamente.

• AHB | Comutação automática dos faróis: por meio de uma câmera frontal identifica quando outros veículos se aproximam em sua direção, e regula a intensidade do farol de forma automática. Bem útil na estrada. Funciona também para casos em que identifica outro motorista à frente, sem ofuscar o retrovisor.

• DDT | Detector de fadiga do motorista: tecnologia que analisa o comportamento do condutor em viagens longas. Caso detecte sinais de fadiga ou queda de atenção, ativa alertas e uma mensagem no painel, sugerindo que o motorista faça uma pausa.

• LDW | Aviso de mudança de faixas: uma câmera no para-brisa ajuda a monitorar marcações na pista, e em caso de um desvio, o sistema emite alertas no painel e começa a corrigir a direção gradualmente, para manter o veículo na faixa.
• FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas: sistema que identifica obstáculos na via (por meio de sensores de detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas) para evitar acidentes. e fornece alertas no painel e no volante. Caso o condutor não apresente reação, ele aciona os freios
automaticamente.

• TSR | Reconhecimento de placas de trânsito: sistema capaz de reconhecer placas de trânsito, como as de velocidade permitida, e emite alertas visual e sonoro caso o condutor esteja dirigindo acima do limite.

• BSM | Monitoramento de pontos cegos: presença de sensores que ajudam a monitorar pontos cegos, emitindo avisos sonoros e alerta visual no retrovisor sempre que há movimento ou obstáculo lateral.

• RCM | Detecção de tráfego cruzado traseiro: sistema de ajuda ao motorista nas manobras em marcha a ré em caso de visibilidade reduzida. Ele controla as áreas de detecção traseiras em ambos os lados do veículo, a fim de identificar objetos que se deslocam para os lados do veículo (a uma velocidade mínima de aproximadamente 5 km/h e máxima de cerca de 30 km/h – por exemplo, como é comum acontecer em estacionamentos).

• Park Assist: presença de câmeras e sensores externos que ajudam a executar a manobra corretamente por meio da exposição das imagens na tela da central multimídia. O sistema realiza a manobra, com o motorista apenas acelerando e freando o veículo.

A lista tem ainda sete airbags, sistema de detecção da pressão dos
pneus, TC (Controle de Tração), PBA (Panic Brake Assist), HSA (Assistente de partida em aclives), DST - não é o que você está pensando - (Dynamic Steering Torque), ERM (Sistema Eletrônico Anticapotamento, TSC (Trailer Sway Control), ABS (Anti- lock Braking System) e ESC (Controle eletrônico de estabilidade), entre outros.

Confira alguns atributos


• Quadro de instrumentos 10,25” Full Digital e HD: de série a partir da versão Longitude, é totalmente digital e permite diversas possibilidades de personalização, inclusive do estilo do menu.
• Central multimídia de 10,1” com Adventure Intelligence Plus: tela Full HD com navegação embarcada de série e presença da Adventure Intelligence, a plataforma de serviços conectados da Jeep.
• Espelhamento sem fio para Android Auto e Apple Carplay: não é necessário o uso de fios para espelhar seu celular na central multimídia, independentemente do tipo de smartphone. Também de série em todas as versões.
• Carregador de celular sem fio: é possível carregar o smartphone, basta apoiá-lo na área indicada do console central e o procedimento é feito por indução (é necessário apenas que o aparelho seja compatível com essa tecnologia).
• Adventure Intelligence Plus: plataforma de serviços conectados oferecida pela Jeep, que transforma os SUVs da marca em um produto totalmente conectado, oferecendo uma série de serviços que garantem mais conforto, segurança e entretenimento para motoristas e passageiros.

Alexa a bordo


O chamado Alexa in-vehicle pede que se esteja conectado e sincronizado com uma conta pessoal. Todos os clientes com veículos conectados terão um ano do serviço incluso, já que a funcionalidade está atrelada ao plano de Wi-Fi. Para ter acesso à Alexa in-vehicle, é necessário que os clientes ativem a conectividade em seus carros, e dessa forma passem a contar com inúmeras vantagens, como descontos em diversas seguradoras, por exemplo.


Motor T270


As versões Sport, Longitude, Limited e Série S recebem o já conhecido motor T270 Turbo Flex, que apresenta 185 CV de potência e 270
Nm de torque, e trabalha associado a um câmbio automático de seis velocidades.

Motor TD350 Turbo Diesel


Com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, o motor TD350 Turbo Diesel se mantém como um diferencial de escolha dos clientes do Compass. O motor TD350 mantém seu baixo consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) e ótima autonomia com tanque de 60 litros.

Revisões


E o pacote de revisões do Jeep Compass segue o modelo atual, com revisões a cada 12 mil KM ou 12 meses para os modelos com motores T270 e Hurricane e 20 mil KM ou 12 meses para o motor TD350.

Blindagem Certificada pela Jeep


A blindagem certificada by Jeep é mais uma novidade. Um serviço disponível para o Brasil inteiro, que mantém a garantia de cinco anos do modelo. Esse processo de blindagem nível lll-A foi certificado de maneira que a blindagem não interfira nas características funcionais do produto.

Mesmo os Jeep Compass seminovos que ainda estiverem com a garantia ativa, podem realizar a blindagem com a empresa homologada, mantendo assim 100% sua garantia. No caso dos seminovos, eles devem passar por uma avaliação prévia em uma concessionária Jeep, antes de ser encaminhado para o processo de blindagem na empresa homologada.

*O jornalista viajou a convite da Jeep do Brasil

Veja cada versão

Jeep Compass Sport | Motor T270 Turbo Flex


• A/C Dual Zone
• Apple Carplay e Android Auto sem fio
• Bancos em tecido
• Central Multimídia de 8,4”
• Faróis Full LED com assinatura em LED
• Lanternas em LED
• Quadro de instrumentos de 7”
• Rodas de liga leve de 18”
• Sensor de chuva e crepuscular
• USB dianteiro e traseiro A+C
Opcionais:
- Bancos em couro
- Teto solar elétrico e panorâmico Command View
- Pacote High Tech – ADAS L2 (ADA; ACC; AHB; DDT; LDW; FCW+PEB; TSR); Quadro de
instrumentos de 10,25” e Central Multimídia de 10,1”

Jeep Compass Longitude |Motor T270 Turbo Flex


(todos os itens da versão Sport +)
• Nova Central Multimídia 10,1” com comando de voz avançado e GPS
• Novo Quadro de instrumentos de 10,25”
• Novo pacote ADAS Nível 2:
- ADA | Assistente ativo de direção
- ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go
- AHB | Comutação automática dos faróis
- DDT | Detector de fadiga do motorista
- LDW | Aviso de mudança de faixas
- FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres
e ciclistas
- TSR | Reconhecimento de placas de trânsito
• Novas rodas de 18”
• Novo sistema de som Premium Beats
• Bancos e volante em couro
Opcionais:
• Teto solar elétrico e panorâmico Command View
• Pacote Night Eagle (Design escurecido + Adventure Intelligence + Alexa in-vehicle + Wireless
Charger + Park Assist + Rebatimento automático dos retrovisores + retrovisor eletrocrômico)

Jeep Compass Limited | Motor T270 Turbo Flex ou TD350 Turbo Diesel


(todos os itens da versão Longitude +)
• Novo Adventure Intelligence Plus
• Nova Alexa in-vehicle
• Novas rodas em liga leve de 19”
• 7 airbags
• Banco elétrico para o motorista
• Rebatimento automático dos retrovisores externos
• Retrovisor eletrocrômico
• Teto pintado de preto
• Wireless Charger
*Somente para motorização TD350: Tração 4x4 com seletor de terrenos e HDC + Câmbio AT9
Opcional:
Teto solar elétrico e panorâmico Command View

Jeep Compass Série S | Motor T270 Turbo Flex


(todos os itens da versão Limited +)
• Novas rodas de 19”
• Detecção de tráfego cruzado traseiro
• Monitoramento de Pontos Cegos
• Park Assist + sensor dianteiro
• Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
• Revestimento interno do teto em preto
• Teto solar panorâmico

Jeep Compass Overland | Novo motor Hurricane 2.0T Gasolina


(todos os itens da versão Longitude +)
• 7 airbags
• Adventure Intelligence Plus
• Alexa in-vehicle
• Banco elétrico para o motorista
• Pintura das partes plásticas na cor da carroceria
• Rebatimento automático dos retrovisores externos
• Remote Start
• Retrovisor eletrocrômico
• Revestimento interno do teto em preto
• Rodas em liga leve de 19”
• Teto pintado de preto
• Wireless Charger
Opcional:
Teto solar elétrico e panorâmico Command View

Jeep Compass Blackhawk | Novo motor Hurricane 2.0T Gasolina


(todos os itens da versão Overland +)
• Banco elétrico para o passageiro
• Design escurecido
• Detecção de tráfego cruzado traseiro
• Monitoramento de Pontos Cegos
• Park Assist + sensor dianteiro
• Performance Pages
• Porta-malas automático com sensor de presença
• Rodas de 19” esportivas e com pinças de freio vermelhas
• Teto solar panorâmico