O POVO testou a nova Fiat Titano: uma picape mais forte do que veloz

Lançamento da Fiat no segmento de picapes médias, a Titano traz força não só no nome, mas perde em potência

*Enviado ao município de Chapada dos Guimarães (MT)

A Fiat Titano é uma picape forte não só no nome —que faz referência ao metal titânio, de alta resistência e durabilidade. Seja nos desafios do off-road ou na dinâmica estável da estrada, a caminhonete entrega boa performance. É espaçosa e confortável, mas não traz nada impactante em relação ao que já existe no mercado. O diferencial é o preço, com a versão de entrada a partir de R$ 219 mil, a mais barata do segmento.

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Mas se a Titano já entra no mercado batendo a concorrência no preço, fica atrás no quesito potência. A picape da montadora italiana tem 180 cavalos de potência com 40 kgfm de torque, cerca de 20 cv a menos do que as principais rivais. O POVO testou a versão intermediária, batizada de Volcano, num desafio off-road em circuito fechado e numa expedição coletiva de quase 100 km em rodovias asfaltadas e em estradas de terra na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

No off-road, o carro respondeu sem surpresas. O circuito de aproximadamente 1,5 km montado pela própria Fiat era repleto de irregularidades, como buracos, mato alto, ladeiras e lama. As dificuldades foram pensadas para colocar a picape à prova. Em linhas gerais, o carro performou bem na subida e no arranque e também mostrou estabilidade na prova de inclinação lateral. Não era de se esperar menos de uma picape com ângulo de até 42º.

A Volcano, assim como todas as versões, é equipada com motor 2.2 turbodiesel e tem tração 4x4 integral. É possível selecionar três modos: 2H (2 High Speed) para que a tração fica 100% nas rodas traseiras; 4H (4 High Speed) quando o veículo está em terrenos esburacados e 4H (4 Low Speed) em condições extremas de off-road. Este último modo de condução foi utilizado durante todo o circuito.

Quando acionado o 4H, não passa despercebido o barulho mais intenso no motor e o aumento da força de arranque. Outra funcionalidade que melhora a performance fora do asfalto é o "Hill Descent Control" (HDC) ou assistente para descidas, que controla a trajetória do carro em declives mais acentuados. A sensação é que a picape está freando automaticamente durante a descida.

O percurso fechado exigiu mais força do que potência. O desempenho ficou dentro do padrão de veículos mais robustos, caso das picapes médias. Mas na estrada, durante a expedição, faltou potência para “voar” na pista. Em trechos mais retos, foi preciso afundar o pé no acelerador para o carro entregar velocidade na medida desejada.

A performance foi melhor nos trechos de terra, quando o 4H conferia mais força para a picape transpor buracos, pedra solta e poças de lama. Por ser um carro mais forte do que veloz, parece mais interessante se aventurar com a Titano fora do asfalto do que nos trechos urbanos. Apesar disso, a montadora italiana afirma que o carro foi pensado para ambas as situações.

O vice-presidente de Operações Comerciais do Grupo Stellantis na América do Sul, Herlander Zola, disse que o protótipo da picape foi testado em um trajeto de aproximadamente dois milhões de quilômetros, em todas as condições possíveis. “A Titano está pronta para qualquer desafio”, garante o executivo.

Design

O visual com cabine dupla é padrão no segmento. De cara, nota-se que a Titano é uma picape de porte robusto. O carro tem 5,3 m de comprimento, 2,2 m de largura (com espelhos), 1,8 m de altura (com barras longitudinais) e 3,1 m de distância entre eixos.

O vão livre do solo é de 23,5 cm. Um dos destaques é a caçamba, a maior da categoria, com capacidade de 1.314 litros. Ela possui 2,6 metros quadrados de área e traz como item opcional o protetor e a capota marítima.

A Titano também conta com rodas de liga-leve 17” e 18”, dependendo da versão, padrão recomendado para transportar cargas mais pesadas. De acordo com a Fiat, a capacidade de reboque do carro chega a 3,5 toneladas, superior à concorrência.

Na frente, chama a atenção a grade com temas geométricos e os faróis DRL LED. Nas laterais, destaque para o conjunto de maçanetas e retrovisores cromados com o estribo lateral.
Interior

Os bancos são de couro com costuras que realçam a pegada robusta do modelo. Os assentos dianteiros possuem ajuste elétrico. Já os traseiros, são modulares e podem ser rebatidos. Detalhe importante é a ausência de espelho no protetor quebra-sol do motorista. Quem costuma usar esse item com mais frequência vai sentir falta.

Tecnologia

A central multimídia de 10” tem conectividade com os sistemas Apple Carplay e Android Auto. O painel conta ainda com cluster com tela digital 4.2” colorida, ar-condicionado digital dual zone e keyless entry’n go (chave presencial com partida por botão).

A novidade que desbanca os concorrentes é a câmera 360° off-road, que auxilia o motorista na hora de estacionar. As imagens são projetadas na central automaticamente quando os obstáculos são detectados. O recurso engloba quatro câmeras distribuídas no exterior do veículo e só está disponível na versão topo de linha.

Segurança

A Titano também conta com seis air bags, sete alças de segurança e um sistema de alerta de saída de faixa, que, por meio de uma câmera, reconhece linhas contínuas ou descontínuas, analisa a imagem e aciona um alerta visual e sonoro em caso de desvio de direção.

A picape também com detector de pressão dos pneus, que notifica o motorista quando há perda de pressão em um ou mais pneus, além de avisar sobre um possível furo antes que o pneu esvazie totalmente..
Outros recursos de segurança são o assistente de partida em rampa (hill start assist), controle de tração e o Trailer Swing Control, que confere maior estabilidade ao reboque.

As três versões da Fiat Titano estão disponíveis nas cores preto vulcano, prata, branco e vermelho. A Endurance, de entrada, é a única com câmbio manual de seis marchas. A Volcano, testada pelo O POVO, e a Ranch, topo de linha, têm transmissão automática, também com seis marchas. Saiba mais sobre os modelos clicando aqui.

Ficha técnica – TITANO VOLCANO 2.2 AT DIESEL

Motor
Posição: Dianteiro, longitudinal Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm
Cilindrada total: 2.179 cm3
Admissão: Turbo com geometria variável
Taxa de compressão: 16:1
Potência: 180 cv a 3.750 rpm
Torque: 400 Nm a 2.000 rpm
Número de válvulas por cilindro: 4
Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote
Injeção: Direta
Combustível: Diesel

Transmissão
Câmbio: automático, com seis marchas
Relações de marcha:
1a: 4,065
2a: 2,371
3a: 1,551
4a: 1,157
5a: 0,853
6a: 0,674
Ré: 3,200
Diferencial: 4,200
Tração: 4X4 com reduzida de 1:2,72

Suspensão dianteira
Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante
Suspensão traseira
Tipo: Dependente, Eixo rígido
Amortecedores: telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade.

Sistema de freios
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando
Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

Direção
Assistência: Hidráulica
Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to kerb)
Peso do veículo
Dimensões externas/capacidades
Comprimento: 5.330 mm
Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)
Distância entre eixos: 3.180 mm
Altura mínima do solo: 235 mm
ngulo de entrada: 29°
ngulo de saída: 27º
Tanque de combustível: 80 litros
Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm
Largura máxima da caçamba: 1.600 mm
Altura máxima da caçamba: 516 mm
Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.109 litros (VDA) / 1.220 (NET)
Velocidade máxima: 175 km/h

Rodas
Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve
Pneus: 265/65 R17
Em ordem de marcha: 2.097 kg
Capacidade de carga: 1.020 kg

Performance
0 a 100 km/h: 12,4 s

Consumo PBEV
Urbano: 8,6 km/l
Estrada: 9,3 km/l

*O jornalista viajou a convite da Fiat

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