Novo Mercedes-Benz Classe E é vendido no Brasil por R$ 639.900

O pacote de serviços Mercedes me Connect, a princípio (por três anos), é gratuito. Com ele, o modelo estará sempre conectado, afora os dados do celular do dono do carro. O modelo está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca (no Ceará, Newsedan). No primeiro lote, somente 15 unidades. O POVO dirigiu o modelo em São Paulo

01:55 | Fev. 09, 2024

Por: Jocélio leal
O motor 4 cilindros, com 258 cv, atua em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V (foto: DIVULGAÇÃO MERCEDES-BENZ)

A Mercedes-Benz traz ao Brasil o novo Classe E na versão "E 300 Exclusive" com um diferencial a mais: é o primeiro automóvel da marca no País equipado com o sistema de serviços online Mercedes me Connect. O motor 4 cilindros, com 258 cv, atua em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V. O pacote de serviços Mercedes me Connect, a princípio (por três anos), é gratuito.

Com ele, o modelo estará sempre conectado, afora os dados do celular do dono do carro. O modelo está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca (no Ceará, Newsedan) com preço sugerido de R$ 639.900,00. No primeiro lote, somente 15 unidades. O POVO dirigiu o modelo em São Paulo.

Na prática, o serviço também entrega conexão com um aplicativo de celular, pelo qual o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo. Também pode receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.

O novo Classe E é um clássico. As proporções respeitam as linhas de um sedã ortodoxo. Noutros termos, dianteira curta e o capô longo e uma cabine mais recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira em destaque. Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante. O visual remete aos modelos elétricos da alemã. A estrela está lá no capô.

A grade do radiador tridimensional vem na posição clássica, com a estrela no alto do capô. Os faróis LED com assistente adaptativo oferecem um design distintivo de dia e noite. As luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha. Os Powerdomes — também conhecidos como os bons e velhos vincos — acentuam o capô. Dão a ideia de musculatura.

As maçanetas são embutidas, tal qual os demais lançamentos da marca. Basta passar a mão na frente e elas se projetam para fora. Duas linhas laterais buscam dar caráter esportivo. Destaques na traseira incluem as luzes LED em duas seções com um novo contorno. Na lateral, as rodas têm aro com 20 polegadas de diâmetro.

Outra novidade é uma câmera selfie e de vídeo no topo do painel. Ela serve não apenas para aquela selfie marta, mas também para participar de reuniões, por exemplo. Já o painel de instrumentos é um dos destaques. Há telas em profusão. Elas ocupam todo o painel. De uma ponta a outra. Do motorista ao passageiro. O display do motorista tem 12,3 polegadas, a central multimídia 14,4 polegadas. A terceira tela, para o passageiro dianteiro, tem 12,3 polegadas.

Outra novidade é uma câmera posicionada na cabine. A grande angular consegue pegar uma imagem completa do interior do carro e permite que o motorista tire fotos, grave vídeos e até participe de reuniões.

A tela do passageiro dianteiro é exclusiva. A pessoa pode assistir um filme no Youtube, por exemplo, enquanto a tela do meio exibe o mapa do percurso e o display do motorista traz outras informações. A função avançada de privacidade baseada em câmera reduz seu brilho e, portanto, o risco de distração do motorista. A superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende assim.

A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas.

O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta com a parte inferior do painel de instrumentos. Ele tem um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos integrado ao elemento de acabamento tridimensional. Além disso, há um apoio de braço acolchoado na parte traseira do console central.

O painel central da porta se funde ao apoio de braço com uma curva côncava e a seção frontal é projetada como um elemento metálico. Ele serve como uma alça e incorpora as teclas para os vidros elétricos. Outro destaque é o formato dos comandos para abrir as portas e os controles das funções do assento.

O condutor conta com cinco milímetros a mais de espaço para a cabeça ante o modelo anterior. Os passageiros traseiros desfrutam de entre eixos dois centímetros mais longos: o espaço para os joelhos e o espaço para as pernas são aumentados em 10 e 17 milímetros, respectivamente.

O aumento na largura interna na parte traseira é maior: agora é de 1.519 milímetros. Isso representa um aumento de 25 milímetros, quase ao nível da classe S. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.

Motorização híbrido leve

Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Este é o diferencial apontado pela montadora ao se referir ao motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. É o que alimenta o motor de arranque-alternador integrado, capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm.

O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração. O câmbio é automático de nove marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 6.3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h. Quanto ao consumo, 8,9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada. Usa gasolina. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço.

Suspensão a ar Airmatic e eixo traseiro direcional

A condução do novo Classe E é mesmo ágil. A alemã explica advir em grande parte da orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual. No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links oferece controle das rodas e estabilidade.

O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão responde de maneira muito sensível. O controle de nível é outra característica do Airmatic. Ele mantém a altura livre do solo constante, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário. Ótimo para vias não tão amigáveis assim.

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o eixo traseiro direcional e a correspondente relação de direção mais direta no eixo dianteiro. O ângulo de direção no eixo traseiro é de 4,5 graus. Isso reduz o diâmetro de giro em até 90 centímetros.

Experiência de entretenimento imersiva

O sistema de som é Dolby Atmos. Outro nível de experiência de áudio a bordo. Os sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus. São 17 alto-falantes Burmester, teto solar panorâmico e iluminação em 64 cores. O cliente escolhe o clima a bordo. Usa chip 5G da Claro para fornecer a navegação com informações de trânsito em tempo real, dados de meteorologia e outros. Até jogos, quando o carro está parado.

O pacote de entretenimento (MBUX Entretenimento Plus) está disponível no novo Classe E. Ele inclui serviços Mercedes me e um pacote de dados de um provedor, que já utiliza um módulo de comunicação com tecnologia de transmissão 5G. O padrão de telefonia móvel 5G possibilita taxas de dados muito mais rápidas do que o LTE/UMTS.

Todo dia ele faz tudo sempre igual

A Mercedes-Benz está trabalhando no uso de inteligência artificial (IA) para que o automóvel aprenda quais sistemas de conforto os ocupantes do veículo usam repetidamente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções por meio da IA. O resultado é uma automação personalizada. A Mercedes-Benz usa o termo 'rotina' para essa inovação, cujo desenvolvimento já está bastante avançado.

Com o novo Classe E, os clientes poderão usar modelos pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Eles também têm a opção de criar rotinas por conta própria. Ao fazer isso, os ocupantes podem vincular várias funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e ajustar a iluminação ambiente para um laranja quente se a temperatura interna estiver abaixo de doze graus Celsius". Ok, no Ceará, o aquecimento nunca será pedido.

Pacote de sistemas de assistência à condução

O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo o Assistente Ativo de Distância Distronic, Attention Assist, o Assistente Ativo de Frenagem, o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, o Assistente Ativo de Ponto Cego, o Suporte para manobras evasivas, o Pre-Safe Impulse Side, o sistema de Proteção de Pedestres e o Assistente ativo de estacionamento com Parktronic e câmera 360°.

O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.

Em conjunto com a câmera, o Attention Assist agora também oferece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D: se os olhos do condutor não estiverem focados na estrada por vários segundos, o sistema pode detectar a distração e alertar acústica e visualmente.

Caso o condutor ainda não voltar a atenção para a situação do tráfego, há uma escalada com um segundo aviso e um tom de aviso contínuo. Se ele ainda não responder ao aviso, o sistema pode iniciar uma parada de emergência com o Active Emergency Stop Assist.

Faz parte do pacote de Assistência à Condução Plus o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, que auxilia na manutenção da faixa, hoje uma tecnologia já bem recorrente em modelos bem mais baratos. Assim como nas autoestradas, o Classe E agora pode reiniciar automaticamente no tráfego urbano e em estradas rurais após uma parada mais longa.

Outra novidade: se o Assistente Ativo de Manutenção de faixa não estiver mais disponível porque as marcações de faixa não são claramente visíveis, ele sinaliza isso por meio de vibrações no volante.

Conceito de carroceria e sistemas de retenção

O conceito de segurança do Classe E é baseado em uma carroceria com uma célula de passageiros particularmente rígida e estruturas de colisão especificamente deformáveis. Os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, são especificamente adaptados a isso. Em caso de acidente, eles podem ser ativados de tal forma que seu efeito protetor para os ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags dianteiros, um airbag para os joelhos no lado do condutor também é equipamento de série. Ele pode proteger as pernas do contato com a coluna de direção ou painel de instrumentos em uma colisão frontal severa. Os airbags laterais podem reduzir o risco de impacto na cabeça com a janela lateral ou objetos penetrantes. Em caso de uma colisão lateral grave, o airbag lateral do lado do impacto se estende do pilar A ao C como uma cortina sobre as janelas laterais dianteiras e traseiras.

Se um capotamento for detectado, os airbags laterais podem ser ativados dos dois lados. Além do sistema de proteção para a cabeça, airbags laterais também podem cobrir a área torácica em caso de uma colisão lateral severa, incluindo nos assentos traseiros laterais.

Materiais sustentáveis 

Numerosos componentes da Classe E são feitos parcialmente a partir de materiais que economizam recursos (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Estofamentos feitos de lã de alpaca não tingida combinada com um material reciclado são usados para o assento básico da Classe E.

Na espuma dos assentos, são usados pela primeira vez materiais reciclados certificados de acordo com a "abordagem de balanço de massa", e suas propriedades não diferem das de matérias-primas produzidas a partir de petróleo bruto. Dessa forma, a necessidade de recursos fósseis pode ser reduzida, mantendo a qualidade do produto.

A Classe E é um clássico

A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos nesse segmento de sedãs intermediários desde os anos 1940. A história do Classe E remonta aos primeiros dias da marca. No início do século XX, as empresas precursoras das quais a Mercedes-Benz surgiu lançaram veículos correspondentes no mercado.

Quando as operações foram retomadas após a Segunda Guerra Mundial, o Modelo 170V (W136), introduzido originalmente em 1936, voltou à produção. Em 1947, o Saloon seguiu como o primeiro carro de passageiros pós-guerra da Mercedes-Benz. O modelo 180 (W120) de 1953, com carroceria "Ponton", introduziu novos recursos técnicos. Em 1961, chegam as versões de quatro cilindros da série "Tailfin" (W110). Em 1968, a série "Stroke/8" (W114/115) significou o próximo grande passo. A W123, a partir de 1976 provou ser ainda mais bem-sucedida.

A W124 produzida de 1984 a 1995 trouxe o nome Classe E pela primeira vez a partir de meados de 1993. Os "faróis redondos e gêmeos" e a tecnologia inovadora foram as características da W210 lançada em 1995. O Classe E W211 foi lançado no início de 2002. As W212 (Saloon e Touring) e 207 (Cabriolet e Coupé) da Classe E seguiram em 2009. A W213 teve sua estreia em 2016 e, a partir de 2017, pela primeira vez também como um All-Terrain. Além disso, há os cupês e conversíveis da série de modelos 238.

Principais equipamentos de série:

  • E 300 Exclusive
  • Acabamento interno em madeira mapple brown com estilo “deck”
  • Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, elétricos (inclui lombar) e memória
  • Sistemas de direção semi autônoma
  • Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
  • Assistente Ativo de Frenagem
  • Assistente Ativo de Manutenção de faixa
  • Assistente Ativo de Ponto Cego
  • Pre-Safe Impulse Side
  • Proteção de Pedestres
  • Suporte para manobras evasivas
  • Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°
  • Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
  • Iluminação ambiente de 64 cores
  • MBUX Superscreen
  • Duas telas – de 14,4” e 12,3”
  • Burmester® Surround Sound System 4D (17 alto-falantes e 730W de potência)
  • Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)
  • Navegação com realidade aumentada e Head-up display
  • Wireless Charging
  • Camera interna (Selfie)
  • Mercedes me Connect
  • Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
  • KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)
  • Quadro de instrumentos do condutor 3D
  • Sistema de esterçamento do eixo traseiro
  • Sistema de suspensão a ar - AIRMATIC
  • Teto solar panorâmico