A kombi voltou, mas não está à venda: conheça o ID.Buzz, nova minivan elétrica da Volkswagen
Nova versão da clássica kombi chega ao mercado em quantidade limitada e sem opção de compra direta. O POVO testou o modelo em percurso urbano no Interior de SP*Enviado a São Paulo
A icônica kombi voltou. A nova versão do modelo que marcou gerações nas décadas de 1960 e 1970 ressurge com outro nome —ID. Buzz— e tem motor totalmente elétrico. Mas a novidade não está à venda.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Volkswagen disponibiliza o veículo somente no sistema Sign&Drive, em que o cliente paga um aluguel mensal para ter direito a desfrutar do carro.
O contrato é limitado a 48 meses e a mensalidade custa a partir de R$ 12,9 mil. Ao fim do acordo, o veículo deve ser devolvido à concessionária. Em quatro anos de assinatura, o custo pode passar de R$ 600 mil.
Os contratos têm franquia de quilometragem limitada a 3.100 km por mês. Na prática, o veículo só pode circular em média 100 km por dia.
O ID.Buzz é produzido na Alemanha. Segundo a Volkswagen, o primeiro lote importado para o Brasil tem apenas 70 unidades, número simbólico em alusão às sete décadas de atuação da marca no Brasil, completadas em março deste ano.
O POVO testou a kombi elétrica em Itu, no Interior de São Paulo, num trajeto urbano de aproximadamente 20 km. A experiência a bordo mistura inovação e saudosismo. Ainda que a nova versão preserve o formato "pão de forma", característico do veículo lançado no século passado, o ID.Buzz tem identidade própria.
Interior
O acabamento interno lembra o de um SUV, a começar pelo painel de instrumentos, que conta com recursos tecnológicos como regulagem de faróis, isolamento acústico e comando de voz. Também chama a atenção o design esportivo dos bancos, mas eles não são revestidos em couro.
Segundo a Volkswagen, os assentos, o assoalho e o forro do teto são recobertos por material sintético feito de lixo retirado dos oceanos.
Ainda que o aspecto visual cause impacto positivo, o espaço interno pode desagradar no quesito acomodação de passageiros. Diferentemente da antiga kombi, que transportava até nove pessoas (incluindo o motorista), o ID.Buzz tem apenas cinco lugares. Espaço de sobra há mesmo no porta-malas, com 1.121 L de bagagens, a maior capacidade disponível no País.
Potência
Equipado com motor elétrico de 204 cv e 31 kgfm de torque, o ID.Buzz acelera de 0 km/h a 100 km/h em 10,2 segundos, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima é de 120 km/h. Devido aos padrões de velocidade das vias que compunham o percurso do teste, a potência do veículo não foi testada ao limite.
Bateria
Mesmo com o formato de uma minivan, o carro tem condução leve e sistema de transmissão responsivo. O ponto negativo é a autonomia de viagem.
Segundo a Volkswagen, o tempo de circulação com a carga completa é de aproximadamente 337 km, desempenho que pode desapontar quem costuma fazer percursos mais longos.
O tempo de recarga não foge ao padrão da maioria dos elétricos. Conforme a fabricante, a bateria pode ir de 5% a 80% em cerca de 30 minutos conectado à tomada.
Tecnologia
A assinatura elétrica da kombi vai além do motor. O veículo valoriza a conectividade. Para abrir a porta do motorista, não precisa usar chave ou tocar na maçaneta, basta se aproximar para que ocorra o destravamento automático (desde que o motorista esteja com a chave no bolso).
A tampa do porta-malas também funciona através de sensores. Ela abre automaticamente quando passamos o pé por baixo da traseira. Para fechar, o movimento é o mesmo. A porta lateral também é automática, ficando sob o controle do motorista no painel de instrumentos.
Os dois bancos dianteiros contam com ajuste elétrico, saídas para ar condicionado, aquecimento e massagem, todas as funções podem ser acionadas nos botões posicionados na lateral dos assentos ou por comando de voz.
Os recursos, segundo a Volkswagen, proporcionam uma experiência de dirigibilidade confortável e moderna.
Segurança
Em relação à segurança, o modelo não traz nenhuma novidade em relação à maioria dos SUVs lançados recentemente no Brasil.
Conta com ferramentas protocolares, como frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, assistente de mudança de faixa, detector de tráfego cruzado e câmera 360 graus. Esta última proporciona maior grau de segurança ao condutor no momento de estacionar, principalmente em espaços mais compactos.
Revisita ao passado
O lançamento do ID.Buzz é uma revisita ao início da trajetória da Volkswagen no Brasil. A clássica kombi foi um dos primeiros modelos lançados pela montadora alemã ao se instalar no Brasil, na década de 1950. O modelo saiu de linha em 2013, no aniversário de 50 anos da marca no País.
Uma década depois, ao completar 70 anos no território brasileiro, a fabricante se volta para o retrovisor e decide reviver o passado, mas com os olhos colados no para-brisa, aliando o saudosismo do ontem com a modernidade do hoje e do amanhã.
Assim nasceu a kombi elétrica. Essa conexão se traduziu em uma peça publicitária que uniu duas gerações.
Polêmico comercial
A Volkswagen usou a Inteligência Artificial (IA) para unir Elis Regina, morta há 41 anos, e sua filha, Maria Rita, num polêmico comercial que levantou debate sobre os limites da IA.
Na campanha, mãe e filha aparecem dirigindo os modelos antigo e atual da kombi, respectivamente, enquanto cantam juntas o sucesso "Como os Nossos Pais".
Foi a estratégia da montadora para reafirmar laços de afetividade com os clientes brasileiros e passar a mensagem de que carros podem ser mais do que bens materiais insípidos.
A peça, no entanto, virou alvo de investigação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
O órgão apura os limites éticos do uso da IA para “trazer pessoa falecida de volta à vida”. A campanha teve mais de 3,7 bilhões de visualizações, segundo dados da própria Volkswagen.
ID.Buzz ficha técnica
Motor
Combustível: elétrico
Posição: Traseira
Potência máxima - kW (cv) / rpm (NBR ISO 1585): 150 (204)
Torque máximo - Nm (kgfm) / rpm (NBR ISO 1585): 310 (31,6)
Transmissão
1º: 2,957
Relação de diferencial dianteiro: 4,388
Suspensão
Dianteira: independente, Mc Pherson
Tipo de mola: helicoidal
Traseira: independente, Multilink
Tipo de mola: helicoidal
Direção
Tipo: elétrica
Diâmetros de giro do veículo (m): 11,1
Freios
Dianteiros: disco de freio ventilado
Traseiros: tambor de freios
Pneus
Dianteiros: AirStop 235/50 R20
Traseiros: AirStop 265/45 R20
Dimensões externas (mm)
Comprimento: 4712
Largura (sem espelho retrovisor): 1985
Largura (com espelho retrovisor): 2212
Altura (teto): 1909
Distância entre eixos: 2989
Bitola (dianteira/traseira): 1673/1670
Capacidades
Porta-malas (L): 1121
Bateria (kWh): 77
Pesos (kg)
Em ordem de marcha: 2.475
Peso bruto total (PTB): 3.000
Carga útil: 527
Carga admissível sobre o eixo dianteiro: 1.475
Carga admissível sobre o eixo traseiro: 1.620
Carga admissível sobre o teto: 75
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%): 1000/750
Desempenho
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,2
Retomada 80-120 km/h, 5a. (s): 14,5
Autonomia (km): 337 (PBEV)
Principais itens de série
- Rodas de liga leve 20" design "Solna"
- Airbags: frontais, de cabeça, lateral e 1 central - desativação somente para air bag passageiro
- Entradas USB tipo C (45 watts)
- Alarme antifurto periférico e volumétrico
- Apoios lombares dianteiros pneumaticamente ajustáveis, elétricos e com função de massagem
- Abertura e fechamento automático do porta-malas (Easy open/close)
- Alerta sonoro e lâmpada de advertência para cintos de segurança dianteiros e traseiros não colocados
- Alto falantes (9) + central (1) Apoio de braço independente para bancos dianteiros
- Ar-condicionado AirCare Climatronic Touch 2 zonas digital com filtro combinado ativo
- Assento de criança ISOFIX Metálicas: Assinatura noturna na grade frontal (Light Bar) 3S3S Azul Starlight
- Assistente ativo de prevenção de mudança de faixa (Side Assist) Especial
- Assistente de comunicação inteligente com iluminação bidirecional via LED (ID.Light ) 9192 Amarelo Pomelo / Branco Candy
- Assistente de condução ativo mantendo distância do veículo a frente e permanência na faixa (Travel Assist)
- Assistente de conversão na transversal (Turn Assist)
- Assistente de estacionamento Park Assist Plus (condução semi-autônoma nível 2)
- Assistente traseiro transversal de saída de vaga
- Bancos dianteiros com aquecimento Base do console central com porta copos oculto (2)
- Banco traseiro com trilho para ajuste horizontal
- Banco traseiro com encosto bi-partido, rebatível e reclinável
- Bandeja no encosto dos bancos dianteiros
- Bateria 82 kWh bruto Câmera 360° Carcaças dos espelhos retrovisores externos e maçanetas das portas na cor preta
- Carregador de emergência 3,6 kW Mode3 Tipo2 16A
- Carregamento do celular por indução - Wireless charger
- Cintos de segurança automáticos de três pontos na frente com ajuste da altura e pré-tensor do cinto
- Comando de Voz Controle automático de distância (ACC stop & Go)
- Controle eletrônico de estabilidade “ESC” e controle de tração "ASR"
- Detector de fadiga Direção progressiva
- Espelho retrovisor interno antiofuscante automático
- Espelhos de cortesia iluminados nos para-sóis
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis, função "Tilt down" e memória
- Farol alto com regulagem do tipo "Dynamic Light Assist" para faróis IQ.Light Matrix Freio de estacionamento eletromecânico com função Auto-Hold
- Frenagem Autônoma de Emergência (Front Assist) com monitoramento de pedestres e ciclistas
- Iluminação ambiente interna em LED, com 30 cores (no painel central, painéis de portas e assoalhos)
- Iluminação cortesia com projeção diamante nos retrovisores dianteiros
- Indicador de controle de pressão dos pneus
- Lanterna traseira 3D LED com função animação IQ.Light
- Maçanetas dianteiras com iluminação
- Painel com acabamento "Soft Touch"
- Painel de instrumentos em LED de 5,3" (ID.Cockpit)
- Para-brisa com isolamento acústico
- Pedais em aço escovado com símbolo "Play & Pause"
- Piso de bagageiro variável
- Pneus AirStop dianteiro 235/50 R20 e traseiro 265/45 R20
- Porta-celular e Porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
- Potência de corrente alternada (AC) de 11 kW
- Potência de corrente contínua (DC) de 170 kW Revisão de série (3) Kit reparo: compressor de 12 volts e vedante de pneu
- Sensor de chuva Sistema de travamento e partida sem chave "Keyless Access" com "Safelock"
- Som eletrônico do motor (ID.Sound)
- Tapetes de tecido dianteiros e traseiros
- Tela de proteção e divisão para Pet no banco traseiro
- Transmissão para veículo elétrico
- Vidros traseiros escurecidos Varibo duplo multi-flex
- Volante multifuncional revestido em couro com botões
- Touch e função aquecimento
- Revestimento dos bancos dianteiros e traseiros em tecido Seaqual na cor do veículo (Plástico processado diretamente do oceano) e couro ecológico branco Faróis com sistema de iluminação
- Q.Light Matrix com ajuste automático do feixe e luzes de curvas dinâmicas e "Coming & Leaving home"
- Função memória para assistente de estacionamento "Memory Park Assist Plus" (condução semi-autônoma nível 2)
- Bancos dianteiros com ajuste elétrico, auxílio de entrada "Smart Comfort", extensão para assento do motorista e função memória Diagrama de Oferta MY'23 ID. Buzz Pro 150 kW (204 cv)
- Acabamento interno Cores Assistente de condução de emergência, quando detectado as mãos do condutor fora do volante por alguns segundos, sistema mantém o veículo na faixa e atua na redução da velocidade até parada total do carro (Emergency Assist)
- Central multimídia "Ready 2 Discover " com tela de 12" com App-Connect incl.
- App-Connect para Apple Carplay e Android Auto ID. Buzz Box, caixa de armazenamento removível
- Portas laterais traseiras deslizantes com abertura elétrica
*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Volkswagen
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente