Fastback Abarth: novo SUV coupé da Fiat chega ao mercado por R$ 159,9 mil
Nova versão tem duplo escapamento e ronco de superesportivo para atrair amantes da velocidade*Enviado a São Paulo
A nova versão do Fastback, o primeiro SUV coupé da Fiat, chega ao mercado brasileiro por R$ 159.990. Desenvolvido pela Abarth, a divisão esportiva da montadora italiana, o modelo foi projetado tanto para uso urbano como nas pistas de corrida, o chamado trackday. As vendas já estão disponíveis nas concessionárias.
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A esportividade é o ativo principal do novo Fastback. De acordo com a Abarth, a nova versão ganhou pneus mais aderentes, rodas largas e mais leves e controles eletrônicos com ajustes personalizados.
A grande novidade é o escape bilateral, capaz de produzir ruído sonoro semelhante ao dos superesportivos.
O POVO testou o Fastback 2023 no Autódromo de Capuava, em Indaiatuba, Interior de São Paulo, num circuito de aproximadamente 16 km.
Como um bom SUV, o modelo é bastante espaçoso, confortável e com boa ergonomia, proporcionando dirigibilidade estável e segura.
Os bancos são revestidos em couro ecológico e têm acabamento em linha vermelha nas extremidades, reforçando a característica do espaço interno dos esportivos.
O painel também é personalizado com adereços e costura que fazem referência a modelos de alta performance.
O start é um convite à adrenalina logo na primeira aceleração. Uma leve pisada no pedal é suficiente para ouvir o ronco do motor.
Na apresentação do modelo à imprensa, ocorrida no dia 23 de outubro, os executivos da marca “venderam” o ruído como uma espécie de assinatura do carro, a marca registrada.
“Não é só barulho, é potência, muita potência”, destacou Hugo Domingues, head de marketing da Abarth na América do Sul ao revelar que o novo Fastback pode atingir até 220 km/h, com aceleração de até 100 km/h em 7,6 segundos.
Devido ao trajeto sinuoso do autódromo, a potência máxima não pôde ser explorada. Por outro lado, as curvas fechadas da pista foram um teste para o sistema de câmbio do SUV.
Mesmo diante de freadas mais bruscas, a troca de marchas foi rápida e segura, aumentando a disponibilidade da potência após a frenagem.
A impressão durante o teste tem uma explicação. De acordo com a Abarth, o modelo conta com um sistema projetado especialmente para distribuir o torque nas rodas em momentos de intensa rotação, deixando o veículo mais "provocante e insinuante" nas manobras.
A potência máxima é de 185 cavalos com etanol e de 180 cavalos com gasolina.
Segurança
Para aumentar a confiança do condutor ao volante no uso das funcionalidades do carro, a montadora investiu em segurança ativa.
Dentre os recursos disponíveis estão sensor de chuva e luminosidade, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa.
Outro comando que reforça a segurança é a vinculação do cinto ao freio de mão eletrônico. Sem o equipamento devidamente encaixado ao corpo, o veículo não sai do lugar, mesmo que o botão de start tenha sido acionado.
Ao pisar no acelerador, o painel acende um alerta para o uso do cinto e a frenagem bloqueia o movimento das rodas.
Suspensão e rodas
Em relação à versão anterior, lançada em setembro de 2022, o Fastback traz aprimoramentos nas rodas e pneus e na suspensão.
Embora as rodas permaneçam com aro 18, elas estão visivelmente mais largas, o que segundo a fabricante garante mais estabilidade.
Os novos pneus também ganharam aderência de 7% na comparação com os anteriores. Também houve uma redução de 5 kg no peso do carro, o que aumenta em 6% a agilidade na pista.
A suspensão dianteira tem nova geometria. O carro está 5 mm mais baixo. A redução, segundo a Abarth, torna a direção mais precisa e direta.
Além disso, as molas estão 7% mais rígidas e os amortecedores ficaram 12% mais estáveis.
Na suspensão traseira, as molas ficaram 6% mais rígidas e os amortecedores ganharam ainda mais estabilidade, cerca de 21%.
A configuração, conforme destacou a montadora, tem o objetivo de aumentar a performance esportiva do carro.
Conectividade
No quesito tecnologia, destaque para a moderna central multimídia de 10,1 polegadas com conexão sem fio android auto e apple carplay.
O carregador de celular por indução, que não é novidade nos carros de alto padrão, tem um diferencial: conta com sistema de resfriamento da bateria para evitar o sobreaquecimento do aparelho no momento da transferência de carga.
O sistema ainda disponibiliza operações remotas e mais de 30 funcionalidades para uso personalizado.
Cores
O Fastback está disponível nas cores vermelho montecarlo, branco banchisa, cinza strato e preto vulcano. Todas as opções realçam o design arrojado e layout moderno do carro.
O desenho é inspirado no escorpião presente no brasão da Abarth. O spoiler dianteiro evidencia os faróis e lanternas full LED, elementos que conferem mais esportividade ao SUV.
Preço competitivo
O vice-presidente sênior da Abarth, Herlander Zola, disse ao O POVO que o Fastback 2023 foi projetado com foco na alta performance e custo acessível.
"O preço é muito importante para determinar o volume de vendas que a gente pode obter. A gente planejou esse produto para que ele seja muito competitivo dentro do segmento dos esportivos. Estou muito seguro em afirmar que o preço dele é muito competitivo e vai nos dar a possibilidade de abocanhar um espaço importante dentro do segmento", frisou.
A entrada do novo Fastback no mercado automotivo brasileiro aquece o segmento de utilitários esportivos no Brasil.
O modelo da Abarth vai disputar espaço com modelos já consolidados em vendas, como o Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e o Chevrolet Tracker.
Ficha técnica do Fastback 2023
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Vitesco, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Vitesco, multiponto e direta
Combustível: Gasolina/Etanol
Transmissão
Câmbio automático: seis marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
Ré – 3,185
Diferencial: 3,683
Tração: Dianteira
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS/ESC de série
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 305 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm), refrigerado com regulagem automática
Suspensão dianteira
Tipo: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi independentes
Amortecedores: Hidráulicos telescópico
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: elétrica de série com pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de giro: 10,9 m
Rodas
Medida: 7,5” x 18”
Pneus: 215/45 R18
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.299kg
Capacidade de carga: 400 kg
Dimensões externas e capacidades
Comprimento do veículo: 4.425 mm
Largura do veículo: 1.780 mm (s/espelhos) 1.989 mm (c/espelhos)
Altura do veículo: 1.544 mm
Distância entre-eixos: 2.532 mm
Bitola dianteira: 1.484 mm
Bitola traseira: 1.510 mm
Ângulo de entrada: 20°
Ângulo de saída: 23°
Altura livre entre os eixos: 215 mm
Altura mínima do solo: 187 mm
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 220 km/h (etanol) / 219 km/h (gasolina)
0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)
Consumo
Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina) / 7,2 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 13,1 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol
Preço
R$ 159.990 (versão única)
*O jornalista viajou a São Paulo a convite da Fiat/Abarth