O cardápio e os planos da Mercedes-Benz no Brasil
Mercedes-Benz no Brasil mira em mercado de elétricos e eletrificados, descarta etanol e faz planos de aumentar rentabilidade no País, depois de desativar produção nacional de automóveisO presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Carlos Garcia, disse ao O POVO que a montadora está em plena implantação do novo modelo de gestão, com a separação de automóveis e vans - sob a gestão dele - dos ônibus e caminhões.
Segundo ele, a alemã mira não apenas em volume, mas em rentabilidade. Garcia afirma que o fim da produção em Iracemápolis (SP), com a venda planta em 2021 para a GWM, foi situacional, ante operação não rentável. "Estamos muito contentes com o que aquilo que a gente conseguiu".
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Fortaleza foi a loja apresentada como exemplo na apresentação feita para jornalistas de todo o País. Garcia diz que a marca está muito bem representada pela Newsedan, cuja loja foi reinaugurada em fevereiro passado.
Segundo ele, sobre a transição energética do setor, a Mercedes toca a sua meta de até 2039 neutralizar o carbono 100%, dos fornecedores até os concessionários.
No meio do caminho, em 2030, "onde for factível", chegar a 50% dos modelos elétricos ou eletrificados. Hoje, 95% dos modelos são eletrificados. "O etanol não é algo que a gente discuta.
Isso serve, podemos dizer, para a industria automobilística de massa mas para o nosso segmento de luxoo não é algo que a gente está pensando como alternativa", descartou.
Em junho, a Mercedes-Benz anunciou a terceirização da distribuição de peças de reposição e remanufatura na unidade de Campinas (SP) até o fim de 2024.
Neste atual momento da montadora, a empresa resolveu apresentar de uma vez só todo o seu portfólio no País. Reuniu a imprensa em São Paulo para test-drive e visita ao centro logístico,em Limeira (SP).
Na lista de modelos, o Mercedes-Benz G 63, EQE 300, Sprinter, além do A 200, mais recente lançamento da marca no País.
Mercedes-Benz EQA 250
O Mercedes-Benz EQA 250 é um SUV, 100% elétrico, com design esportivo e perfil urbano. O modelo integra a família de compactos da Mercedes-Benz e é produzido nas unidades de Rastatt (Alemanha).
A versão comercializada no Brasil será a EQA 250 com 190 cv e autonomia de até 496 quilômetros (método WLTP) ou 304 km (método Inmetro). A bateria de íons de lítio, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh.
O EQA utiliza a grade do radiador com painel preto e estrela central, marca registrada dos modelos Mercedes-EQ.
O Pacote de Assistência à Condução, SAE nível 2 de condução semiautonoma, está inserido no modelo como equipamento de série e inclui os assistentes de: distância Distronic, direção, frenagem, manutenção de faixa, ponto cego, tráfego cruzado e aviso de desembarque.
O EQA 250 traz um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way, linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, que inclui um carregador “wallbox” e instalação.
Além desse pacote, o modelo traz três anos de manutenção preventiva inclusa e três anos de garantia de fábrica.
Mercedes-Benz EQB 250
O Mercedes-Benz EQB 250 é um SUV 100% elétrico, com oferta de sete lugares pela primeira vez em um elétrico no Brasil. O EQB foi o primeiro veículo de produção puramente elétrico da fábrica de Kecskemét, na Hungria.
Desenvolvido a partir da versão à combustão GLB, o EQB tem um amplo espaço interno graças à distância entreeixos de 2.829 milímetros. A capacidade de carga é de 495 litros, sendo expansível até 1.710 litros.
Para o Brasil, o modelo EQB 250 utiliza o mesmo conjunto mecânico do EQA: motor de 190 cv, um conjunto de baterias com capacidade de 66,5 kWh e até 474 km de autonomia no método WLTP ou 291 km no método Inmetro.
O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC).
O modelo também utiliza o sistema de infoentretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Assim como o EQA, o EQB 250 traz um pacote de Energia desenvolvido em parceria com a Enel X Way, que inclui um carregador “wallbox” e instalação.
Mercedes-AMG GLA 35 e GLB 35 4Matic
Os modelos Mercedes-AMG GLA 35 4MATIC e Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC podem ser encontrados em todas as concessionárias da marca Mercedes-Benz no País, com preço público a partir de R$ 494.900 e R$ 504.900, respectivamente.
O GLA 35 4MATIC é mais esportivo, possui design dinâmico e compacto. Já o GLB 35 4MATIC possui espaço para sete ocupantes e bagagem. O design frontal de ambos os modelos possui características distintas, com a grade do radiador específica da AMG.
Outros recursos de design incluem o acabamento das lâminas nas entradas de ar externas e os acabamentos em preto brilhante. Na lateral, o destaque vai para as rodas de liga leve de 21 polegadas com desenho multi-raios.
A tração variável AMG Performance 4MATIC possui uma embreagem multidisco integrada ao eixo traseiro que é responsável pela distribuição variável do torque entre os eixos dianteiro e traseiro.
Os cinco programas de condução AMG Dynamic Select "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Individual" alteram parâmetros relevantes, como a resposta do motor e da transmissão.
Mercedes-AMG A 45 S e CLA 45 S 4MATIC
Os modelos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e Mercedes-AMG CLA 45 S 4MATIC+ oferecem mais design em um compacto e mais espaço interno em um coupé.
Os dois modelos compõem o portfólio de esportivos da Mercedes-Benz no País.
O exterior de ambos os modelos transmitem os traços únicos da marca. Pela primeira vez, a família de compactos também apresenta a grade do radiador específica da AMG.
A presença dos dois modelos AMG também é acentuada pelos parachoques dianteiros mais largos, com alargamento da caixa de rodas.
Os modelos possuem seis modos de condução AMG Dynamic Select: "Slippery", "Comfort", "Sport", "Sport +", "Individual" e "RACE", que permitem uma ampla variedade de características do veículo, de confortável a dinâmico.
Mercedes-Benz A 200 AMG Line
A Mercedes-Benz apresentou em julho de 2023 os novos automóveis Classe A. O novo modelo chegou ao País na versão hatchback A 200 AMG Line.
Em seu design exterior possui capô inclinado para a frente com duas elevações com o 'nariz de tubarão', combinados à grade do radiador redesenhada e aos faróis em LED de desenho plano.
A arquitetura interna, única nesse segmento, dá origem a um ambiente com três saídas de ar redondas em forma de turbina. O volante em couro, é compacto e combina com a tecnologia do console central redesenhado.
Além disso, a versão A 200 AMG Line apresenta acabamento em dinâmica/microfibra no painel.
Seguindo a estratégia global “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz estabeleceu o objetivo de lançar uma frota neutra em CO2 de novos automóveis e vans a partir de 2039 em toda a cadeia de valor e ciclo de vida.
Segundo a marca, o objetivo é reduzir pelo menos pela metade as emissões de CO2 por automóveis na frota de veículos novos ao longo de todo o ciclo de vida em comparação com 2020 até o final desta década.
No novo Classe A tanto hardware quanto software foram atualizados. A última geração do MBUX é mais intuitiva e as telas podem ser personalizadas conforme desejado com a ajuda dos estilos de exibição recém-projetados (Classic, Sport e Discret) e sete opções de cores.
O novo A 200 AMG Line é equipado com o motor de quatro cilindros eletrificado de 163 cv e conta com transmissão automática DCT de sete velocidades. Agora, o A 200 AMG Line é um híbrido leve, utilizando um sistema elétrico adicional de 48 volts.
Mercedes-Benz EQE 300
O Mercedes-Benz EQE é um sedã executivo, de caráter esportivo, luxuoso e que combina performance elétrica com sustentabilidade, com uma autonomia superior com apenas uma carga em sua bateria de 89 kWh.
O EQE é mais aerodinâmico e a linha de design da marca chamada de “Sensual Purity” é refletida em superfícies modeladas e transições suaves, com destaque para a grade frontal com acabamento brilhante e que traz a estrela Mercedes-Benz multidimensional.
Em suas dimensões externas, o EQE é comparável a outros modelos da marca como a Classe E ou ao CLS. Assim como este último, ele possui vidro traseiro fixo junto a tampa do porta-malas.
A última geração do MBUX, recentemente introduzida no EQS e na Classe C, também está a bordo do EQE. Com software adaptável, o conceito de controle e display se adapta ao seu usuário e faz sugestões personalizadas para funções de infoentretenimento.
A versão escolhida para o Brasil é o EQE 300 com 245 cv e equipado com a transmissão elétrica (eATS), com todo o conjunto montado no eixo traseiro. O motor elétrico é do tipo motor síncrono permanente (PSM).
Com o PSM, o rotor do motor é equipado com ímãs permanentes e, portanto, não precisa ser alimentado com energia.
A bateria de íons de lítio é composta por dez módulos e possui um conteúdo de energia útil de 89 kWh. O software de gerenciamento de bateria, desenvolvido internamente, permite o gerenciamento inteligente de energia do EQE.
Mercedes-AMG G 63
O Mercedes-AMG G 63 mantém sua posição entre os veículos off-road de alto desempenho com motor V8 biturbo, tração nas quatro rodas, três bloqueios de diferencial, transmissão automática de nove velocidades, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento adaptável.
O motor biturbo V8 de 4 litros AMG gera 585 cv e oferece um torque máximo de 850 Nm, estando disponível em uma faixa de rotações entre 2.500 e 3.500 rpm e entrega de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. Este desempenho dinâmico é mantido até a velocidade máxima de 240 km/h.
O sistema de transmissão AMG Speedshift TCT 9G possui um software específico para o modelo visando atingir tempos de troca muito curtos.
A função de redução de marcha múltipla permite picos de velocidade mais espontâneos, enquanto os modos de transmissão "Sport" e "Sport Plus" contribuem para uma experiência de condução mais esportiva.
A engrenagem de redução off-road pode ser engatada por meio do interruptor LOW Range em velocidades de até 40 km/h.
A relação de engrenagem da caixa de transferência é então alterada de 1,00 em High Range para 2,93. É possível alternar de LOW Range para High Range em velocidades de até 70 km/h.
Mercedes-Benz Sprinter 315
A linha Sprinter Street 315 CDI possui motor a diesel de quatro cilindros OM654. Segundo a Mercedes-Benz, essa motorização é nova em relação ao antecessor OM651 e supera todos os requisitos de emissões Proconve L7, atingindo nota “A” do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesse aspecto.
O novo motor apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e 11% em trechos rodoviários com relação a sua última versão.
Esses dados são medidos conforme portaria do Inmetro, mas o consumo pode variar para mais ou para menos, dependendo das condições de uso.
O modelo também conta com menor emissões de poluentes e maior potência, agora com 150 cv (+5%) e torque de 34,7 kgf.m (+3%), se comparado ao anterior.
Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517
As Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517 possuem motor a diesel de quatro cilindros OM654. Os veículos contam com 170 cv de potência e 40,8 de torque, representando 4% e 12% a mais desses atributos, respectivamente, se comparados às versões anteriores.
De acordo com a marca, a geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho e menores vibrações.
Visando a reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado, além do revestimento da parede do cilindro Nanoslide.
O veículo promete uma performance operacional mais eficiente, principalmente em trechos urbanos e mistos.
O motor também apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões.