Hyundai HB20S traz conjunto de assistentes tecnológicos a bordo
O Detector de Fadiga (DAW) é um dos itens que fazem parte do SmartSense, conjunto de assistentes que se caracteriza por funções ativas de segurança
18:09 | Out. 24, 2023
O relógio marcava 14 horas de uma quinta-feira quando um alerta sonoro me fez tirar os olhos da BR-116 para buscar entendimento no painel do carro. Um sinal na forma de uma xícara piscava e luzia à minha frente.
Em destaque, uma mensagem sugerindo uma parada para um café. Trata-se do Detector de Fadiga (DAW), um dos itens que fazem parte do SmartSense, um conjunto de assistentes que se caracteriza por funções ativas de segurança, dinâmica e, não é exagero dizer, elegância.
Embarcar tecnologia em um veículo é um discurso presente em toda a indústria. Mesmo que se trate de uma ferramenta pouco ou nada usada.
No entanto, o conjunto de sinalizações sonoras e visuais que acompanhou o dia a dia do teste efetuado pelo O POVO com o HB20S, demonstrou um pacote de atenções, digamos, necessário, conveniente, e adaptado à usabilidade do motorista comum na cidade, cujos destaques relaciono: o sistema de alerta e frenagem autônomo (FCA) para carros, pedestres e ciclistas; detector de fadiga (DAW); assistente de ponto cego (BCA); alerta de saída segura (SEW); alerta de presença no banco traseiro (ROA), para citar apenas alguns.
Vamos explicar os mais pragmáticos e que, de fato, auxiliam em maior ou menor grau na dirigibilidade.
Importante contextualizar que os itens acima citados estão na seara da conveniência, do conforto e da segurança. Porque influenciam na facilitação da condução do veículo, mas também na prevenção e no bem-estar.
Além do detector de fadiga, explicado no primeiro parágrafo, e que pode efetivamente antecipar uma ação prosaica sem a qual um acidente seria iminente, há uma série de ferramentas difíceis de se ver no segmento dos compactos.
Uma delas é a frenagem autônoma. Se você errar e se aproximar demais do carro à frente, o carro para com determinada instantaneidade de modo a evitar a colisão.
Sons invadem a cabine. Luzes no painel também. Chamativas, mas discretas. Sim, a contradição é possível. Percebe-se então um conjunto sensitivo a postos para não apenas alertar, mas corrigir o erro.
Não à toa tem o nome de SmartSense e é definido pela marca como um “pacote de segurança avançada da Hyundai”.
Também faz parte dos destaques, o Assistente de Centralização e Permanência em Faixa (LFA e LKA), que monitora a posição do veículo em relação à faixa da via e atua ativamente no volante para ajustar a rota se necessário.
A versão Platinum Plus, contém o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) que ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga no momento da ré. Nesse caso a atuação de radares detecta a aproximação de outro veículo. A exemplo da frenagem, o carro age e sinaliza, freia e emite o aviso.
O Saída Segura (SEW) impede acidentes causados por portas abertas quando outros veículos se aproximam. Com a mesma detecção usada nos exemplos acima, caso algum passageiro abra a porta diante da aproximação de outro carro, essa distância perigosa será efetivamente sinalizada.
Os espelhos retrovisores externos ganham um ponto de atenção com o Assistente de Ponto Cego (BCA), chamando sutilmente a atenção do motorista em relação a presença de outros veículos no entorno. Uma sinalização de cuidado surge no próprio espelho, em vermelho, indicando o perigo.
Todas as versões do novo Hyundai HB20S contam com seis airbags, e ainda fazem parte da lista padrão: freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
Dentro da cabine, completam o pacote comum a todas as versões os cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX®, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas em caso de acidente.
Um novo design
O novo design é composto por uma nova grade frontal, faróis, para-choque dianteiro, para-lamas dianteiros e capô. Há mais refinamento no conjunto que é beneficiado por um maior comprimento. São 65 milímetros, sendo 50 milímetros no balanço dianteiro e 15 milímetros no balanço traseiro.
A nova traseira do Hyundai HB20S, também reestilizada, agora conta com lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado. Rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado, substituíram as rodas de 15” utilizadas anteriormente.
São seis cores de pintura externa disponíveis para o novo HB20S: Branco Atlas e Preto Onix, nas opções sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas opções metálicas, e o tom perolizado azul Sapphire.
Registrando um destaque para a especificação Platinum Plus, topo de linha, que tem bancos de couro na tonalidade cinza claro, em contraste com o painel predominantemente cinza mais escuro.
O HB20S a bordo
Uma vez explicado que o Hyundai HB20S nos traz um conjunto elogiável de tecnologias para a categoria, importante colocá-los sob a ótica do sistema Hyundai Bluelink, com a perspectiva do reconhecimento de voz e outras facilidades.
Um Supervision Cluster é disponível a partir da versão Platinum, e se caracteriza por um painel de instrumentos totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto.
Além disso, para a versão Platinum Plus, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
Na versão testada pelo O POVO, vale registrar a conveniência da chave presencial, ou seja, bastando estar presente, sem o ato de girá-la em uma ignição.
Ligar o motor e climatizar o carro à distância, para o Ceará, é aquela necessidade que pode ser visto como luxo cuja reação nas caronas é de agradecimento.
O novo Hyundai HB20S conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio – uma obrigatoriedade, que algumas marcas complicam de forma inexplicável.
Até três entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido de bateria.
Uma delas disponível para os passageiros traseiros. Facilmente detectáveis os smartphones via Google Android Auto ou Apple Car Play e botão para acionamento do comando de voz no volante, complementam a fácil interação.
O motor
O Hyundai HB20S conta com os motores Kappa 1.0 (aspirado) e Kappa 1.0 TGDI (turbo), que utilizam a configuração de três cilindros com 12 válvulas.
O desempenho é adequado à cidade e durante o teste do O POVO, o consumo registrado no painel ficou em torno de 7,6 km/litro.
O motor Kappa 1.0 TGDI é a evolução da versão aspirada tradicional. Com injeção direta, turbocompressor e intercooler, a potência do motor é entregue desde as rotações mais baixas, a partir de 1.500 rpm, e segue firme até 3.500 rpm.
A marca traduz essas características em “ultrapassagens e acelerações mais eficientes, com o torque total sempre disponível”.