Polo Stellantis de Goiana (PE) receberá novas tecnologias sustentáveis

As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Veículo Elétrico a Bateria) fazem parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade da Stellantis

00:24 | Out. 19, 2023

Por: Cristina Brito
Polo Automotivo Stellantis de Goiana receberá as novas tecnologias de mobilidade sustentável da empresa (foto: Divulgação)

A Stellantis planeja produzir os primeiros veículos equipados com tecnologias Bio-Hybrid no Polo Automotivo de Goiana, no Nordeste. Esses veículos combinarão eletrificação com motorização flex a etanol, além de incluir modelos 100% elétricos a bateria, que foram totalmente desenvolvidos e fabricados pela empresa no Brasil.

As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Veículo Elétrico a Bateria) fazem parte da estratégia global de descarbonização da mobilidade da Stellantis, conforme delineado no plano estratégico Dare Forward 2030.

Este plano visa atingir a descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038, com uma redução de 50% das emissões de CO2 até 2030. As novas tecnologias híbridas estarão disponíveis a partir do próximo ano.

A localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica vão mobilizar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis, composto por fornecedores, universidades, centros de pesquisa, entre outros.

O Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo.

Os laboratórios instalados no Polo e em parcerias com universidades do Nordeste desenvolvem a eletrônica embarcada e a conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS, na sigla em inglês), que é a base da direção autônoma.

Bio-Hybrid em todas as plantas da Stellantis no Brasil

A Stellantis avançará com a tecnologia de propulsão híbrida, que combina motores térmicos com eletrificação, em seus três polos automotivos brasileiros – Betim (MG), Porto Real (RJ) e Goiana (PE). Este avanço simultâneo é possível porque a tecnologia Bio-Hybrid é de aplicação flexível e pode equipar vários modelos.

As três plataformas da família Bio-Hybrid são baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo.

As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros.

A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina, e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como a aprovação da Reforma Tributária.