Test Drive - Nissan lança Sentra 2023 e aposta em segurança, beleza e elegância; veja fotos
Sedã japonês demorou a voltar ao Brasil, mas valeu a pena. Chega bonito, elegante e com muitos recursos de segurança. O POVO testou
16:39 | Ago. 11, 2023
Após dois anos fora de linha, a Nissan finalmente lançou o Sentra 2023 no mercado brasileiro. É a 8ª geração do veículo japonês na história, a 4ª comercializada por aqui. O desafio é enorme, afinal, ele chega para bater de frente diretamente com o Corolla, sedan médio líder disparado em vendas há muitos anos. Outro ponto fundamental é a concorrência com os SUVs. O brasileiro passou a amá-los e não por acaso eles dominam as ruas quando o assunto são veículos acima dos R$ 100 mil
Produzido no México, o Sentra chama muito atenção pela beleza e elegância, tradução de um novo design moderno, com centro de gravidade baixo. Há muito espaço interno, tanto para motorista - que conta com banco de regulagem elétrica - como também para os passageiros.
O ar-condicionado é digital de duas zonas - pena não ter saída para quem está ocupando a parte de trás do veículo. O painel multifuncional é funcional e tem HD de sete polegadas, enquanto a central multimídia possui oito polegadas.
O motor 2.0 tem 151 cavalos de potência (apenas gasolina, sem versão flex) e o câmbio CVT Xtronic simula oito marchas. O carro faz de 0 a 100 km em menos de 10 segundos e ainda assim é silencioso, com isolamento acústico bastante eficiente. Já em relação ao consumo, a notícia é boa: fez cerca de 11 km por litro na cidade de Fortaleza, com tráfego moderado.
Confira a avaliação do Nissan Sentra 2023:
A tecnologia que a Nissan colocou no Sentra deixa o carro muito seguro, em um pacote que vai agradar demais quem coloca o quesito em primeiro lugar na hora da escolha da compra. São seis airbags, além de visão 360° inteligente, detecção de objetos em movimento, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, assistente de prevenção de mudança de faixa.
O alerta avançado de colisão frontal e assistente inteligente de frenagem também está presente, equipados com um sensor que monitora a velocidade e a distância de até dois veículos à frente e, em caso de detecção de uma possível colisão, aciona um alerta visual e sonoro. Ainda assim, se necessário, os freios são acionados.
Há também piloto automático, com objetivo não apenas de ajudar o motorista a manter uma velocidade constante, mas com capacidade de adaptação automática da velocidade com base na distância dos veículos à sua frente. Vale salientar a firmeza e a estabilidade do carro, já que a suspensão tem suporte McPherson, amortecedores de tubo duplo na dianteira e Multi-Link na traseira.
Em relação aos pontos negativos, é importante citar a ausência de conectividade sem fio e também a ausência do carregamento de celular por indução, sendo necessário sempre um cabo. Já o freio de mão é no pedal, o que causa alguma estranheza num carro desse valor. Tal cenário, entretanto, não abala a chegada do Sentra, que entra com destaque em suas três versões:
O Nissan Sentra 2023 está disponível em três versões: Advance 2023 (R$ 149.990), Exclusive 2023 (R$ 173.290) e Exclusive 2023 Interior Premium (R$ 174.990, com interior de couro na cor caramelo).
Ficha Técnica do Nissan Sentra 2023:
- Motor: 2.0 a gasolina, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas
- Torque Potência: 151 v a 6.000 rpm e torque de 20 kgfm a 4.000 rpm
- Suspensão dianteira: Independente, McPherson
- Suspensão traseira: Independente, Multi-link
- Consumo Cidade: 11 km/l
- Consumo Estrada: 13,9 km/l
- Transmissão: CVT de 8 marchas
- Pneus e Rodas: R17 / 215/50
- Freios: Discos ventilados
- Peso: 1.405 kg
- Comprimento: 4.646 mm
- Largura: 1.816 mm
- Altura: 1.456 mm
- Entre eixos: 2.707 mm
- Ocupantes: 5 lugares
- Porta-malas: 466 litros
- Tanque de combustível: 47 litros