Mercedes-Benz: caminhões Axor saem de linha em 2023

No novo portfólio, Actros e Arocs fazem a sucessão do modelo que vendeu mais de 98 mil unidades em 17 anos

16:16 | Out. 20, 2022

Por: Paloma Vargas
Até o fim deste ano os modelos Axor seguem sendo fabricado e vendido nas concessionárias da Mercedes-Benz (foto: Divulgação)

Na apresentação da sua nova linha de caminhões 2023, na noite dessa quarta-feira, 19, a Mercedes-Benz do Brasil informou que os modelos Axor sairão de linha no próximo ano. Porém até o fim deste ano o veículo de transporte segue sendo fabricado e vendido nas concessionárias da marca alemã.

A empresa afirma que os clientes podem ficar despreocupados, pois há uma programação de suporte e manutenção para além da obrigatória por lei que é de 10 anos.

Lançado em 2005, o Axor é considerado pela marca um produto de sucesso no mercado brasileiro. Foram mais de 98 mil unidades emplacadas ao longo de 17 anos. Os destaques em vendas da linha são os modelos Axor 2544 (cerca de 19 mil unidades), Axor 3344 6x4 (mais de 13,6 mil unidades) e Axor 1933 (mais de 11,5 mil unidades).

“Estamos seguindo um processo natural de evolução tecnológica de nossos caminhões. Os sucessores Actros e Arocs, que já são muito bem aceitos pelo mercado, irão manter atributos que os clientes já conhecem e aprovam no Axor, agregando ainda mais valor em qualidade, robustez, tecnologia, desempenho, economia e conforto. Temos certeza que os clientes logo perceberão esses ganhos, como aconteceu com outras famílias de caminhões da nossa marca que foram substituídas naturalmente ao longo dos anos”, explica o diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez.

A linha Actros trará opções para os clientes do Axor no que se refere ao transporte rodoviário e a linha Arocs para as operações off-road do agronegócio, mineração, construção e várias outras aplicações.

“Estamos acompanhando a evolução tecnológica dos produtos e do mercado, que sempre traz novas demandas”, ressalta Jefferson Ferrarez. “E mais: nossos clientes podem desfrutar de vantagens como a plataforma única de caminhões, ganhando com a intercambiabilidade de peças e o conhecimento das equipes de oficina quanto à mecânica e eletrônica dos veículos e suas manutenções”, comenta Ferrarez.

Saiba quem são os sucessores diretos dos Axors

No On-road, os clientes dos modelos Axor 1933, 2533, 2036, 2041, 2536, 2544 e 2644 passam a ser atendidos com os Actros 2045 4x2, 2548 6x2 e 2651 6x4 na versão Space.

Já no off-road, os Axor 3344 6x4 terão na linha sucessória o Arocs 3351 6x4. No caso do Axor 4144 K 6x4, o sucessor é o Arocs 4151 6x4 K. Para o Axor 4144 K 8x4 a opção é o Arocs 4851 8x4 K.

Axor segue sendo o veículo da máquina inteligente da Grunner

O Axor continuará presente no mercado brasileiro por meio da parceria da Mercedes-Benz com a Grunner, o que resulta na oferta da máquina inteligente de direção autônoma que opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar.

Oferecida nas versões 8x4 e 6x4, com várias capacidades de carga, a máquina inteligente com direção autônoma para transbordo de cana tem uma das maiores capacidades de carga líquida do mercado brasileiro, chegando até 20 toneladas de cana picada.

Esse inovador Axor 3131 da Grunner também se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.

“Juntamente com a Grunner projetamos a venda de um total de 350 unidades em 2022, chegando assim a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil, reafirmando a aprovação do mercado para esta solução oferecida em parceria com a Mercedes-Benz. Isto significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético e vamos continuar em ampla expansão dessa tecnologia nos próximos anos”, destaca Jefferson Ferrarez.

 

*A repórter Paloma Vargas viajou a São Paulo, a convite da Mercedes-Benz.