New HR-V 2023 é apresentado pela Honda; veja preços e fotos
Lançamento do New HR-V 2023, da Honda, ocorreu em São Paulo. Confira detalhes do novo modelo, os preços e fotosA Honda apresentou o New HR-V 2023 à imprensa, em São Paulo, ao longo das últimas semanas. Um teste drive do veículo foi realizado pelos jornalistas à convite da montadora japonesa. Percurso saiu da capital e seguiu para Itirapina, cidade do interior paulista onde o veículo é fabricado. O modelo tem preço a partir de R$ 142.500 e o maior valor custa R$ 184.500.
A chegada das versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing nas concessionárias está prevista para o final deste mês. As vendas das versões Advance e Touring começarão em outubro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
New HR-V: preços
Ex Honda Sensing - R$ 142.500.
Exl Honda Sensing - R$ 149.900.
Advance - R$ 176.800.
Touring - R$ 184.500
New HR-V: O POVO Testou
A convite da Honda, fui à São Paulo fazer o teste drive do novo modelo.
Percorri cerca de 100 quilômetros, entre o conhecido congestionamento da cidade paulista até rodovias onde a velocidade máxima é de 120 km por hora. O modelo testado, o Exl Honda Sensing, respondeu muito bem em todos os trajetos.
Com marcha automática e um vasto pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, você tem a impressão que o 99 quilômetros percorridos passaram bem rápido, sem aquela sensação de cansaço normal após uma viagem de carro.
O silêncio no interior do veículo também chama atenção. Ultrapassagens, frenagens, tempo de aceleração também foram testados e aprovados. Mais detalhes em vídeo do teste drive você pode encontrar logo mais no Instagram do O POVO.
Abaixo, confira mais informações técnicas do New HR-V que foram repassadas pelas equipe da Honda.
New HRV 2013: referência no segmento SUV e modelo mais vendido
Desde que foi lançado, em 2015, o HR-V se tornou referência no segmento de SUVs e figurou como o modelo mais vendido da Honda Automóveis do Brasil. A nova geração do modelo se destaca pelo espaço interno ampliado.
Com o conceito ‘Amp up your life’ – Amplifique sua vida –, os engenheiros da Honda estabeleceram um tripé de características básicas para o New HR-V: prazer, estilo e confiabilidade.
New HRV 2023: Quatro versões
O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações. As versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing são equipadas com o 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado, enquanto as versões Advance e Touring trazem o inédito 1.5 DI VTEC TURBO Flex. Para ambos, o câmbio é o CVT, ajustado para atender às demandas dos novos motores.
O Honda Sensing, completo pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor, é item de série em todas as versões do New HR-V. Outra importante novidade do modelo é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da Honda, disponível nas versões Touring e Advance.
A linha de ombros elevada da carroceria une a parte frontal, de forte e inédita personalidade, à traseira, de curvatura acentuada.
A dianteira é fator de diferenciação entre as versões do New HR-V. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto, consoante com a maior potência de seus motores. Já as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais, gerando forte identidade e sofisticação.
Outro elemento de diferenciação está nos faróis full LED (de série em todas as versões), que no New HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.
Três rodas diferentes (sempre em alumínio e aro 17) equipam o New HR-V. As versões EX Honda Sensing e Touring têm, cada qual, rodas exclusivas, enquanto a EXL Honda SENSING e a Advance compartilham o terceiro modelo.
Outro detalhe do projeto do New HR-V é a baixa altura do capô, que favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas – antes eram fixados junto à base das colunas A – também contribui para a melhora da visibilidade.
O projeto do interior do New HR-V exibe o mesmo conceito aplicado ao design externo. A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.
O painel de instrumentos e a tela da central multimídia contam com touchscreen de 8 polegadas.
Os bancos são dotados do Sistema de Estabilização Corporal, uma tecnologia antifadiga para viagens longas.
Outra novidade que traz mais praticidade e conforto ao New HR-V é a abertura do porta-malas sem o uso das mãos, disponível na versão Touring. Basta simular um chute sob um dos sensores de movimento abaixo do para-choque traseiro para que a tampa abra automaticamente.
Além disso, o porta-malas também tem a função Walk Away Close, inédita na Honda, que permite a operação sem o uso das mãos também na hora de retirar objetos grandes ou pesados.
New HRV 2023: economia de combustível e performance
O New HR-V traz duas opções de motor flexíveis em termos de combustível, que podem ser alimentados com etanol ou gasolina.
As versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing vêm com o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control –, o sistema que varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão.
O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, podendo variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão.
Dotado de injeção direta de combustível, o motor 1.5 DI i-VTEC Flex tem potência máxima de 126 cavalos a 6.200 rpm, tanto com etanol como gasolina. O torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm (etanol) e 15,5 kgfm a 4.600 rpm (gasolina).
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os New HR-V com o motor 1.5 aspirado têm consumo na cidade de 8,8/12,7 km/l (etanol/gasolina) e, na estrada, de 9,8/13,9 km/l.
Nas versões Advance e Touring, o New HR-V traz um motor inédito e tecnologicamente muito avançado: o quatro-cilindros em linha 1.5 DI VTEC TURBO Flex.
O câmbio CVT, de relação continuamente variável, reconhecido pela confiabilidade, robustez e eficiência, oferece simulação de sete marchas por meio dos paddle shifts no volante (equipamento exclusivo das versões EXL Honda Sensing, Advance e Touring).
Os sistemas Step shift e EDDB (Early Down-shift During Braking), ambos disponíveis em todas as versões, contribuem para que a experiência de condução seja adequada independentemente do tipo de percurso.
O Step shift é voltado para a condução esportiva ou condições nas quais é exigida a performance máxima do motor. Quando o acelerador é levado ao fundo (kick-down), a central de gerenciamento eletrônico do CVT coordena as trocas nos pontos fixos das marchas, acentuando a sensação da mudança.
O EDDB atua em desacelerações, quando, baseado em inputs de freio e de aceleração longitudinal, o câmbio reduz uma ou mais marchas, mantendo a rotação adequada a cada situação (topográfica e de condução). Na prática, isso se traduz em descidas de serra com auxílio de freio-motor, além de retomadas, frenagens e contornos de curva com dirigibilidade refinada.
Na comparação com o HR-V anterior, o incremento na rigidez torcional da carroceria foi de 10%.
Essa evolução na estrutura do New HR-V foi obtida por meio da aplicação de aços especiais de alta resistência, de especificação 980/780 Mpa, não usados no HR-V anterior, mas que agora representam 8% do total empregado na fabricação da carroceria.
O New HR-V oferece melhor estabilidade direcional, que decorre da evolução no sistema de direção e das suspensões. Com pontos de fixação mais rígidos, o conjunto de direção proporciona respostas ágeis do carro em relação à aplicação de movimento no volante.
Nas suspensões, além do trabalho de redução do atrito dos componentes para melhorar o comportamento de rodagem sobre piso irregular, há novos batentes de borracha dos amortecedores traseiros e novas buchas. As melhorias ampliaram o comportamento em curva e aumentaram significativamente o conforto, sobretudo para quem viaja na traseira.
O isolamento acústico também evoluiu no New HR-V por meio da adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como de espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.
New HR-V: tecnologia e segurança
O modelo traz o Honda Sensing de série em todas as suas versões. O Honda Sensing é um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções no New HR-V:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes. Ele é capaz de detectar e identificar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto. Bicicletas e motocicletas também podem ser detectadas pela câmera;
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de
Farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Além do Honda Sensing, todas as versões do New HR-V possuem diversos dispositivos de segurança, dentre os quais se destacam: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera no espelho retrovisor do lado do passageiro), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento.
Uma novidade no New HR-V é o controle de descidas em rampas (HDC), que atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar exclusivamente no controle da direção, sendo desnecessário atuar nos pedais de freio ou acelerador. O sistema funciona entre 3 e 20 km/h.
Uma importante novidade do New HR-V é a introdução do myHonda Connect, inédita plataforma de conectividade da marca. Ela foi criada para conectar o motorista ao seu veículo, via aplicativo no smartphone.
Algumas das funções do myHonda Connect são: consultar status do veículo, acionar controles remotos – como dar a partida no motor e ligar ar-condicionado para climatização da cabine à distância –, encontrar o carro com suporte de mapa, bem como receber alertas, fazer agendamentos de revisões, entre muitas outras funcionalidades. A tecnologia estará disponível nas versões Touring e Advance.
New HR-V: equipamentos e tecnologias em todas as suas versões
New HR-V EX Honda Sensing – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).
New HR-V EXL Honda Sensing – Todos os equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.
New HR-V Advance – Todos os equipamentos acima e/ou: myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.
New HR-V Touring – Todos os equipamentos acima e/ou: banco do motorista com acionamento elétrico, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).
Quanto à oferta de cores, o New HR-V terá opções variadas, comuns a todas as versões: a sólida Branco Tafetá; as metálicas Cinza Basalto (inédita no portfólio da Honda), Azul Cósmico e Prata Platinum; e as perolizadas Branco Topázio, Cinza Grafeno (novas no HR-V), Preto Cristal e Vermelho Mercúrio.
A cor padrão do revestimento interno é preta, com tecido na EX Honda Sensing e couro na EXL Honda Sensing. As versões Advance e Touring com carroceria nas cores Branco Topázio, Cinza Basalto, Azul Cósmico e Cinza Grafeno têm revestimento de couro cinza claro.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente