O POVO testou: Corolla Cross Híbrido chama a atenção com consumo baixo
SUV da Toyota é silencioso e ganha muito com consumo baixo diante dos concorrentes, mas não é para quem gosta de carro esportivo; veja fotos
14:34 | Jun. 07, 2022
Em tempos de combustíveis passando de R$ 7,00 o litro, qualquer carro híbrido circulando no Brasil chama a atenção e não é diferente com o Corolla Cross XRX. Logo de cara, portanto, qual o desempenho do veículo da Toyota em relação ao consumo? Durante os sete dias em que ficou com a reportagem para a avaliação, o cenário foi de 11 km por litro abastecido com Etanol e 19 km quando recebeu gasolina, cenários extremamente animadores para a cidade, especialmente na comparação com outras SUVs no mercado.
A partir da realidade de que o XRX é efetivamente muito econômico, há outros atrativos relevantes presentes, como o fato de ser bastante silencioso - há quem jure que o carro não está ligado - e oferecer destaque quando o assunto é conforto para guiar - a direção eletroassistida é excelente. Internamente, o Corolla Cross XRX não desaponta e oferece ótimos momentos. Os bancos são ajustáveis de todas as formas, o teto solar permite uma experiência agradável e a central multimídia de 8 polegadas é competente, compatível com Apple e Android. No aspecto segurança, os indispensáveis seis airbags estão lá - apesar de nos Estados Unidos serem nove.
COMO FUNCIONA O SISTEMA HÍBRIDO?
Aqui é importante lembrar que diferente de outros veículos híbridos, não há baterias recarregáveis em tomadas externas. O sistema do motor 1.8 flex com até 101 cavalos de potência funciona em sintonia com outros dois motores elétricos de 72 cavalos. Até o acúmulo da energia cinética das frenagens alimentam as baterias - que ficam embaixo dos bancos traseiros - em conjunto com o motor a combustão, quando necessário. E que fique claro: não somos nós que escolhemos qual motor usar. É o sistema do carro que resolve.
NEM TUDO SÃO FLORES
Como não há perfeição, o Corolla Cross XRX tem alguns equívocos. O mais importante deles tem relação com o desempenho de velocidade e retomada. A aceleração de 0 a 100 km/l atinge 13 segundos, acima do esperado. Para quem gosta de alta potência, é algo que precisa ser levado em consideração, principalmente na estrada - por isso o carro é mais indicado para quem faz uso muito mais na cidade.
O espaço interno para quem está no banco traseiro não é dos maiores, especialmente na análise dos concorrentes. Caso a pessoa tenha mais de 1.85m terá alguns problemas, algo que não ocorre no Corolla sedã. Já o freio de estacionamento no pé é algo bastante estranho, bizarro até, e que necessita de atenção até que o motorista tenha já se habituado. Não faz muito sentido, inclusive, não haver freio eletrônico, como há na América do Norte - tal qual suspensão traseira independente e possibilidade de modelo 4x4..
Toyota aposta em segurança e garantia longa
Presentes em todas as versões - incluindo, portanto, as híbridas XRV e XRX - o pacote de segurança Toyota Safety Sense tem sido tratado pela fabricante japonesa com destaque quando da apresentação do veículo ao mercado em seus modelos mais recentes. No equipamento há assistente de pré-colisão (quando há chance de uma colisão frontal, funciona um aviso para o motorista tomar uma ação de evasão da situação), sistema de assistência de permanência de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e o farol alto automático, dando mais tranquilidade aos ocupantes do carro. Em relação aos seis airbags, eles estão distribuídos da seguinte forma: dois frontais, dois laterais e dois de cortina, lembrando que no conjunto há o airbag de joelhos, mas apenas para o motorista.
Ainda no equipamento de segurança do Corolla Cross, há também carroceria com deformação progressiva, que são determinadas zonas no veículo programadas para não serem totalmente rígidas na hora de um eventual impacto, aumentando o tempo de desaceleração e absorvendo a força de maneira a proteger mais motoristas e passageiros, evitando danos estruturais.
Em relação a garantia total, a empresa mantém os cinco anos para o Corolla Cross - tratado também como diferencial de mercado diante de fabricantes que oferecem três - mas especificamente para os carros híbridos, são oito anos de garantia contra defeitos de fabricação e montagem do sistema, ou seja, bateria híbrida, ECU da bateria híbrida, ECU de gerenciamento de energia e inversor com conversor.
Ficha técnica Corolla Cross Híbrido XRX
Preço: R$ 209.000,00 (cotação em Fortaleza, junho de 2022)
MOTOR/HÍBRIDO
Combustão interna: dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha, 1.798cm³ de cilindrada, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque máximo de 14,5kgfm a 3.600rpm. Dois motores elétricos: potência máxima de 72cv e torque máximo de 16,6kgfm. Potência combinada de 122cv
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e Hybrid Transaxle CVT com botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle)
DIMENSÕES
Comprimento, 4,46m; largura, 1,82m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,64m; altura livre do solo, 16,1cm
FREIOS
A discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras. Possui ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e sistema de assistência à frenagem (BAS)
SUSPENSÃO
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção e barra estabilizadora
RODAS/PNEUS
Liga leve, de 8x18 polegadas/225/50 R18
DESEMPENHO
Velocidade máxima de 170km/h
Aceleração de 0 até 100km/h em 13 segundos
CAPACIDADE
Peso, 1.500 quilos; porta-malas, 440 litros; tanque de combustíel de 36 litros
DIMENSÕES
Comprimento, 4,46m; largura, 1,82m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,64m; altura livre do solo: 16 cm