Black Friday, IA na experiência de compras online

Empresa especializada em inteligência artificial conversacional fala sobre vantagens do uso da tecnologia para os varejistas que buscam se destacar em um cenário desafiador de competitividade

A Black Friday será em 29 de novembro. Com isso, varejistas e consumidores esperam pelas vantagens e promoções do período, que nos últimos anos, passou a equivaler ao Natal. O grande diferencial relacionado ao comportamento de compra, é que na Black Friday muitas vezes a compra é feita de forma imediata e não consultiva, já que os clientes buscam diretamente pelo preço, ou seja, vende quem tiver a melhor oferta.

Para lidar com esse grande volume de demanda e escalar seu poder de atendimento, o varejista necessitaria de grandes custos, além de treinamento. Por outro lado, com a Inteligência artificial conversacional, promove-se um padrão de atendimento de qualidade independente do cliente e horário. A I.A no pós Black Friday, por exemplo, é um grande ponto, quando mencionada a importância deste atendimento.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A impulsividade na hora da compra gera também muita desistência de carrinhos com produtos. É aí que entram as campanhas de recuperação de carrinhos abandonados, promovendo um novo contato para que o consumidor possa reaver o que deixou. Além disso, pensando na experiência de ponta a ponta deste cliente, o atendimento para troca, dúvidas ou devoluções por I.A contribuem para a manter o consumidor contente.

A inteligência artificial não substitui as pessoas, mas possibilita que a empresa aloque seus colaboradores em locais mais estratégicos. O foco é que o padrão de todo atendimento que a I.A traz, fideliza o cliente, que sabe que independente do momento de contato, seja ele proativo ou receptivo, será de qualidade. Além disso, a tecnologia garante um atendimento acessível, já que ela pode atender diferentes idiomas, formatos e jeitos de comunicação.

Segundo o levantamento da Neotrust e ClearSale, o faturamento da Black Friday 2023 no e-commerce brasileiro ficou em R$ 5,23 bilhões, representando uma queda de 14,6% em comparação ao ano anterior. Com a diminuição na taxa de vendas online, muitos varejistas buscam novos métodos para se destacar em um mercado acirrado e atender a um público que precisa de novidades, além da comodidade digital. O estudo da "Inteligência Artificial no Varejo", da Central do Varejo, realizado em 2023, mostra que 47% dos varejistas já utilizam IA, enquanto 53% ainda não implementaram essa tecnologia.

“Na Black Friday, o comércio tende atingir em um dia, o faturamento de um mês inteiro. Para o e-commerce, há um maior volume de consumidores nos sites. Por isso, é necessário que o uso da IA tenha foco em agregar qualidade em toda a jornada do cliente, desde a pesquisa até o pós-venda, criando um padrão de atendimento, independente do horário ou estilo de linguagem, auxiliando o cliente nas dúvidas que integram toda sua experiência de compra”, menciona Viviane Campos, Head Global de Negócios da Connectly.ai.

Contudo, a IA já é uma realidade no setor varejista, mas muitos precisam se adaptar para acompanhar as inovações. “O varejista que entender o poder da IA e o significado de um atendimento padronizado irá proporcionar uma fidelização em comparação aos que não a utilizam. Além disso, a IA beneficia negócios de todos os portes, pois envolve um custo financeiro baixo a longo prazo", complementa Viviane

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar