Startups de impacto ambiental tendem a ganhar holofotes?

A tragédia no Rio Grande do Sul, e as muitas outras causadas pelo descaso com o o meio ambiente, jogam luz sobre negócios socioambientais.

A tragédia no Rio Grande do Sul e a percepção de que esses desafios serão mais graves e mais constantes joga luz no papel das startups de impacto ambiental. Algumas dessas empresas estão na vanguarda da inovação sustentável, criando soluções criativas para problemas como mudanças climáticas, poluição e esgotamento de recursos naturais.

Segundo uma pesquisa da Sling Hub, plataforma de inteligência de dados sobre o ecossistema de startups latino-americano, atualmente, o Brasil conta com cerca de 20 mil startups. Destas, de acordo com a Pipe.Social, 1.011 são negócios de impacto socioambiental.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, plataforma de investimento em startups, os negócios socioambientais podem ter cada vez mais visibilidade. “Isso porque, uma das principais estratégias para aumentar a evidência desse tipo de startup é comunicar claramente seu propósito e missão ambiental. Vai além de simplesmente oferecer um produto ou serviço sustentável, trata-se de contar como a empresa está contribuindo para um mundo melhor”, afirma.

Para Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, essas startups, em busca de visibilidade, precisam atentar para os seguinte pontos:


Impacto mensurável - É fundamental que as startups de impacto ambiental apresentem métricas e dados concretos que mostrem o progresso e os resultados alcançados em termos de sustentabilidade, como relatórios transparentes sobre redução de emissões de carbono, economia de recursos naturais e melhorias na qualidade ambiental não apenas validam o trabalho da startup, mas também ajudam a construir confiança e credibilidade junto ao público.


Colaborar com parceiros estratégicos - Parcerias estratégicas com organizações ambientais, empresas comprometidas com a sustentabilidade e governos podem ampliar a visibilidade das startups de impacto ambiental. Essas alianças também podem fornecer acesso a recursos, expertise e oportunidades de escala.


Participar de eventos - Participar de eventos, conferências e competições focadas em sustentabilidade e impacto ambiental pode ajudar as startups a ganhar reconhecimento e visibilidade dentro da comunidade de negócios e investidores.


Engajar a comunidade - Envolver a comunidade local e global é fundamental. Isso pode ser feito por meio de programas de conscientização, parcerias com ONGs locais e iniciativas de responsabilidade social corporativa.


Investir em inovação - A inovação contínua é essencial para o sucesso das startups de impacto ambiental. Elas devem buscar constantemente novas tecnologias, modelos de negócios sustentáveis e formas criativas de abordar desafios ambientais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar