Inteligência Artificial e o futuro dos podcasts

Spotify vai utilizar Inteligência Artificial para clonar vozes e traduzir programas além da edição e roteirização dos episódios 

08:38 | Nov. 29, 2023

Por: Hamilton Nogueira
Nesta ilustração fotográfica, o podcast The Joe Rogan Experience é visualizado no aplicativo móvel do Spotify em 31 de janeiro de 2022 na cidade de Nova York (foto: CINDY ORD / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)

Em parceria com a OpenAI, o Spotify vai utilizar a tecnologia Whisper, capaz de traduzir e transcrever falas para outros idiomas, para disponibilizar programas de podcast em diferentes línguas. Marcio Brant, CEO e fundador da Wepod - produtora de podcasts corporativos do Brasil, afirma que assim como o rádio se destacou como uma plataforma inovadora para o áudio na década de 40, hoje, o mundo está testemunhando uma ‘Revolução Vocal’ impulsionada por essas tecnologias emergentes.

O Spotify não é o único empenhado em traduzir os programas, a PodcastOne também trabalha em parceria com a empresa de inteligência artificial Rask AI para traduzir os podcasts distribuídos em sua plataforma para o espanhol. O primeiro podcast traduzido por meio da parceria foi o ‘Bad Bad Thing’.

Além da clonagem e tradução de vozes, há oferta de ferramentas como a Resound, uma plataforma que edita podcasts com IA. O objetivo é automatizar as produções em áudio, portanto, ela permite que o usuário reduza os barulhos de fundo para ressaltar os diálogos e normalizar o volume das faixas automaticamente.