Instituto cearense indicado ao Prêmio Criação SUS 2023
Entre 400 concorrentes de todo o Brasil, o cearense IGC foi indicado ao Prêmio Criação SUS 2023
18:49 | Nov. 28, 2023

O Instituto de Gestão e Cidadania (IGC) foi indicado ao Prêmio Criação SUS 2023 na categoria Pré-Hospitalar, com o case de “implantação de time de resposta rápida na unidade de pronto-atendimento”, implementado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município de Russas-CE.
Quem explica do que se trata é o Presidente do IGC, o administrador Herbert Lobo, “A inovação que nos proporcionou figurar entre os indicados não está propriamente dita em software ou equipamento, mas na operacionalidade, na metodologia com a qual agem os times de respostas rápidas em face de situações assistenciais críticas, ou seja diante de algo que precise mobilizar as equipes multiprofissionais da unidade. Como o nome diz, dar uma resposta super-rápida no atendimento”.
“Esses times são comuns em hospitais mais estruturados que recebem muitos pacientes graves, mas em unidades de pronto atendimento não existe no país, então essa é a primeira experiência, inclusive para fazer essa afirmação a equipe que escreveu o projeto precisou buscar na literatura, e não existia nenhuma referência. E de fato não não existe registro desse tipo de inovação em unidades de pronto atendimento”, detalha Herbert.
A premiação inédita a qual a instituição cearense foi indicada, reconhece cases de sucesso executados nas instituições do SUS de todo o Brasil. É uma iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), com apoio do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Instituto Ética Saúde.
O case do IGC foi selecionado entre cerca de 400 projetos inscritos para o prêmio, e um dos critérios levados em conta pelos avaliadores é a possibilidade de replicação do projeto em outros serviços públicos de saúde pelo país. Os cinco projetos vencedores serão anunciados no próximo dia 8 de dezembro, durante solenidade na sede da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) em Brasília (DF).
Herbert Lobo ainda revela que quer montar a primeira UPA digital do País. “Dividimos o reconhecimento como nossos colaboradores, parceiros e clientes, e reafirmando nosso compromisso em continuar inovando e contribuindo para a melhoria da sociedade, fazendo saúde para e com as pessoas. E é parte do nosso plano dar origem à primeira UPA digital do país em breve”, explica.