Gad Insights 2023: reflexões sobre marcas na transformação tecnológica

Estudo do Gad refelte caminhos que orientam a tomada de decisão sobre marcas e experiências

11:30 | Set. 26, 2023

Por: Hamilton Nogueira
Marcas e a transformação tecnológica (foto: Divulgação)

Intitulado “Marcas Inteligentes - Bem-vindo à revolução da experiência”, o estudo desenvolvido pela consultoria de marca e experiência Gad, mapeou ao longo dos últimos 6 meses, o comportamento de diversas marcas nacionais e internacionais, visando apoiar empresas e gestores em suas tomadas de decisão.

Desde o conceito do “novo normal”, aflorado durante a pandemia da Covid-19, com seus desafios e oportunidades; passando pela consistência, coerência e consciência como paradigma na gestão das marcas, em 2021; até chegar a um novo Zeitgeist (espírito da época), no estudo de 2022, embasado na polarização, no storydoing e na reputação das marcas, o relatório tem apresentado, ao longo das últimas edições, novos conceitos e cases globais que exemplificam cada insight.

O relatório aponta para uma nova relação entre as pessoas, empresas, produtos e serviços, onde a inteligência artificial, a IoT (Internet das Coisas), a Realidade Virtual, as biotecnologias, o 5G, entre outras tecnologias, vêm se tornando ferramentas decisivas no aprimoramento ou mesmo na redefinição das experiências que vivenciamos. Nesse novo contexto, as marcas são inevitavelmente tecnológicas e ao mesmo tempo, “humanas”. Não há contradição aqui, mas sim, convergência. Esse ponto, por exemplo, é aprofundado no capítulo “Conexões humanas ou artificiais?”.

“Nesse ambiente integrado, as marcas precisam ser inteligentes, de fato. Saber fazer e refazer as perguntas certas para (re)definirem suas abordagens e produzirem experiências impactantes, que revolucionam, enfim, a sua construção de valor e transformam positivamente o negócio”, destaca André Chuí, Partner e Head de Estratégia do Gad.:

Os títulos dos insights já geram reflexões, vejam

Conexões humanas ou artificiais?
Ultra experiências
Brand Insperience
A tecno-lógica das marcas
O risco da incoerência
Escuta ativa
Confiança antes de tudo
Influência virtual, mas não artificial.
Uma por todas, todas por uma
Barbie brands