Artigo: Net IRACEMA, minha vida em 10 temporadas
A jornalista e empresária Marluce Barros Aires escreveu para o Livro do Iracema Digital que será disponibilizado em breve. O POVO Tecnologia vai adiantar alguns textos para você.
*Marluce Barros Aires é jornalista e empresária
Desde que ouvi falar deste e-book que celebra os 5 anos do IRACEMA Digital, um filme da minha vida com a área de TIC começou a rodar em minha mente... e não parou ainda! Neste filme, estrelado pela INFOBRASIL, a Feira Itinerante de TIC, sertão a dentro, revi amigos, festejei sucessos, lembrei-me dos desafios vencidos... só coisa boas, o resto nem lembro mais (rsrsr).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Escutei meu coração, enquanto o filme continua a rodar em minha mente, como uma música daquelas que não se quer que chegue ao fim, e ele decidiu que este artigo deveria ser narrado na primeira pessoa, como se fosse uma temporada 2 de uma série interminável. Lá se vai, então, ...
Segunda Temporada: A III Escola de Verão em Inteligência Artificial
Era a III Escola de Verão (dias 3, 4 e 5 de fevereiro de 2022). Eu assisti... E renasceu em mim a esperança! Eu senti que ainda podia SERVIR a causa da Tecnologia... E INTENSAMENTE eu vivi de novo! Renasceu em mim logo a vontade de voltar às atividades, mesmo sem precisar fazer isso para sobreviver. Minha aposentadoria permitia a vontade acontecer. Isso é muito libertador!
Terceira Temporada: O Sonho de Ariosto Holanda continua
Após assistir a III Escola de Verão, durante 3 dias, percebi, como uma magia, que eu acordara de um sonho e que Ricardo Liebmann e Mauro Oliveira haviam criado o Instituto Iracema Digital, e que todos os meus parceiros estavam ali... dando continuidade a nossa luta, de dotar o Ceará de uma Rede Inteligente, onde Governo, Academia e Empresas renovaram o seu compromisso com a Sociedade, e o sonho de Ariosto Holanda, de fazer do Ceará uma referência tecnológica para todo o País e para o Mundo.
Quarta Temporada: A Educação de Edgar Linhares aconteceu
Sobral tem dado um exemplo implantando um Modelo de GESTAO PARTICIPATIVA e SOLIDÁRIA, com jovens e crianças, recebendo o merecido reconhecimento. Mediante Políticas Públicas vêm se consolidando como uma alternativa de modelo educacional para todo o Brasil. O Ceará hoje se orgulha deste trabalho que tem raízes na visão e ação de Edgar Linhares, Ada Pimentel, Maurício Holanda, Izolda Cela e atualmente Herbert Lima. Fico torcendo para que a área de TIC no Ceará siga este exemplo de gestão participativa e solidária, uma política pública de resultados pra a gente se orgulhar e dizer que "Ceará tem disso Sim"?
Quinta Temporada: A Casa da Vovó Dedé
A Casa de Vovó Dedé me tocou profundamente a alma. E foi por onde eu comecei a minha nova jornada de reconexão ao mercado. Marquei então uma reunião com o Wagner Barbosa, Diretor Executivo da Casa de Vovó Dedé, para apresentar a Teia da Vida, um movimento revolucionário que transforma as pessoas, cuidando de suas emoções.
Sexta Temporada: A Teia da Vida
E foi assim que tudo começou (recomeçou): os encontros semanais na Praça da Sargento Hermínio (sábado, de 9 h até as 11:30 min}, onde concebemos o Piloto do Programa Unidade na Diversidade; e a nossa ida para a Associação Elos da Vida... Degustação do Suco Vivo, na Praia Acessível, um projeto de ACESSIBILIDADE da Prefeitura Municipal Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, mediante o Corpo de Bombeiros. No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, realizamos um evento em parceria com a ABRH-CE (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e Teia da Vida e apoio do Días Brasil (Cores de Artes).
Sétima Temporada: A Padaria Digital
Em 2023, retomamos às atividades na nossa rede social (WhatsApp)! Fui convocada para participar de uma reunião para formação da chamada "Padaria Digital"! Éramos oito em março e agora somos vinte padeir@s. O compromisso individual é de que através de reuniões mensais, de forma presencial, e todos os dias de forma virtual, pensemos na melhor forma de participar do movimento da Padaria Digital, que visa resgatar a Padaria Espiritual, que mexeu muito com a Cidade (era considerado revolucionário para a provinciana Cidade Fortaleza), que a época questionava a chegada da energia elétrica! Este fantástico acontecimento em 1892 (revolucionário para a provinciana Cidade de Fortaleza) teria influenciado a criação da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo.
Oitava Temporada: Governantes, tá vindo aí uma tal de internet ...
Pensar fora da caixa é o nosso principal DESAFIO! Enfrentar com amor o descaso das autoridades, que imbuídas de boas intenções, não abrem seu coração para enxergar o obvio: Internet Por Dentro e Para Todos, de Autoria do Mauro Oliveira já dizia isso... em 1993, ao voltar do doutorado na Sorbonne, que a internet seria tão necessária em nossas casas como a água e a luz. Era já um alerta aos governantes, nossos funcionários, pela democratização da internet. Hoje, o Estado mais conectado do País ainda não oferece banda larga à maioria de seus jovens nas periferias de seus municípios.
Nona Temporada: É POP, É TECH... É O TCHAN
Como já escrevia naquela época o irreverente autor Mauro Oliveira: "Se você acha que a globalização é o grande "tchan" (e não a Carla) e já comprou o livro é melhor dá-lo a sua sogra preferida... Mas, se você é do restrito time que acredita mesmo ser a escola a âncora de uma sociedade justa, verdadeiramente democrática e que a tecnologia pode ter um importante papel neste processo, taí a sua leitura ideal. Internet Por Dentro e Para Todos, é uma coletânea de artigos. É o resultado de uma INQUIETAÇÃO e é ao mesmo tempo, um exercício de ESPERANÇA.
Décima Temporada: IA Generativa, como ficam as nossas vidas
Resta-nos agora, juntos e misturados, defendendo um só causa e aliados empunhar uma só bandeira: Igualdade, Liberdade e Fraternidade . Vamos todos a IV Escola de Verão, no período 14 a 16 de setembro, debater a " Inteligência Artificial Generativa, como ficam as nossas vidas"! Eu vou; e você, vai ?
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente