Três startups cearenses no cenário de Energy techs
Conheça três startups cearenses no cenário de Energy techs com projetos para renováveis. Elas estão sob acompanhamento da Casa Azul Ventures.O setor de energia solar cresceu mais de 623% nos últimos anos em todo o Brasil. Para 2023, a expectativa é que a capacidade de geração de energia solar cresça 42% em 2023, segundo estimativa da Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, chegando a 34 GW. Destes, 21,6 GW devem vir de pequenos e médios sistemas solares instalados nas casas de consumidores, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos — a chamada geração distribuída (GD) de energia.
Apesar dos números animadores, menos de 2% dos consumidores aptos a terem energia solar estão usufruindo da economia gerada pelas placas fotovoltaicas, o que significa dizer que ainda existe um grande volume de oportunidades para novos profissionais no mercado e muito espaço para explorar e apresentar soluções cada vez mais inovadoras.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a oportunidade pronta para ser explorada, 3 energytechs cearenses estão aperfeiçoando suas soluções para atender a demanda do mercado. Elas participam do Programa Delta-V, promovido pela aceleradora Casa Azul Ventures, que está acelerando 60 startups em todo o nordeste, sendo 29 delas do Ceará. Em uma jornada de 7 meses, todas as empresas participam de uma série de capacitações, mentorias e workshops com convidados de renome nacional e internacional no mercado de inovação.
Uma delas é a Zonder, uma plataforma web para integradores do mercado de energia solar que agiliza o processo de vendas e aumenta sua taxa de conversão por meio da geração automática de propostas e sistema de gerenciamento de clientes (CRM).
O aplicativo da startup mantém um banco de dados com todas as informações técnicas necessárias para construir uma planta de geração de energia elétrica à base solar que se adeque à realidade, demanda e renda de cada cliente. Além disso, a ferramenta funciona como um gerenciador de dados, agenda e administrador de operações de cada empresa.
A Virtutis Energy é outra startup cearense que disputa espaço no mercado. A empresa se posiciona como facilitadora entre quem busca reduzir seus gastos com eletricidade e quem procura retornos financeiros atrativos em investimentos de geração de energia renovável. A startup desenvolve e gerencia locação de sistemas fotovoltaicos, sendo a Usina VE.1 - 2022.01 seu protótipo.
Nesse contexto, a empresa permite redução nos gastos com energia elétrica a seus clientes, sem necessidade de investimento em construção ou operação de usinas por parte deles, além de possibilitar o aporte de investidores no desenvolvimento desses sistemas de geração de energia, conferindo-lhes participação nos dividendos oriundos de sua locação.
Já a Energy Grid é uma plataforma apoiada no uso de inteligência artificial, que tem como objetivo gerir de maneira mais eficiente, o consumo de energia através do monitoramento, controle e gestão inteligente, em tempo real. A plataforma promete ainda melhorar o consumo, com dicas, sugestões e boas práticas disponíveis no mercado para compra de energia, baseado no perfil de cada consumidor.