Tecnologia possibilita medição do consumo de água em tempo real

Cagece implementará 2 mil hidrômetros com telemetria para medição eletrônica do consumo de água até o fim do ano.

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está ampliando uma tecnologia conhecida como telemetria para medição eletrônica do consumo de água, a partir da instalação de equipamentos capazes de captar e transferir dados de modo remoto e instantâneo. 

Como parte de projeto-piloto, a inovação, que conta com hidrômetros ultrassônicos, já instalou 906 aparelhos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Eusébio e Maracanaú, e pretende instalar, até o final do ano, outros 1.094 equipamentos, totalizando 2.000 unidades. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Importante informar que a Cagece disponibilizará plataforma que permite ao cliente com telemetria acesso às suas informações de consumo”, explica o coordenador de micromedição da Companhia, Eloi Bento. Ele esclarece ainda que a substituição de equipamentos é fundamentada no consumo, sem adicional de custo e com parâmetros técnicos indicados pela companhia.

O método utiliza bateria com potência para durar pelo menos dez anos. Já os hidrômetros mecânicos são substituídos pela Cagece ao menos a cada cinco anos. A telemetria torna mais restrito o risco de fraude, pois alterações de consumo podem ser avaliadas mais rapidamente, bem como tentativas de adulteração do medidor.

Outra característica própria da técnica está associada à sustentabilidade, uma vez que ela disponibiliza maior facilidade para se descobrir vazamentos, contribuindo, portanto, com a redução do consumo. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar