North Shopping: 1° shopping da América do Sul com app para cegos

O app Rotas da Visibilidade auxilia deficientes visuais a se deslocarem pelo shopping, oferecendo interatividade acessível.

O North Shopping Fortaleza é o primeiro shopping da América do Sul a contar com esta inovação, uma espécie de "Waze Indoor" especializado em deficientes visuais. O aplicativo Rotas da Visibilidade usa a tecnologia de posicionamento indoor como diferencial para viabilizar o design universal - possibilitando que pessoas com deficiência visual naveguem com audiodescrição por toda a extensão visitável do shopping.

A solução foi desenvolvida pelo North Shopping Fortaleza como parte do projeto V.E.R - Valorizar, Engajar e Respeitar, em parceria com a Zapt Tech, empresa especialista em soluções geolocalização indoor e o Instituto dos Cegos, centro de referência em oftalmologia nas áreas de educação e saúde de deficientes visuais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para obter a localização dos deficientes visuais, o North Shopping Fortaleza foi equipado com centenas de beacons de última geração. Os beacons são pequenos dispositivos que funcionam tal como o GPS, mas em espaços cobertos, e é uma das grandes novidades da chamada Internet das Coisas. Em seguida, o shopping teve todos os seus caminhos, lojas, serviços, utilidades, obstáculos e recursos de acessibilidade como piso táteis, inteiramente configurados em uma plataforma digital que conhece a geolocalização de todos esses recursos para, finalmente, prover áudio descrição para deficientes visuais e mapas internos para os demais.

O app Rotas da Visibilidade permite busca através de voz, por loja, produto ou serviço, narra o entorno do usuário continuamente e o conduz por rotas com audiodescrição, etapa por etapa, até seu destino. Durante a caminhada, emite alertas de proximidade de cruzamentos e obstáculos e, para emergência, traz um botão "Chamar Ajuda", que aciona a central de segurança do shopping, que é capaz de identificar a localização do deficiente visual para atendê-lo prontamente.

Além dos recursos de acessibilidade, a tecnologia de posicionamento utiliza as chamadas "cercas virtuais" (geofencing) para também realizar o marketing de proximidade. À medida que os usuários caminham, promoções, informações e recomendações relevantes para o setor em que ele se encontra são enviadas como notificação. Tudo isso visando oferecer a todo o público, dentro do conceito de design universal, que inclui pessoas com variados tipos e níveis de deficiência, uma experiência uniforme e tão autônoma quanto possível.
"Esta é uma iniciativa pioneira da qual o North Shopping tem muito orgulho de fazer parte. Um dos nossos pilares é a responsabilidade social e esse projeto será uma importante referência para

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar