Fundação Estudar: saiba como estudar no exterior

Prep Estudar Fora oferece apoio e mentoria individualizada para jovens brasileiros que sonham em fazer graduação fora do país em fazer graduação fora do país.

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o programa Prep Estudar Fora, que prepara alunos brasileiros que sonham em fazer uma graduação fora do país, sobretudo em universidades norte-americanas. Os interessados podem preencher o formulário de inscrição por meio deste link. O curso é totalmente gratuito.

Para participar do Prep Estudar Fora é necessário estar no penúltimo ou último ano do Ensino Médio em 2022; estar em preparação para enviar a candidatura entre 2023 e 2024; possuir alto desempenho acadêmico ao longo do Ensino Médio; possuir histórico relevante em atividades extra curriculares e dominar o idioma inglês.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os selecionados para o programa receberão mentoria individualizada ao serem orientados por especialistas que também passaram pelo processo de candidatura e foram aceitos em grandes universidades estrangeiras. O Prep Estudar Fora ainda ajuda seus alunos a conquistarem bolsas de estudo e, em caso de necessidade financeira comprovada, também oferece apoio para a realização de determinadas etapas da application.

Sofia Santos de Oliveira, de 18 anos, foi uma das jovens selecionadas no último Prep Estudar Fora. A mineira, que teve uma infância difícil e estudou boa parte da vida em escola pública, até conseguir uma bolsa em uma das melhores escolas particulares de Belo Horizonte. Agora, ela se prepara para fazer a graduação fora do país. Ela foi aprovada em três das melhores universidades dos Estados Unidos: Harvard, Stanford e Yale.

Sofia decidiu ir para Harvard, onde se graduará em Química e Ciências Sociais com foco em Educação e Saúde Pública. “O Prep foi fundamental na minha aprovação em Harvard, pois pude fazer todo o processo preparatório na prática, e ao longo do ano fui me preparando para os processos seletivos. Foi essencial, também, pelos aprendizados técnicos e teóricos, onde eu pude entender as partes burocráticas do processo, além de ter tido um acompanhamento e mentoria individualizados”, comenta Sofia.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa preencher um formulário com dados pessoais, e um outro sobre suas atividades extracurriculares e prêmios acadêmicos conquistados. Além disso, será necessário enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação. Por último, realizar testes de lógica e inglês.

Os jovens que forem pré-selecionados participarão de uma entrevista online e em inglês junto à comissão avaliadora do programa. Os que forem aprovados nesta etapa participarão de um painel, também de forma online, simultaneamente com outros candidatos, com duração prevista de duas horas.

“O programa possibilita ao candidato adquirir conhecimentos técnicos e teóricos, com pessoas que já passaram por este processo. A mentoria individualizada, por exemplo, aponta quais são as facilidades e dificuldades que cada candidato tem, permitindo aperfeiçoar ou melhorar estes aspectos”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora executiva da Fundação Estudar.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar