Com alta na audiência jovem, Toda Matéria aposta na extroversão
Após estudo de audiência, projeto de rebranding do Toda Matéria apresenta proposta extrovertida para fortalecer conexão com estudantes de 16 a 21 anosUm dos sites de conteúdo educativo mais acessados pelos estudantes brasileiros está de cara nova. Literalmente: criado e gerenciado pela editora portuguesa 7Graus, o Toda Matéria passou por um processo de reformulação de marca para desenvolver uma linguagem visual mais conectada à identidade do seu público mais fiel: os alunos entre 16 e 21 anos de idade.
Fruto de uma pesquisa de perfil dos usuários que consomem o portal que está no ranking dos cinco sites de educação mais acessados no Brasil, o rebranding do Toda Matéria teve como missão criar uma linguagem visual mais divertida, leve e dinâmica para os alunos na fase adolescente, matriculados no ensino médio e nos primeiros anos do ensino superior. “Uma informação importante que conseguimos recolher foi a forma como este público enxerga os sites de conteúdo educativo em geral: "antiquados, monótonos, pouco estimulantes", explica Paulo Stenzel, head de marketing da 7Graus.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a nova proposta visual, desenvolvida ao longo de 15 meses, o Toda Matéria promete um ambiente de aprendizagem mais jovem e divertido, mantendo os princípios da integridade, ética e legitimidade como compromissos básicos que norteiam a produção dos conteúdos didáticos publicados. “Contrastes de cores, ilustrações marcantes e tipografia impactante e de fácil leitura foram os elementos-chave para o design, tudo sempre buscando o equilíbrio entre ser mais divertido sem ser dispersivo ou visualmente cansativo”, comenta. “Acreditamos que, com esta nova imagem, o Toda Matéria vai ser ainda mais atrativo e mais agradável para quem, às vezes, tem de passar horas estudando”, finaliza.
Toda Matéria
Criado em 2011 pela editora 7Graus, o site Toda Matéria tem o intuito de auxiliar estudantes, professores e pesquisadores no processo de aprendizagem e ensino, proporcionando informações fidedignas sobre temas variados. A missão do Toda Matéria é oferecer conteúdo gratuito e de qualidade com foco na experiência dos usuários. O portal é elaborado por uma equipe de professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam, revisam e atualizam os conteúdos permanentemente.
Números e curiosidades
•O tráfego do site varia com a sazonalidade dos períodos escolares e oscila entre os 500 mil e os 1,5 milhão de visitas diárias.
•Também produz vídeos para um canal no Youtube, com conteúdo exclusivamente educativo e mais de 235 mil inscritos.
•O Toda Matéria também licencia conteúdos para as mais conhecidas e respeitadas editoras de livros didáticos do Brasil.